Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Aluguel fixo ou por temporada - Qual a melhor opção para faturar?

24 de Fevereiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Aluguel fixo ou por temporada - Qual a melhor opção para faturar?

A modalidade de locação por temporada é muito nova para muitos proprietários, a dúvida sobre qual é a melhor forma de locação acaba sendo muito comum. Ambas das modalidades possuem suas vantagens e desvantagens, sendo necessário analisar qual modalidade vai atender melhor os seus requisitos. 

Para acabar com essa dúvida, trouxemos esse blog apontando as principais características dessas opções de aluguel e também vamos te contar qual é a melhor opção de locação para faturar mais. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o conteúdo que preparamos! 

Qual a diferença entre o aluguel fixo e o aluguel de temporada? 

1. Renda

Com o aluguel fixo, você terá uma renda constante, dependendo da validade do seu contato e com a possibilidade da renovação de contrato. Essa é uma forma segura, já que o proprietário não vai precisar se preocupar com a variação dos rendimentos e nem com a vacância. 

No aluguel de temporada, a renda é variável, podendo ser cobrado valores diferentes em diferentes períodos do ano. Destinos turísticos, por exemplo, os valores podem ser ajustados na alta temporada, datas comemorativas ou eventos da cidade, obtendo um rendimento maior nesses períodos requisitados pelos turistas. 

Aluguel fixo ou por temporada - Qual a melhor opção para faturar? - Foto de Anna Nekrashevich

2. Depesa inicial 

Imóveis de temporada requerem um investimento inicial maior, pois precisam ser equipados com móveis e todos os aparelhos necessários para um uso diário, afinal, o hóspede precisa ficar bem instalado durante sua estadia. Entretanto, é preciso saber que esse investimento trará retorno para você, já que quanto mais comodidades você instalar no seu imóvel, mais viajantes vão querer locar seu imóvel e você também pode cobrar um valor mais alto na diária.

Já no aluguel fixo, você não precisa se preocupar com essas questões, sendo necessário um menor investimento inicial. Reformas e melhorias no imóvel são sempre bem-vindas, pois isso valoriza mais o seu imóvel, entretanto, esse investimento fica a critério do proprietário, mas nada impede que você comece a obter um rendimento com o imóvel sem realizar esse investimento. 

3. Rendimento

Uma das vantagens do aluguel fixo é a renda constante durante o prazo de locação, entretanto, nem sempre essa forma de locação vai apresentar um bom rendimento. 

Já com o aluguel de temporada os rendimentos tendem a ser maiores, tanto em casas de veraneio quanto em imóveis nas grandes capitais. Como por exemplo, no centro de São Paulo, um apartamento com apenas um quarto pode custar mais de R$1500,00 mensais no aluguel fixo. No aluguel por temporada o mesmo imóvel custa cerca de R$200,00 por dia. Agora faça as contas e veja quanto você lucraria muito mais com o aluguel de temporada. 

Aluguel fixo ou por temporada - Qual a melhor opção para faturar? - Foto de Daniel Dan

4. Vacância

Outra característica sobre o aluguel fixo, é o efeito vacância. Se o seu imóvel ficar desocupado entre período entre dois contratos, quem terá que arcar com gastos como IPTU, água, luz e entre outros. Dessa forma, quando você for calcular o seu rendimento médio mensal, terá que considerar esses gastos e incluir esses meses desalugados. 

Já no caso do aluguel de temporada, você consegue ter controle sobre a vacância mensal, ajustando o valor da diária. Uma dica para ter maior faturamento é lançar alguns descontos de última hora na diária.

Aluguel fixo ou por temporada: qual é a melhor opção?

Vimos que ambas as formas de locação apresentam ótimos pontos positivos. Entretanto, podemos dizer que em termos econômicos o aluguel por temporada se destaca e apresenta maiores resultados para os proprietários de imóveis. É possível considerar também a possibilidade de o proprietário continuar utilizando o seu imóvel quando não estiver locado. 

Além disso, o aluguel por temporada é a melhor forma de lucrar mais, principalmente em datas muito requisitadas por viajantes, Natal, Páscoa, Carnaval e Réveillon, por exemplo.

Onde anunciar?

 Para alcançar sucesso diante do mercado de aluguéis por temporada, é preciso anunciar em uma plataforma de confiança e qualidade. Por isso, o melhor lugar para anunciar o seu imóvel é no TemporadaLivre. Aqui você conta com diversos planos exclusivos, muitos benefícios e ainda conta com o marketing do TemporadaLivre para conquistar ainda mais hóspedes.

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Outra novidade do TemporadaLivre é que agora nós mostramos as localidades próximas do viajante e com isso, seu imóvel pode ter ainda mais acessos também por aqueles que estão mais perto dele. 

Veja também: 

5 melhores séries sobre o mercado de imóveis

- Como lidar com as avaliações negativas

Acessibilidade no aluguel por temporada - 5 dicas importantes


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo