Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 fatos sobre a Orla de Santarém para conhecer antes de viajar

08 de Novembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 fatos sobre a Orla de Santarém para conhecer antes de viajar

Santarém fica localizado no Pará, entre Belém e Manaus, sendo uma das cidades mais antigas da região Amazônica. É o local onde você encontra as mais bonitas praias água doce do Brasil.

Popularmente conhecido como Pérolas de Tapajós, os principais pontos turísticos de Santarém são: Alter do Chão e o encontro das águas esverdeadas do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas.

Então hoje iremos falar sobre os principais atrativos de Santarém e tudo o que você não pode deixar de conhecer quando for para esse destino. Bora explorar mais desse lugar encantador?!

1. Melhor época para viajar para Santarém

Típico de toda Amazônia, Santarém conta com duas estações bem distintas e definidas.

Na alta temporada, que compreende os meses de novembro a fevereiro, a água dos rios tendem a baixar, revelando assim a extensa faixa de areia nos mostrando cenários paradisíacos, no qual os turistas aproveitam bastante.

Na baixa temporada, que acontece entre os meses de abril e julho, a época das cheias revelam a cidade maravilhosa que Santarém é, quando o Rio Tapajós atinge seu máximo e se emparelha com a grande rua da Orla. Já as praias que são banhadas pelo Rio Tapajós, como Alter do Chão, perdem seu encanto pois a grande quantidade de água encobre as praias.

Aproveite para ler: Conheça Santarém, a Pérola do Tapajós!

2. Como chegar a Santarém

É possível chegar em Santarém de carro, barco ou avião.

A melhor forma de chegar à cidade é pelo aeroporto Maestro Wilson Fonseca, que fica á 15km do centro. Existem voos diretos apenas de Belém, Manaus e Brasília, para outras cidade é necessário fazer uma conexão.

Mas se voar não é uma opção para você, não se preocupe pois há várias embarcações que fazem o trajeto Manaus-Santarém, nesse caso você vai precisar de um pouquinho  mais de paciência pois é um trajeto extenso, mas que vale a pena por ser uma experiência única.

Se você optar pela viagem de carro não se esquece de checar a previsão do tempo! As estradas podem ficar mais complicadas em dias de chuva, já que será necessário passar por alguns caminhos onde o percurso é de terra.

Leia ainda: Viagem de Carro: 12 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil

5 fatos sobre a Orla de Santarém para conhecer antes de viajar - Foto: Jason Toevs no Pexelsv

3. O que fazer em Santarém

Aqui vamos expor algumas das atrações mais famosas da cidade, e que você não pode deixar de conhecer!

Começamos pelo Mercado 2000, que contém 385 boxes que vendem um pouco de tudo: peixes, frutas, legumes, farinha de mandioca, temperos... que garantem o sabor da famosa culinária paraense.

Seguimos com o Alter do Chão, conhecido como Caribe da Amazônia. A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do Rio Tapajós, onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul clarinho e areias brancas. Pequenos barcos atravessam os turistas que passam o dia na ilha, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.

Tem também o Calçadão da Orla do Rio Tapajós, que é o principal ponto de encontro da cidade. No local os vendedores expõem seus produtos, os jovens saem para passear e encontrar os amigos, tem aqueles que vão pescar, e outros que vão só para apreciar a bela vista do Rio.

Leia ainda: Conheça Alter do Chão, no Pará: o Caribe da Amazônia

4. O que comer em Santarém 

Além de ser um lugar lindo e paradisíaco, Santarém também conquista os turistas pelo paladar!  Vamos conferir agora os melhores lugares para fazer sua refeição.

O restaurante Piracema é o local ideal para quem quer entrar no clima de Santarém, restaurante tradicional e com gastronomia regional. Com sua belíssima decoração e pratos saborosos, é considerado um dos melhores restaurantes da região. A Costela de Tambaqui e o Ceviche de Pirarucu são os pratos mais indicados, não deixe de experimentar!

Localizada nas margens do Rio Tapajós e com uma vista maravilhosa, a Casa do Saulo é outro restaurante que vale a pena conhecer. O lugar tem todo um charme, com o ambiente aberto, vários decks de madeira, piscina e até cenários para fotos. Seu forte são os peixes, mas não deixe de provar as outras maravilhas que tem no cardápio!

Leia ainda: Turismo gastronômico no Brasil: melhores destinos

5 fatos sobre a Orla de Santarém para conhecer antes de viajar - Foto: Alexandra Tran on Unsplash

5. Onde se hospedar em Santarém

Para se hospedar em um lugar bem localizado e movimentado, a avenida beira-mar é a melhor opção. A Orla do Rio Tapajós é o principal atrativo da cidade, nessa região você hospedagens com preços acessíveis e ainda um alívio climático para a cidade de altas temperaturas.

No centro é onde está a grande maioria da infraestrutura do município, pertinho dos bares, restaurantes e comércio da cidade. Ao eleger o centro para se hospedar, o viajante tem também a facilidade de estar próximo à avenida beira-rio, como também dos pontos turísticos da cidade.

Tem também os bairros de Aldeia e Liberdade. Aldeia é o primeiro bairro de Santarém, esse bairro deve ser cogitado por aqueles que querem ficar perto do centro e precisam de uma boa rede de transportes públicos. Já em Liberdade, fica o Barrudada Tropical Hotel, um dos complexos hoteleiros mais modernos e sofisticados da região. É uma das acomodações mais requisitadas da cidade.

Para escolher sua hospedagem é fácil, basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e garantir a sua reserva com conforto e segurança em uma casa de temporada. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo