Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!

17 de Agosto de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!

Nas últimas semanas, diversas empresas e organizações ligadas ao turismo estão discutindo estratégias e criando diversos planejamentos que envolvem a retomada do turismo em todo o Brasil. Aos poucos, o setor vem sentido uma tendência de melhora, onde buscas por viagens estão aumentando, assim como turistas que haviam adiado os seus planejamentos estão retomando aos poucos o cronograma.

Mas, muito se tem discutido a respeito dos novos padrões de viagem, principalmente em relação aos destinos procurados, assim como o método de transporte escolhido. Percebeu-se uma grande tendência para regiões menores e principalmente, próximo de casa, onde o turista pode fazer uma viagem mais curta e, muitas vezes com o próprio caso. 

Novo comportamento: staycation

Esse novo comportamento tem explicação. Com o avanço do coronavírus, as pessoas querem se expor menos, por isso estão preferindo realizar viagens com o próprio carro. Assim, evitam a aglomeração e o compartilhamento de espaço com pessoas desconhecidas. E por conta disso, o destino escolhido também mudou. Como as viagens estão sendo feita de carros, com menos pessoas, a busca por localidades mais próximas aumentou bastante. 

Os turistas estão preferendo realizar viagens mais curtas, muitas apenas por apenas um final de semana. Assim, estão optando por lugares onde podem realizar o deslocamento em poucas horas. 

E esse novo comportamento já possui um nome específico: é o staycation. Ou seja, é a demanda por passeios e viagens mais próximos da sua própria localidade. Esse termo é a junção das palavras Stay (ficar) + Vacation (férias) e já vem sendo utilizado fora do Brasil para designar aquelas férias curtas, em que você aproveita para conhecer sua própria cidade, ou regiões próximas dela. 

Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!

Os benefícios desse novo comportamento

Essa mudança na demanda do turismo vem contribuir muito com o turismo local. Como as pessoas optarão por locais próximos de casa, o turismo doméstico aumentará. Além disso, com o aumento do dólar e, claro, todas as restrições impostas por conta das medidas de prevenção da pandemia, as viagens internacionais também tornaram-se segunda opção. Muitos estão adiantando a viagem para o exterior para um momento mais oportuno. 

Portanto, o turismo interno poderá se beneficiar, e muito, com essa nova tendência, inclusive o setor de aluguel de temporada. Apesar das viagens serem mais curtas e próximos de sua localidade, muitos turistas poderão optar por hospedar-se em um imóvel de temporada, ao invés de hotel ou pousada. Isso porque ele terá um imóvel inteiro somente para ele, sem compartilhar o espaço com nenhum outro hóspede. Além disso, ele poderá fazer seus próprios horários e organizar a sua própria rotina durante os dias de viagem.

As chácaras de temporada tem-se beneficiado bastante com esse novo comportamento. Percebeu-se um aumento por procura desse tipo de hospedagem, principalmente por aqueles que querem um lugar calmo para curtir os dias de quarentena, com bastante espaço e local onde possam ter momento de lazer. 

Porém, é preciso estar preparado para receber esses novos turistas e o mais importante é flexibilizar. Como a rotina das pessoas mudou, o seu comportamento de viagem também mudou, portanto é preciso rever algumas práticas para se adaptar as novas demandas.

Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!

Dias menores de hospedagens

A principal mudança são os dias de hospedagens. Se antes você realizava hospedagens de 10 dias, agora precisa estar preparado para períodos menores. Como as viagens serão mais curtas, você precisa estar aberto para hospedagens de 3 ou 4 dias. Isso porque os turistas estarão perto de casa e farão viagens durante um final de semana ou feriado prolongado. 

Reservas em cima da hora

Outra coisa são as reservas em cima da hora. Como essas viagens são feitas no final de semana, muitos não terão todo aquele planejamento de férias prolongadas, onde poderão escolher a hospedagem com meses de antecedência. Assim, por vezes buscarão reservas em cima da hora. É preciso estar preparado para atender essa demanda, pois poderão surgir vários interessados que desejam hospedar-se no dia seguinte ou até no mesmo dia.

Tenha um atendimento diferenciado

E que tal dar dicas de atividades bacanas que o turista possa fazer pertinho da sua casa? Se seu imóvel fica no litoral, dê dicas de passeios, de praias legais e pouco conhecidas, onde o turista pode aproveitar com bastante tranquilidade. Se seu imóvel fica no campo, informe alguns lugares onde ele possa fazer trilhas, dicas de passeios legais, cachoeiras e assim por diante. 

O TemporadaLivre separou um material bastante interessante de como você pode realizar a limpeza e desinfecção do seu imóvel de temporada para receber os turistas, principalmente durante o período de pandemia. Vale a pena dar uma conferida no artigo e colocar em prática todas as dicas para receber todos os seus turistas com total segurança: Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia!

Viagem pós-pandemia: trajetos menores e mais próximos de casa!

O importante é perceber essa nova demanda e estar preparado para ela. Adaptar-se aos novos tempos é fundamental para que se consiga ter bons resultados, enxergando as novas necessidades e criando formas de atender a necessidade de todos. 

Se você ainda não anuncia seu imóvel de temporada aqui no TemporadaLivre, que tal criar seu anúncio agora mesmo? É rápido e prático. Só acessar "Anunciar meu Imóvel", inserir as informações, escolher seu plano e prontinho! Seu imóvel estará disponível para milhares de turistas de todo o Brasil.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo