Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Cairu, na Bahia

19 de Maio de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Cairu, na Bahia

Você já ouviu falar na cidade de Cairu? O destino fica situado no estado da Bahia, é um dos destinos mais requisitados pelos turistas que visitam o estado. Isso porque a cidade é palco de praias paradisíacas, paisagens de tirar o fôlego e muita curtição. Além disso, o município-arquipélago é uma das mais antigas do país, então, o que não falta por lá são boas histórias para conhecer.

O TemporadaLivre preparou esse blog especialmente para você que deseja conhecer a cidade ou está procurando um destino incrível para aproveitar as férias. Quer conhecer mais sobre o que esse destino tem para oferecer? Confira o conteúdo abaixo! 

Onde fica Cairu?

O município de Cairu fica localizado no estado da Bahia, mas especificadamente no litoral do estado, há acerca de 300 km de Salvador. A cidade é considerada um município-arquipélago do Brasil, possui muita história e atrações que vem cada vez mais atraindo turistas para a região.

Como chegar em Cairu?

Como o destino fica localizado próximo a capital da Bahia, para quem vem de outros estados o mais comum é desembarcar Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, depois, basta seguir viagem de ônibus.

Você também pode alugar um carro, dessa forma você terá maios liberdade para explorar o litoral baiano que, cá entre nós, é um verdadeiro espetáculo. 

Outra opção, é chegar ao destino de catamarã, partindo do Terminal Marítimo de São Joaquim em Salvador. A viagem não é muito demorada, dura cerca de 2 horas. 

Também é possível utilizar o ferry-boat que parte do Mercado Modelo de Salvador. O percurso é mais demorado do que as outras opções, mas se você quer economizar essa é a melhor opção. 

O que fazer em Cairu, Bahia?

Cairu é um dos destinos mais badalados da Bahia e oferece muitas opções de atividades divertidas para se fazer, como mergulho, festas, passeios de lancha e muito mais. Além disso, suas praias são verdadeiros paraísos, não tem como conhecer e não se apaixonar. 

Separamos algumas das melhores atrações e passeios para você incluir no seu roteiro de viagem. Confira! 

1. Conheça as ilhas da região 

Ilha de Tinharé:

A Ilha de Tinharé fica localizada na região norte do arquipélago e pode ser visitada através de um passeio que se chama Volta na Ilha de Tinharé. Na cidade de Cairu o passeio pode durar o dia inteiro, assim você consegue aproveitar muito mais todos os momentos inesquecíveis na ilha.

Por lá, é possível desfrutar das piscinas naturais de Garapuá e Moreré, mergulhar de snorkel e apreciar a vida marinha. Além disso, nem precisamos dizer que o cenário dessa região é belíssimo, então, não se esqueça de tirar muitas fotos. O passeio custa aproximadamente R$50,00 e, geralmente, incluí no roteiro outras ilhas da região. 

Ilha de Garapuá:

Ao leste da Ilha de Tinharé fica a Ilha de Garapuá, que é um lugar que transmite muita calmaria e paz, o lugar é para aqueles que procuram descansar e deslumbrar dos cenários paradisíacos que a ilha proporciona.

Por lá, a natureza é muito presente e suas águas encantam com sua transparência e profundidade, ótimas para praticar mergulho. Por ser um lugar menos badalado, a região não conta com uma super estrutura, apenas algumas pousadas e pouco comércio. 

Ilha de Boipeba:

A Ilha de Boipeba também é para quem procura ficar longe do agito e prefere ficar mais relaxado. A região conta com piscinas naturais incríveis que se formam durante a baixa.

Assim como as outras ilhas, essa também é ideal para quer gosta de praticar mergulho e snorkel e admirar toda a vida marinha dessa ilha sensacional. Além disso, você pode fazer um passeio muito divertido de canoa ou caiaque pelos manguezais que ficam ao redor da ilha. 

Tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Cairu, na Bahia - Foto: Guia Viajar Melhor

2. Visite o Morro de São Paulo 

O Morro de São Paulo é um dos vilarejos mais conhecidos da Bahia, a região é encantadora com cachoeiras incríveis e praias deslumbrantes. O vilarejo tem um tom mais rústico, sem muito luxo e a circulação de veículos é proibido. 

O principal destaque da região são as praias, que possuem suas particularidades e são incríveis. Além das praias, você vai se surpreender com a história desse lugar, que vem desde do período colonial. 

Tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Cairu, na Bahia - Foto: Melhores Destinos

3. Faça um passeio pelo centro histórico 

O centro histórico de Cairu é pequeno, mas tem seus encantos, além de possuir muitos pontos interessantes para se conhecer. As ruas são de pedras e as casas coloridas, um cenário muito aconchegante e bonito de se ver.

Uma das construções históricas que tem grande importância para a cidade, é a Igreja de Santos Antônio, que fica na parte alta de Cairu. A igreja é considerada um patrimônio histórico, foi o primeiro templo religioso de fachada barroca do Brasil, e por isso, foi tombado pelo IPHAN no ano de 1941.

É possível fazer um tour pela igreja, onde você poderá conhecer mais sobre sua arquitetura antiga, além de outros elementos dos séculos XVII e XVIII. Para fazer esse tour é preciso garantir um ingresso com taxa simbólica, que é utilizado na conservação da igreja. 

Não deixe se conhecer também a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, que foi construída no século XVII.

Tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Cairu, na Bahia - Foto: Panrotas

4. Pratique mergulho pelas ilhas

As ilhas de Cairu é de deixar qualquer um de boca aberta de tanta beleza, mas além de todo seu cenário paradisíaco, a região é um dos melhores pontos de mergulho, onde você pode ter uma experiência incrível observando a vida marinha. 

As áreas mais famosas entre todas as ilhas é a das Pedras da Benedita, Tassimirim e Tatiba, que ficam localizadas a algumas milhas da costa da Bahia. Para você explorar mais a vida marinha nesse passeio sensacional é necessário contratar uma agência de viagem na Ilha Morro de São Paulo. Os valores são variados, basta escolher o que mais atende seus requisitos e ofereça maior segurança para você.

Tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Cairu, na Bahia - Foto de Francesco Ungaro

Datas comemorativas em Cairu 

Cairu também possui datas comemorativas ao longo do ano, por lá existem muitas datas festivas que trazem diversão e celebração para os moradores e turistas da cidade. O evento mais famoso é a Festa de São Pedro, que acontece no final do mês de junho. 

Em outubro acontece a celebração de Nossa Senhora do Rosário, tradição em Cairu. Também tem a Festa de São Benedito, uma celebração muito importante para a cidade. Outro evento comemorativo é a Festa dos Santos Reis que acontece em janeiro e atrai multidões para essa celebração. 

Onde se hospedar? 

Para que sua viagem seja ainda mais incrível, é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

O que levar na bagagem de mão? Vejas as principais dicas!

Praia do espelho Bahia – Saiba mais sobre esse incrível destino

Vai viajar sozinho pelo Brasil? Confira as dicas essenciais que você precisa saber!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo