Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tudo o que você precisa saber para deixar seu filho viajar de avião sem você

03 de Dezembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo o que você precisa saber para deixar seu filho viajar de avião sem você

Sabemos que na maioria das vezes, o menor viaja acompanhado dos pais ou de um responsável de confiança da família, mas há situações em que é necessário embarcar o pequeno, desacompanhado e nessa hora é muito importante saber todos os detalhes burocráticos para essa viagem. 

Então aproveite este  blog para descobrir todos os documentos necessários para que seu filho não seja barrado na viagem e também para que tudo saia como planejado, de forma segura e tranquila para a criança. 

1. Legislação para o embarque de menores 

Houve uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente em 2019, que passou a tornar obrigatório que o menor de 16 anos desacompanho carregue consigo uma autorização para que possa viajar. 

A autorização pode ser considerada desnecessária se a viagem for no mesmo estado ou mesma região metropolitana da residência do menor, ou caso a viagem seja acompanhada de um parente até o 3º grau que seja maior de 18 anos. 

No caso da viagem ser com um acompanhante com grau de parentesco até o 3º grau maior de 18 anos, é necessário que seja comprovado esse parentesco, então é importante que esteja portando documento capaz de comprovar o grau de parentesco entre a criança e o adulto. 

Aproveite para ler: 12 Lugares baratos para viajar com crianças no Brasil

2. Autorização judicial para a viagem

Para conseguir uma autorização judicial para que o menor viaje desacompanhado, você pode fazer a solicitação no juizado da infância da sua cidade. Será necessário apresentar as documentações dos responsáveis e também do menor. 

Essa medida é utilizada como um meio de prevenção, para evitar casos de tráfico de crianças e por isso se torna tão importante e essencial para que a criança possa viajar em segurança. 

Leia ainda: Viajar com criança pelo Brasil: conheça nossas dicas!

3. Regras gerais para a viagem

Como já falamos, para que o menor faça uma viagem desacompanhado, será necessário apresentar os documentos pessoais deste e também a autorização, onde deve constar os dados do menor, dos responsáveis e também de quem irá recebe-lo no aeroporto no destino final. 

Caso a criança esteja acompanhada de um parente até o terceiro grau, não se faz necessário a autorização, porém, ainda assim ambos deverão estar munidos de documentos que comprovem o parentesco. 

Outro detalhe importante, é consultar a companhia aérea antes da viagem, para se certificar de que não há a necessidade de fornecer nenhum outro tipo de documento.

Leia também: Dicas importantes para quem vai viajar com as crianças.

Tudo o que você precisa saber para deixar seu filho viajar de avião sem você - Foto: Susanne Jutzeler no Pexels

4. Viagem Internacional 

Para as viagens internacionais, o menor desacompanhado precisa da autorização de ambos os pais ou dos responsáveis. Atualmente há um meio de conseguir esta autorização direto na hora de emitir o passaporte, sendo que ele já vem com a autorização impressa, tendo o mesmo prazo de validade do documento. 

Caso a criança já tenha o passaporte e não conste essa autorização nele, no próprio site da polícia federal é possível encontrar todas as informações sobre os documentos necessários e a forma correta de se fazer a autorização. 

Leia ainda: Quanto custa viajar para Orlando e conhecer a Disney?

5. Onde se hospedar 

Agora que você já sabe que seu filho pode viajar de avião ainda que desacompanhado, você também precisa saber sobre o maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Com o TemporadaLivre você pode escolher uma casa de temporada segura e tranquila, para que seu filho e a pessoa que irá recebe-lo no destino final da viagem, se hospedem com segurança. Então basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para garantir a hospedagem. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo