menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Tudo o que você precisa saber para deixar seu filho viajar de avião sem você

03 de Dezembro de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tudo o que você precisa saber para deixar seu filho viajar de avião sem você

Sabemos que na maioria das vezes, o menor viaja acompanhado dos pais ou de um responsável de confiança da família, mas há situações em que é necessário embarcar o pequeno, desacompanhado e nessa hora é muito importante saber todos os detalhes burocráticos para essa viagem. 

Então aproveite este  blog para descobrir todos os documentos necessários para que seu filho não seja barrado na viagem e também para que tudo saia como planejado, de forma segura e tranquila para a criança. 

1. Legislação para o embarque de menores 

Houve uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente em 2019, que passou a tornar obrigatório que o menor de 16 anos desacompanho carregue consigo uma autorização para que possa viajar. 

A autorização pode ser considerada desnecessária se a viagem for no mesmo estado ou mesma região metropolitana da residência do menor, ou caso a viagem seja acompanhada de um parente até o 3º grau que seja maior de 18 anos. 

No caso da viagem ser com um acompanhante com grau de parentesco até o 3º grau maior de 18 anos, é necessário que seja comprovado esse parentesco, então é importante que esteja portando documento capaz de comprovar o grau de parentesco entre a criança e o adulto. 

Aproveite para ler: 12 Lugares baratos para viajar com crianças no Brasil

2. Autorização judicial para a viagem

Para conseguir uma autorização judicial para que o menor viaje desacompanhado, você pode fazer a solicitação no juizado da infância da sua cidade. Será necessário apresentar as documentações dos responsáveis e também do menor. 

Essa medida é utilizada como um meio de prevenção, para evitar casos de tráfico de crianças e por isso se torna tão importante e essencial para que a criança possa viajar em segurança. 

Leia ainda: Viajar com criança pelo Brasil: conheça nossas dicas!

3. Regras gerais para a viagem

Como já falamos, para que o menor faça uma viagem desacompanhado, será necessário apresentar os documentos pessoais deste e também a autorização, onde deve constar os dados do menor, dos responsáveis e também de quem irá recebe-lo no aeroporto no destino final. 

Caso a criança esteja acompanhada de um parente até o terceiro grau, não se faz necessário a autorização, porém, ainda assim ambos deverão estar munidos de documentos que comprovem o parentesco. 

Outro detalhe importante, é consultar a companhia aérea antes da viagem, para se certificar de que não há a necessidade de fornecer nenhum outro tipo de documento.

Leia também: Dicas importantes para quem vai viajar com as crianças.

Tudo o que você precisa saber para deixar seu filho viajar de avião sem você - Foto: Susanne Jutzeler no Pexels

4. Viagem Internacional 

Para as viagens internacionais, o menor desacompanhado precisa da autorização de ambos os pais ou dos responsáveis. Atualmente há um meio de conseguir esta autorização direto na hora de emitir o passaporte, sendo que ele já vem com a autorização impressa, tendo o mesmo prazo de validade do documento. 

Caso a criança já tenha o passaporte e não conste essa autorização nele, no próprio site da polícia federal é possível encontrar todas as informações sobre os documentos necessários e a forma correta de se fazer a autorização. 

Leia ainda: Quanto custa viajar para Orlando e conhecer a Disney?

5. Onde se hospedar 

Agora que você já sabe que seu filho pode viajar de avião ainda que desacompanhado, você também precisa saber sobre o maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Com o TemporadaLivre você pode escolher uma casa de temporada segura e tranquila, para que seu filho e a pessoa que irá recebe-lo no destino final da viagem, se hospedem com segurança. Então basta acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para garantir a hospedagem. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo