Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tipos de vinho para aproveitar nas férias de inverno

22 de Julho de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tipos de vinho para aproveitar nas férias de inverno

É só as temperaturas começarem a abaixar pra gente já começar a desejar uma boa taça de vinho para nos aquecermos não é mesmo? Afinal de contas, quem consegue resistir a um delicioso vinho no inverno...

As garrafas de vinho são ótimas companheiras em dias mais frios, tanto para aqueles que desejam assistir um filminho embaixo das cobertas, como para aqueles que estão em uma viagem, conhecendo lugares e restaurantes novos. 

Mas nós sabemos que existem vários tipos de vinho e que cada um combina com um clima e uma comida diferente, então hoje vamos trazer alguns tipos de vinhos que mais combinam com o inverno e a gastronomia que nos acompanha nestes dias de frio. 

Já pode ir preparando a sua taça porque essa leitura vai te deixar com água na boca. 

Tipos de vinhos 

A primeira dica é apostar em vinhos mais encorpados, pois eles são os ideias para esta época do ano, isso porque eles harmonizam perfeitamente com as comidas mais calóricas que nós tanto consumimos no inverno.

O vinho é uma das bebidas queridinhas do inverno, pois ao consumi-lo logo vem aquela sensação de calor por todo o corpo, o que é muito agradável nos dias frios dessa época do ano, então escolher o vinho entre outras bebidas é uma ótima opção. 

Não há um único vinho apropriado para o frio, afinal isso pode variar muito de acordo com o gosto de cada pessoa, mas podemos dizer que alguns vinhos combinam mais com as temperaturas mais baixas, sendo eles o Malbec, Tannat, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Tipos de vinho para aproveitar nas férias de inverno - Foto: cocoparisienne por Pixabay 

1. Malbec 

O vinho tinto conhecido como Malbec, é produzido através da uva de mesmo nome, e tem origem francesa. Apesar da origem francesa, os rótulos mais conhecidos são os produzidos em Mendoza, na Argentina. 

Uma das principais características da uva Malbec, é que ela precisa de temperaturas mais baixas durante a noite e de temperaturas mais elevadas durante o dia, ou seja, do calor do sol. 

É justamente na tentativa de se proteger dos raios UV que as uvas se tornam perfeitas para o vinho, pois elas ficam com as cascas mais escuras, o que é um atributo significativo para o vinho. 

Esse é aquele tipo de vinho que agrada praticamente todos os paladares, ele é doce na medida certa, aveludado na medida certa e encorpado na medida certa, tudo misturado em uma única bebida que torna o sabor inconfundível. 

Para acompanhar o Malbec, você pode escolher um corte de carne mais forte, como picanha, costela, cordeiro. Caso escolha uma comida com molho, também sugiro manter a ideia de molhos mais fortes. 

Aproveite para ler: Tradição e sabor: as 5 melhores vinícolas em Gramado

Tipos de vinho para aproveitar nas férias de inverno -   Jonathan Borba on Unsplash

2. Tannat

O vinho Tannat possui uma coloração muito forte e isso se deve ao fato de que a uva de igual nome, possui cachos grandes porém cilíndricos, conservando a forte coloração de suas cascas. 

Não há um único destino onde as uvas são produzidas já que não é muito difícil de adapta-las aos ambientes, mas elas se desenvolvem com melhor qualidade em regiões mais secas. 

O sabor desse estilo de vinho remete ao couro, com um toque semelhante a frutas negras maduras. Para acompanhar o seu sabor, você poderá escolher pratos com carnes mais gordurosas e chocolates amargos como sobremesa. 

Leia também: Rio de Janeiro em Outubro: Vinho, Cinema, Música e História

3. Syrah

A uva Syrah que origina o vinho de mesmo nome é uma uva com diversas lendas, isso porque é uma das se não a mais antiga uva. Sua coloração a torna diferente perto das demais, já que é de um tom avermelhado bem marcante. 

A uva consegue se adaptar bem em qualquer solo e clima, então há produções da Syrah em diversas regiões, com ótimos vinhos. Com todas essas variações da uva, o mesmo ocorre com o vinho, que pode ser desde os mais encopados até os mais leves. 

Para acompanhar essa garrafa, você pode escolher pratos de sabores marcantes, como queijos, aves, cordeiros e cortes mais pesados de carnes bovinas. Essa é uma ótima pedida para acompanhar o seu prato durante o inverno. 

Leia ainda: Passeios em Gramado e Canela (RS): Preços e informações 

Tipos de vinho para aproveitar nas férias de inverno - Foto:Monstera no Pexels

4. Cabernet Sauvignon

Chegamos a um dos vinhos mais famosos do mundo, o Cabernet Sauvignon é uma boa pedida sempre. Um dos motivos que o torna tão especial, está na casca de suas uvas, elas são mais grossas, então não são tão afetadas por alterações climáticas, por essa razão ela é cultivada praticamente em todo o mundo. 

Justamente por ser cultivada em várias regiões do mundo, o sabor do vinho Cabernet Sauvignon pode variar. Aquelas uvas produzidas em regiões mais quentes, geram vinhos mais concentrados e alcóolicos, já aquelas produzidas em regiões mais frias, rendem vinhos menos robustos e com um toque a mais de frutas vermelhas. 

Assim como o Tannat, o Cabernet Sauvignon harmoniza com cortes de carnes mais gordos. Caso escolha pratos com temperos e estilos mais leve, você sentirá um toque mais ácido no vinho que pode lhe desagradar. 

Leia ainda:  10 pontos turísticos em Monte Verde que vão te surpreende

Viagem e vinho 

Você aprendeu sobre os tipos de vinhos que combinam com o inverno, que tal aproveitar para fazer uma viagem para um destino mais frio para degustar de todos esses tipos de vinho para encontrar o seu preferido?

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o APP TemporadaLivre e escolha o destino de inverno que mais lhe agrada para passar uma temporada degustando desses sabores incríveis. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo