Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Primeira viagem de avião? Confira um guia completo

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Primeira viagem de avião? Confira um guia completo

Está com uma viagem de avião marcada, mas nunca andou em um antes e está com receios do que fazer? Calma, para muitos só de pensar em entrar em um avião e ter que passar por todos os processos de embarque já dá frio na barriga. Mas não precisa ficar preocupado, com as dicas que o TemporadaLivre separou para você, com certeza você vai tirar tudo isso de letra. Confira.

Dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Se você nunca andou de avião, é preciso estar atento a todos os processos, desde a compra da passagem até o desembarque. Mas com essas dicas, você vai conseguir fazer sua viagem sem nenhum problema. 

Compra da passagem

Se você vai andar de avião pela primeira vez, é preciso ficar atendo logo na compra da passagem. Se você tem medo, procure comprar os assentos do corredor, assim, você não precisará ficar olhando pela janela e também poderá se levantar sem atrapalhar ninguém. 

Também confira os locais de conexão ou escalas. As vezes, você precisará descer do avião e pegar um novo voo. Para saber, é só ficar atento ao seu bilhete de embarque, nele irá constar o número do voo, horário e local de embarque. Se no seu bilhete constar mais de um numero de voo e com locais de embarques diferentes, você precisara pegar um novo avião. Se ficar na dúvida, confira com a atendente no guichê no momento do check-in. 

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Compra das passagens

Preparando as malas

Você também precisará ficar atento na hora de fazer as malas. Se possível, confira como estará o tempo no destino para que você leve apenas o necessário, afinal, se exceder o peso você precisará pagar pelo excesso de bagagem. Para voos nacionais você pode levar até 5 kg na bagagem de mão e no máximo 23 kgs na bagagem despachada. Para voos internacionais, o peso permitido na bagagem de mão varia muito, porém é muito importante que a bolsa não ultrapasse 115 cm (considerando altura + comprimento + largura), e para bagagens despachadas é permitido até 32 kgs.

Outra coisa que as pessoas tem muita dúvida é sobre os líquidos. Nas viagens dentro do país é permitido que você carregue até 1,2 litros na bagagem de mão e nos voos internacionais, são permitidos apenas 1 litro e desde que estejam separados em recipientes de até 100 ml. Portanto é bem interessante adquirir kits próprios para viagem em que você pode colocar o seu perfume, desodorante, líquidos para lentes de contatos ou outros que foram necessários, dentro de pequenos recipientes, não ultrapassando o volume. 

E por falar em bagagem de mão, é muito importante montá-la da forma correta. Sempre coloque ali os itens que você irá precisar, como produtos de higiene, documentos, celular, carregador, e também um muda de roupa com roupa íntima, caso a sua mala seja extraviada ou atrase para ser entregue. Também não esqueça de colocar um casaquinho, pois dentro do avião costuma fazer frio, já que o ar condicionado fica ligado o tempo todo. 

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Preparando a mala

No dia da viagem

Chegou o dia de viajar? Então deixe tudo preparado no dia anterior para que não ocorra nenhum imprevisto. Sempre chegue ao aeroporto com 1 hora de antecedência, principalmente se é a primeira vez que você vai viajar. Se tiver muitas dúvidas, faça o check-in diretamente no guichê do aeroporto, mas se preferir, também é possível fazê-lo de forma online. Muito provavelmente você receberá um link em seu e-mail com o acesso para o check-in online

Chegando ao aeroporto, se direcione a algum guichê da companhia aérea que irá viajar, realize o check-in (caso não tiver feito online) e despache sua bagagem. Confira com a atendente se seu voo fará conexões ou escalas e se você precisará trocar de voo. Se caso houver conexão, confira se sua bagagem irá direto para o destino final ou se você precisará pegá-la e despachá-la novamente.

Depois, você será direcionado para a sala de embarque, onde sua mala passará por um raio-x. Se estiver tudo ok, é só sentar e aguardar. Seu voo irá aparecer na tela de embarque e um atendente irá direcionar a fila para o embarque. Preste atenção no horário e no número do voo. E tenha em mãos o seu passaporte (em caso de viagens internacionais) ou RG (em viagens nacionais) e a sua passagem. 

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - No dia da viagem

Durante o voo

Depois de entrar no avião e conferir seu assento, é só relaxar e aproveitar. A maioria dos voos são bastante tranquilos e pequenas turbulências são normais. Sempre preste atenção nas orientações da aeromoça e do piloto e logo logo você estará em seu destino.

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Durante o voo

Desembarque

Se o seu voo for internacional, no momento do desembarque você passará pela alfandega, onde farão algumas perguntas e pegarão seus dados para registro. O mesmo ocorrerá quando você retornar ao Brasil. Depois, você seguirá até onde estará a esteira com a sua mala e novamente você passará por um raio-x. Depois, é só seguir e curtir bem as suas férias!

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Desembarque

Viu! É bem tranquilo e não há com que se preocupar. Viajar de avião é super tranquilo e seguro. É só preciso ter todos os documentos em mãos e seguir as recomendações corretas na preparação da bagagem. Se tiver dúvidas de onde será o seu embarque e desembargue, dê uma olhada em sua passagem, nele constará o portão correto e o horário. Não tem erro!

E antes de planejar a sua viagem, não esqueça de acessar o portal TemporadaLivre e reservar o seu imóvel de temporada. Nosso portal oferece as melhores opções de casas e apartamentos de temporada nos melhores destinos do Brasil. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Leia também:

Precisou adiar? Tudo sobre cancelamento de passagem aérea

Viajar com milhas: saiba como funciona

Está indo viajar? 5 aplicativos que você precisa ter em mãos.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo