menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais

21 de Julho de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais

Está com uma viagem de avião marcada, mas nunca andou em um antes e está com receios do que fazer? Calma, para muitos só de pensar em entrar em um avião e ter que passar por todos os processos de embarque já dá frio na barriga. Mas não precisa ficar preocupado, com as dicas que o TemporadaLivre separou para você, com certeza você vai tirar tudo isso de letra. Confira.

Dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Se você nunca andou de avião, é preciso estar atento a todos os processos, desde a compra da passagem até o desembarque. Mas com essas dicas, você vai conseguir fazer sua viagem sem nenhum problema. 

Compra da passagem

Se você vai andar de avião pela primeira vez, é preciso ficar atendo logo na compra da passagem. Se você tem medo, procure comprar os assentos do corredor, assim, você não precisará ficar olhando pela janela e também poderá se levantar sem atrapalhar ninguém. 

Também confira os locais de conexão ou escalas. As vezes, você precisará descer do avião e pegar um novo voo. Para saber, é só ficar atento ao seu bilhete de embarque, nele irá constar o número do voo, horário e local de embarque. Se no seu bilhete constar mais de um numero de voo e com locais de embarques diferentes, você precisara pegar um novo avião. Se ficar na dúvida, confira com a atendente no guichê no momento do check-in. 

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Compra das passagens

Preparando as malas

Você também precisará ficar atento na hora de fazer as malas. Se possível, confira como estará o tempo no destino para que você leve apenas o necessário, afinal, se exceder o peso você precisará pagar pelo excesso de bagagem. Para voos nacionais você pode levar até 5 kg na bagagem de mão e no máximo 23 kgs na bagagem despachada. Para voos internacionais, o peso permitido na bagagem de mão varia muito, porém é muito importante que a bolsa não ultrapasse 115 cm (considerando altura + comprimento + largura), e para bagagens despachadas é permitido até 32 kgs.

Outra coisa que as pessoas tem muita dúvida é sobre os líquidos. Nas viagens dentro do país é permitido que você carregue até 1,2 litros na bagagem de mão e nos voos internacionais, são permitidos apenas 1 litro e desde que estejam separados em recipientes de até 100 ml. Portanto é bem interessante adquirir kits próprios para viagem em que você pode colocar o seu perfume, desodorante, líquidos para lentes de contatos ou outros que foram necessários, dentro de pequenos recipientes, não ultrapassando o volume. 

E por falar em bagagem de mão, é muito importante montá-la da forma correta. Sempre coloque ali os itens que você irá precisar, como produtos de higiene, documentos, celular, carregador, e também um muda de roupa com roupa íntima, caso a sua mala seja extraviada ou atrase para ser entregue. Também não esqueça de colocar um casaquinho, pois dentro do avião costuma fazer frio, já que o ar condicionado fica ligado o tempo todo. 

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Preparando a mala

No dia da viagem

Chegou o dia de viajar? Então deixe tudo preparado no dia anterior para que não ocorra nenhum imprevisto. Sempre chegue ao aeroporto com 1 hora de antecedência, principalmente se é a primeira vez que você vai viajar. Se tiver muitas dúvidas, faça o check-in diretamente no guichê do aeroporto, mas se preferir, também é possível fazê-lo de forma online. Muito provavelmente você receberá um link em seu e-mail com o acesso para o check-in online

Chegando ao aeroporto, se direcione a algum guichê da companhia aérea que irá viajar, realize o check-in (caso não tiver feito online) e despache sua bagagem. Confira com a atendente se seu voo fará conexões ou escalas e se você precisará trocar de voo. Se caso houver conexão, confira se sua bagagem irá direto para o destino final ou se você precisará pegá-la e despachá-la novamente.

Depois, você será direcionado para a sala de embarque, onde sua mala passará por um raio-x. Se estiver tudo ok, é só sentar e aguardar. Seu voo irá aparecer na tela de embarque e um atendente irá direcionar a fila para o embarque. Preste atenção no horário e no número do voo. E tenha em mãos o seu passaporte (em caso de viagens internacionais) ou RG (em viagens nacionais) e a sua passagem. 

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - No dia da viagem

Durante o voo

Depois de entrar no avião e conferir seu assento, é só relaxar e aproveitar. A maioria dos voos são bastante tranquilos e pequenas turbulências são normais. Sempre preste atenção nas orientações da aeromoça e do piloto e logo logo você estará em seu destino.

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Durante o voo

Desembarque

Se o seu voo for internacional, no momento do desembarque você passará pela alfandega, onde farão algumas perguntas e pegarão seus dados para registro. O mesmo ocorrerá quando você retornar ao Brasil. Depois, você seguirá até onde estará a esteira com a sua mala e novamente você passará por um raio-x. Depois, é só seguir e curtir bem as suas férias!

Primeira viagem de avião: conheça as dicas principais - Desembarque

Viu! É bem tranquilo e não há com que se preocupar. Viajar de avião é super tranquilo e seguro. É só preciso ter todos os documentos em mãos e seguir as recomendações corretas na preparação da bagagem. Se tiver dúvidas de onde será o seu embarque e desembargue, dê uma olhada em sua passagem, nele constará o portão correto e o horário. Não tem erro!

E antes de planejar a sua viagem, não esqueça de acessar o portal TemporadaLivre e reservar o seu imóvel de temporada. Nosso portal oferece as melhores opções de casas e apartamentos de temporada nos melhores destinos do Brasil. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Leia também:

Precisou adiar? Tudo sobre cancelamento de passagem aérea

Viajar com milhas: saiba como funciona

Está indo viajar? 5 aplicativos que você precisa ter em mãos.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
Como alugar meu imóvel por temporada?

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019
divisor de conteúdo