Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo

09 de Janeiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo

Praias de águas azuis e cristalinas, areia branquinha, tranquilidade e uma paisagem deslumbrante formam o chamado Caribe Brasileiro, situado na região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Quem visita Pontal do Atalaia garante que é um destino totalmente paradisíaco, que te faz sentir em um verdadeiro Caribe. O destino combina o lazer, tranquilidade, descanso e natureza.

Se você quer conhecer mais sobre um dos destinos mais requisitados do Brasil, onde se preserva um dos mais lindos cenários praianos, confira só o conteúdo completo que preparamos para você! 

Onde fica 

O Pontal do Atalaia é formado por um morro que adentra o mar, localizado em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. O morro fica situado em uma região chamada Lagos do Rio de Janeiro, que fica a 164 km da capital do Rio de Janeiro. 

Como chegar

Existem duas formas de acessar o Pontal do Atalaia, uma dela é de barco-táxi, que sai da Praia do Farol rumo a uma área específica das praias do Pontal do Atalaia.

O horário de volta deve ser combinado com o responsável pela embarcação. Um ponto positivo com esse meio de acesso é que você pode conhecer a famosa Gruta Azul, o ponto de mergulho livre mais requisitado do Brasil. Já uma desvantagem, é que a embarcação não passa por outras praias, sendo necessários contratar passeios.

Outro meio de acessar o Pontal do Atalaia é de carro. As praias ficam apenas a 4 km do centro de Arraial do Cabo, tendo como ponto positivo descer a prestigiada escadaria ao chegar na portaria do Condomínio Pontal do Atalaia. Já sua desvantagem é por conta do trânsito, que aos finais de semana ficam lotados. Além disso, dias chuvosos podem atrapalhar, já que possui alguns trechos de terra. 

O que fazer no Pontal do Atalaia

Agora que você já sabe onde fica e como chegar nesse paraíso, deve estar se perguntando o que tem para fazer de tão especial por lá. Como já havíamos citado, a região é famosa por suas praias incríveis de águas azuis e cristalinas, areia branquinha e paisagens que, com certeza, vão te deixar de boca aberta. Mas apesar de sua fama ser por conta das suas praias, existem muitas outras coisas que você pode apreciar por lá. Confira: 

1. Escadaria Pontal do Atalaia

Para quem vai de carro para Pontal do Atalaia, terá a vantagem de prestigiar a escadaria que dá acesso as praias. Além disso, a escadaria é um dos cartões postais de Arraial do Cabo, sendo um ponto ótimo para tirar boas fotos com todo o cenário deslumbrante de fundo.

A escadaria possui 225 degraus de madeira, que juntos formam 150 metros de extensão, mas acredite, toda a paisagem que você vai prestigiar fará com que o percurso não seja nada cansativo. 

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo - Foto: Mundo Viajante

2. Mirante do Pontal do Atalaia

Outro lugar onde a vista é garantida e que vão te render várias fotos é no Mirante do Pontal do Atalaia. Para acessar o mirante é preciso subir a ladeira ao chegar na portaria do Condomínio Pontal do Atalaia.

Lá do alto do mirante você pode prestigiar uma vista incrível da Praia Brava, Praia Grande e um imenso oceano azul. O cenário é verdadeiramente extraordinário e fica melhor ainda ao apreciar ao pôr do sol.

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo - Foto: TripAdvisor

3. Praia Brava

A Praia Brava fica situada dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, onde também ficam as Prainhas do Pontal do Atalaia e o Mirante. Você pode acessar a praia tanto de a pé ou quanto de carro até o começo da trilha, sendo necessário fazer um trajeto de 2 km, com subidas e descidas.

Ao chegar na trilha que leva até a praia, haverá trechos de terra, pedra e escadaria. Quando chegar no topo da trilha, você vai se deparar com um mirante que possui uma vista deslumbrante, depois disso, é só descer as escadas na rocha e seguir até a praia. 

A praia possui areia branquinha e um mar agitado, perfeito para quem gosta de se aventurar em atividades radicais como o surfe. Essa é uma das praias consideradas mais desertas da região, sendo necessário levar lanches, água e tudo o que você precisa, já que não poderá contar com quiosques por perto.

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo - Foto: Viajanto na Janela

 4. Praia Grande

A Praia Grande possui as mesmas características de praticamente todas as praias de Arraial do Cabo, como águas cristalinas de tom azulado e areia branquinha que formam algumas dunas. O mar da praia é bem tranquilo sendo ideal para famílias, entretanto, as águas costumam ser bem geladas. Na orla da praia você encontra um calçadão com ótimos quiosques e restaurantes para se deliciar.

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo - Foto: Daniel Mori Paixão

5. Praia do Forno

Situada em meio as montanhas da Mata Atlântica nativa, a Praia do Forno proporciona uma paisagem incrível com suas águas cristalinas. O acesso à praia pode ser feito através da Praia dos Anjos, podendo escolher em ir de barco ou seguir uma trilha. Para quem optar pela trilha, terá o prazer de passar por um mirante que oferece uma vista sensacional e panorâmica.

A praia conta com uma boa infraestrutura para os visitantes, com quiosques, bares e até pontos para alugar caiaque e stand up paddles. Não podemos esquece de mencionar que a praia é bem preservada e limpinha, além disso, ela também possui uma área mais calma e deserta para quem deseja relaxar sem muitas pessoas ao redor. 

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo - Foto: Melhores Destinos

6. Prainhas

As Prainhas recebem esse nome por que são compostas de duas praias, mas quando a maré está baixa, as praias de unem formando apenas uma. Comparada a infraestrutura das outras praias, as Prainhas não possuem restaurantes, quiosques e nem banheiros, mas ainda assim você pode encontrar alguns vendedores ambulantes pela praia.

A temperatura do mar é super agradável, calma e forma uma bela piscina natural de água cristalina. Uma característica que faz a região ser comparada com o Caribe, é os tons da água que variam entre azul e verde. 

Pontal do atalaia: mais sobre essa praia em Arraial do Cabo - Foto: TripAdvisor

Onde comer

Como já deu para notar, a maioria das praias de Pontal do Atalaia conta com quiosques, bares e restaurantes, que são ótimos para você comer deliciosas comidas e beber bons drinks sem sair da praia. Entretanto, existem alguns restaurantes nas proximidades que valem a pena conhecer. Por isso, separamos uma lista com os nomes dos melhores restaurantes próximos o Pontal do Atalaia. Confira: 

- Sol na Cozinha 

- RestauranteMeu Xodó

- Bendita Bar Gastronomico

- Bistrô Da Praia

- Mangará Restaurante

- Point Calamares

- Convés Restaurante

Onde se hospedar? 

Agora que você já sabe o paraíso que te espera no Pontal do Atalaia, que tal conhecer tudo isso de pertinho programando uma viagem para lá? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

O que fazer na belíssima Arraial do Cabo, no RJ?

5 motivos para conhecer Arraial do Cabo na sua próxima viagem!

Onde se hospedar em Arraial do Cabo - RJ?


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo