Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Tapetes de Corpus Christi em Cabo Frio: saiba a história

27 de Outubro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Tapetes de Corpus Christi em Cabo Frio: saiba a história

Uma das festas populares mais conhecidas no país, independentemente da religião, são os tradicionais tapetes de Corpus Christi. A tradição católica de forrar o chão com tapetes decorados, para que por eles passe uma procissão em comemoração ao dia do chamado Corpo de Cristo, é acompanhada por muitos fiéis e desperta também a curiosidade e admiração dos não-católicos, que sempre se reúnem para contemplar essa maravilhosa arte coletiva.

Essa prática data de tempos coloniais e foi trazida pelos católicos portugueses e imigrantes açorianos. Entretanto, curiosamente, os tapetes se mantém como tradição mais forte no Brasil que em outros lugares.

De acordo com a tradição, católicos acordam muito cedo, por vezes nem mesmo dormem, enfeitando o chão. A partir de um desenho pré-definido, para que não se repitam os temas, cada grupo geralmente possui um espaço a que fica responsável.

A decoração parte de um desenho no chão feito com giz, ou de um desenho em molde de papel manilha e este é coberto, em geral, com serragem colorida, tampinhas, areia, grãos, flores e outros materiais que forem da criatividade do grupo.

Os tradicionais tapetes de Corpus Christi em Cabo Frio - Foto: ofm.org.br

Entretanto, mesmo sendo a serragem a base mais importante, em Cabo Frio (RJ) um diferencial chama a atenção: a base de serragem foi substituída por sal grosso colorido e TNT.

A procissão inicia-se, em geral, na Praça Porto Rocha no fim da tarde. O tapete de Cabo Frio é um dos mais conhecidos do país, e como a procissão acontece em todo feriado de Corpus Christi, você pode aproveitar para conhecer esse lindo trabalho realizado pelos fiéis, e ainda aproveitar para passar os dias de folga na bela cidade.

As lindas praias de Cabo Frio também são um atrativo à parte, chamando a atenção de diversos viajantes do Brasil todo.

E para curtir tudo isso, você pode optar pelo aluguel de temporada que o TemporadaLivre possui para conhecer essa maravilha e anda passar alguns dias de descanso em família, com amigos ou em uma viagem romântica.

Conheça nossas opções de aluguel de temporada em Cabo Frio! Aproveite o melhor do feriado e conheça essa tradição que passa de geração em geração.

Imóveis para alugar por temporada em Cabo Frio;

Quer saber mais sobre a bela Cabo Frio? Então confira nossos outros posts:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo