Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Onde aproveitar o melhor da cultura nordestina?

23 de Abril de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Onde aproveitar o melhor da cultura nordestina?

O Nordeste é uma das regiões mais bonitas do Brasil. Com belas praias e construções históricas incríveis, a região possui uma cultura fortíssima que traduz muito das raízes dos brasileiros. Portanto, se esta pensando em viajar para o Nordeste e quer saber onde aproveitar o melhor da cultura nordestina, acompanhe as dicas do TemporadaLivre aqui neste post.

Afinal, onde encontrar o melhor da cultura nordestina?

O Nordeste possui diversos estados e cidades incríveis e cada um possui a sua própria cultura e tradição. Entretanto, cada lugar compartilha as suas raízes, fazendo da cultura nordestina uma das mais interessantes e mais fortes do Brasil. Então bora saber mais sobre cada lugar e escolher o próximo destino para as férias?

Natal, no Rio Grande do Norte

A cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, é famosa por suas belas praias e por suas incríveis dunas de areia, nas quais é possível fazer passeios super interessantes com bugs.  Além disso, a cidade também possui várias construções históricas consideradas patrimônio da humanidade, preservando a cultura e a história do Nordeste e do Brasil.

Com influências dos imigrantes portugueses, dos negros e dos índios, Natal preserva em suas festas e na sua culinária, uma rica cultura nordestina. Como exemplo, temos as famosas festas de São João que ocorrem nos meses de junho e julho. As tradições de Bumba meu Boi também são fortes na região. A festa ocorre entre novembro e dezembro atraindo diversos turistas para a região. Além disso, as famosas Vaquejadas também mantêm-se como tradição da região. O Cordel também é um dos elementos mais fortes na cultura nordestina e também na potiguar.

A literatura de Cordel são textos escritos em rimas e distribuídos em folhetos. Esses pequenos folhetos ficam expostos em uma corda, como em um varal, dando o nome "cordel". As xilogravuras também são uma referência que quase sempre estão associadas ao cordel.

Ao visitar Natal, também é possível conhecer sobre a cultura nordestina através das deliciosas comidas tipicas. Na cidade, os frutos do frutos do mar, assim como os doces de frutas típicas como caju, manga, coco verde e goiaba são extensamente consumidos e atraem diversos turistas, afinal, é tudo uma delícia! Outros pratos que também fazem sucesso na cidade é o Baião de dois e a carne de sol. Ah! Sem esquecer da tapioca e do cuscuz, claro!

Portanto, Natal transmite a sua cultura em diversas atividades e você pode aproveitar cada uma delas, se divertir e ainda saborear essas comidas típicas de dar água na boca.

o melhor da cultura nordestina - Cordel - ©Metrojornal
O melhor da cultura nordestina - Cordel - ©Metrojornal

Aracaju, no Sergipe

As Festas Juninas de Aracaju também fazem muito sucesso, pois a região ainda preserva uma forte tradição nas festas religiosas. Reisado e Chegança também são festas populares religiosas que atraem os turistas e encantam os visitantes.

O Carnaval de Aracaju, mantem a tradição das antigas marchinhas de carnaval e os festejos de rua. Portanto, se você quer passar o carnaval de forma diferente, experimente conhecer as festas da cidade.

A culinária local também é incrível. Mantendo os frutos do mar como ingrediente comum na maioria dos pratos, o caranguejo é uma das atracões principais. Portanto, se está afim de comer um delicioso caranguejo, já sabe onde ir! Além disso, a região é uma grande consumidora de mandioca, tapioca e canjica, tendo esses ingredientes espaço certo em diversas receitas.

Outro fato curioso é que em 2011, vários alimentos foram considerados patrimônios de Sergipe. Dentre eles estão o amendoim verde cozido, a queijada, o doce de pimenta e a bolachinha de goma! Deu água na boca, né? Então não espere mais! Conheça Aracaju e experimente todas essas delícias.

O melhor da cultura nordestina - Queijada
O melhor da cultura nordestina - Queijada

Recife, Pernambuco

Se você quer conhecer mais sobre a cultura nordestina, sem duvida a cidade de Recife é um destino certo! O município e considerado um dos cinco patrimônios barrocos do Brasil, devido a preservação de suas construções históricas.

Além disso, o estado é o berço do movimento Maguebeat, que ficou famoso através do musico Chico Science e também do festival Abril pro Rock. Já no carnaval, as festas de Pernambucos são extremamente coloridas e divertidas.

Com o seu tradicional Frevo, as passeatas nas ruas com os Bonecos Gigantes atraem diversos turistas do Brasil inteiro e até do exterior. Apesar dessa cultura ser mais associada à cidade de Olinda, Recife também mantém a tradição dos carnavais de rua e do frevo.

Na culinária, Recife também não fica atrás, afinal, você não pode ir para a cidade sem comer o delicioso Bolo de Rolo. Assim como nas demais cidades do nordeste, a tapioca, a mandioca e os frutos do mar estão presentes em diversos pratos típicos, sendo um mais delicioso que o outro. Por isso, a Moqueca Pernambucana e o escondidinho são os pratos mais pedidos na cidade.

Ah! E para acompanhar tudo isso, você não pode deixar de experimentar as cachaças artesanais. Elas fazem muito sucesso.

o melhor da cultura nordestina- São João - Pernambuco - ©Pixabay
O melhor da cultura nordestina- São João - Pernambuco - ©Pixabay

João Pessoa na Paraíba

João Pessoa, capital da Paraíba também mantem viva diversas tradições nordestinas e que encantam os turistas que passeiam pela cidade. As danças folclóricas como o xaxado, ciranda, coco e bumba meu boi florescem durante as festividades de São João e de final de ano.

Além disso, a Paraíba é o estado natal de diversos artistas brasileiros como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos e Assis Chateaubriand, considerado o pai da comunicação no Brasil. Com isso, já e possível perceber como a cultura do estado é rica, contribuindo para o crescimento cultural de todo o nosso país.

Na culinária, a Buchada de bode é um dos pratos mais tradicionais. A carne de sol, a mandioca, o milho, e os frutos do mar também estão no cotidiano do paraibano. Por isso, ao visitar João Pessoa, não esqueça de comer uma deliciosa moqueca ou aquele cuscuz incrível.

O melhor da cultura nordestina - Bumba Meu Boi - João Pessoa
O melhor da cultura nordestina - Bumba Meu Boi - João Pessoa

E tem muito mais

Alem dessas cidades, o Nordeste possui vários outros locais igualmente incríveis e com uma cultura riquíssima. Então, faça as e aproveite tudo o que a região tem a oferecer. Mas não esquecer de alugar seu imóvel de temporada. Aqui no TemporadaLivre você encontra diversas opções para você, sua família e seus amigos!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo