Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

26 de Junho de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Uma das maiores dúvidas na hora de realizar uma viagem internacional é o que levar na mala, afinal, o excesso de bagagem pode ser um problema, assim como esquecer itens essenciais também. Portanto, é preciso se programar para organizar uma boa mala, levando os itens essenciais e verificando o que pode e o que não pode ser levado na bagagem. Pensando nisso, o TemporadaLivre preparou esse artigo com algumas dicas de o que levar em uma viagem internacional. 

Afinal, o que é permitido ou não levar em uma viagem internacional?

Para poder preparar a sua mala e saber o que pode e o que não pode ser levado é preciso separar a bagagem que será despachada e a bagagem de mão. Normalmente, na bagagem de mão levamos itens mais essenciais e como ela ficará com você dentro do avião, a quantidade de itens que são permitidos são bem menores. 

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

Bagagem de mão

A bagagem de mão precisa ser menor que 5 kg e ter dimensões de até 115 cm, portanto, é preciso verificar os itens essenciais já que o seu tamanho é reduzido. Além disso, diversos itens são permitidos apenas nas bagagem despachadas, portanto, preste atenção a isso para não ter problemas durante a vistoria.

Alguns itens importantes para serem levados na mala de mão são: documentos pessoais, passaporte, dinheiro, celular, óculos e remédios. No caso dos remédios, leve apenas aqueles indispensáveis e apresente ao fiscal separadamente. Caso seja tarja preta, apresente também a receita médica. Portanto, não esqueça de colocá-los em sua bagagem de mão. Atente-se para o seu destino, alguns países não permitem a entrada de algumas substâncias específicas, por isso, verifique com o agente que estiver realizando a fiscalização a permissão da entrada do remédio.  Caso estiver levando notebooks e tablets, também sempre leve com você! 

Em sua bagagem de mão leve um troca de roupa completa com calça, blusa, roupas íntimas e meias. Assim, se você tiver algum imprevisto com a sua mala, você terá roupas para trocar. Não esqueça de levar uma jaqueta ou um casaco, pois, devido o ar-condicionado, costuma fazer frio dentro das aeronaves.

Também não se esqueça dos itens de higiene pessoal como pasta, escovas de dentes, perfume e desodorantes. Porém é preciso ficar atento aos tamanhos. Na bagagem de mão são permitidos fracos de líquidos de até no máximo 100 ml, portanto, carregue com você apenas uma quantidade pequena, para emergências e deixe os fracos maiores dentro da sua mala a ser despachada. Os desodorantes também precisam ser líquidos ou roll-on, pois não são permitidos fracos aerossol. Muitas marcas produzem itens em embalagens pequenas para serem levadas nas bagagens de mão, porém, existem kits com fracos que podem ser adquiridos em lojas baratas na qual você mesmo pode separar um pouco do produto. Esses kits são muito interessantes e ajudam a organizar a sua bolsa. 

Portanto, uma boa bagagem de mão inclui: Uma troca de roupa completa, incluindo um casaco (que já pode ser lavado separadamente) ; documentos pessoais; passaporte; celular; óculos (de grau e escuros); pasta e escovas de dentes; perfumes e desodorantes em frascos pequenos e individuais; remédios e aparelhos eletrônicos (tablest, notebooks, câmeras fotográficas).

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

Bagagem despachada

A bagagem despachada será enviada dentro de um compartimento separado e você não terá acesso a ela durante todo o voo. Portanto, uma quantidade maior de itens são permitidos. Em relação ao peso da bagagem, existem regras diferentes de acordo com o seu destino, por isso, é preciso verificar junto a companhia aérea, porém, a maioria dos voos partindo do Brasil permitem duas bagagens de até 32kg. 

Os principais itens proibidos nas bagagens, sendo na de mão ou na despachada, são: artigos inflamáveis (botijões de gás, lanternas à gás, iniciador de fogo, fogos de artifícios, pólvoras, combustíveis, e outros), alguns tipos de substâncias químicas (ácidos e sodas, venenos, substâncias psicotrópicas e alguns remédios).  

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

Aqui, separamos uma lista com a diferença dos objetos permitidos na mala de mão e na despachada. Mas lembre-se! Alguns países possuem regras diferentes, portanto, sempre verifique as leis do país de destino para verificar o que pode ou não ser levado. 

Objetos  Bagagem de Mão  Bagagem Despachada
Objetos pontiagudos (Navalhas, alicates de unha e cutículas, agulhas, depiladores, lâminas, picadores de gelo e saca-rolhas, machados, facas e tesouras)  NÃO SIM
Desodorante aerossol NÃO SIM
Esmaltes e removedores, maquiagens líquidas, hidratantes, shampoos e condicionadores, perfumes e desodorantes líquidos, pasta de dentes SIM, desde que em embalagens de 100 ml SIM
Equipamentos de esporte e lazer (skates, patins, vara de pesca e pranchas) NÃO SIM
Equipamentos musicais SIM, dependo da dimensão SIM

Certifique-se do clima no período que estiver indo viajar!

Mas para poder escolher exatamente quais peças de roupas levar na bagagem é preciso considerar o seu destino. Cada lugar possui um clima diferente, o que altera o tipo de vestimenta. Também é preciso verificar, que em alguns países existem restrições quando ao tipo de roupa, principalmente em ambientes religiosos, por isso, sempre verifique essas situações.

Se você está indo para os Estados Unidos, lembre-se que no hemisfério norte, as estações são invertidas e em algumas cidades o inverno é mais rigoroso e neva em determinados períodos do ano, por isso, é importante levar roupas de inverno bem quentes, para não passar apuros. Mas se você for viajar para Flórida, destino bastante comum dos brasileiros, não se preocupe tanto. Lá o clima é bastante semelhante com o do Brasil. Porém a época mais fria é entre Outubro e Fevereiro, e os meses mais quentes entre Março e Setembro. 

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

Dica importante: Procure separar as roupas por dia, ou seja, já procure deixar separado as roupas que serão utilizadas em cada dia em pacotes individuais, assim, você não perderá tempo escolhendo as roupas e conseguirá reduzir consideravelmente o tamanho da mala, já que terá as opções certas. Leve uma ou outra roupa para ocasiões especificas, como um jantar mais chique, por exemplo, caso deseja realizar um passeio diferente. Também procure escolher roupas coringas: uma calça jeans que combina com tudo, uma camisa branca ou preta que pode ser super versátil, aquele sapato que vai de um passeio a um jantar. Enfim, busque praticidade, afinal, é preciso ter espaço na mala para trazer aqueles itens adquiridos durante a viagem. 

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

Esteja com toda a documentação em dia!

Agora, imagine estar com a mala prontinha, com todos os itens corretos, tudo pronto para viajar e descobrir que esqueceu algum documento ou seu visto está vencido! Nada legal, não é mesmo? Por isso, sempre cheque todos os seus documentos e não esqueça de colocá-los em sua bagagem de mão. Os itens importantes são: Documento de identidade oficial com foto, passaporte, visto, passagem aérea e carteirinha de vacinação. Isso mesmo, carteira de vacinação. Alguns países exigem a carteira de vacinação para controle de doenças perigosas, portanto, não esqueça de checar se em seu destino é exigido alguma vacina. Também não esqueça do seu visto! Ele é muito importante.

Alguns países não exigem visto para turistas brasileiros. No total, você pode visitar 153 países sem visto, dentre eles estão: 

Países do Mercosul* Costa Rica, Guatemala, Marrocos Rússia
África do Sul, Croácia, Honduras, México Sérvia
Alemanha, Dinamarca, Holanda,  Mônaco Suécia
Áustria, Eslováquia, Hungria, Noruega Suíça
Bahamas, Eslovênia, Irlanda Nova Zelândia Turquia
Barbados, Espanha, Islândia Panamá Tailândia
Bélgica, Filipinas, Israel Portugal Ucrânia
Bósnia, França, Itália  Reino Unido Vaticano
Bulgária, Geórgia, Luxemburgo República Tcheca  
Coréia do Sul, Grécia, Malásia Romênia  

*Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname​​​​​

O que levar em uma viagem internacional? Dicas práticas!

Conclusão

Resumindo: para preparar uma boa mala internacional, o principal é se atentar para as regras locais, assim como as características da região como clima e regras de vestimentas específicas. Portanto, pesquise mais sobre o país de destino, veja como é o clima durante os diferentes períodos do ano, se existem restrições para bagagens e assim por diante. Desta forma, você conseguirá se planejar e escolher com mais atenção as roupas que levará. Além disso, procure ser prático, afinal, ninguém quer pagar excesso de bagagem. Então escolha peças que combinem entre si e sapatos que possam ser utilizados em diversas ocasiões. Também invista em kits de embalagens para viagens. Eles costumam facilitar bastante e reduzir o espaço, já que você não precisará levar aquelas embalagens enormes de shampoos e cremes. Além disso, se puder separar as mudas de roupas para cada dia em pacotes separados, você verá o quanto isso irá facilitar a sua vida e sua viagem!

Agora que você já sabe as dicas mais importantes, é só preparar as malas e sair de férias. Não esqueça de reservar também seu imóvel de temporada. O TemporadaLivre possui opções internacionais de imóveis incríveis nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Uruguai!  


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019