Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos

04 de Janeiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos

Conhecida como a Capital Nacional da Literatura e também como a Capital do Planalto Médio, a cidade Passo Fundo é considerada a maior cidade do Rio Grande do Sul. A cidade foi fundada em 1857 e fica situada a 687 metros de altitude, a 250km de Porto Alegre.

O Governo Federal foi quem titulou a cidade como a Capital Nacional da Literatura, por conta da Jornadas Nacionais de Literatura, que acontece na cidade. O que não falta pela cidade são marcos arquitetônicos, monumentos, construções históricas, parques e praças para conhecer. Quer conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Passo Fundo? Confira o conteúdo que preparamos para você! 

O que fazer em Passo Fundo: principais pontos turísticos

1. Catedral Metropolitana de Passo Fundo

Construída em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a Catedral Metropolitana de Passo Fundo possui uma bela arquitetura em estilo romano. A catedral foi construída em por volta de 1950 e sua arquitetura conta janelas de vitrais, painéis de Aristarch Kaszkurewig, com diversos painéis de Aristarch Kaszkurewig e um incrível relógio antigo.  

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos  - Foto: Portal da Tradição

2. Praça Marechal Floriano

A Praça Marechal Floriano fica situada em frente à Catedral Metropolitana de Passo Fundo, sendo considerada a praça central da cidade. A praça é um lugar super agradável para descansar, possui bastante bancos e sombras para repor as energias. Além disso, é na Praça Marechal Floriano que possui o monumento da Cuia e um lago artificial com chafariz.

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos  - Foto: Prefeitura de Passo Fundo

3. Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto

Para quem ama passeios culturais o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto é parada obrigatória, pois lá é onde ficam reunidos três edifícios históricos, onde funcionam o Teatro Municipal Múcio de Castro, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Museu Histórico Regional, Academia Passo-fundense de Letras e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos  - Foto: UPF

4. Parque da Gare

O Parque da Gare é o local perfeito para passar uma tarde com a família, pois conta com uma infraestrutura completa para lazer e esportes. Por lá você encontra ciclovia, área para caminhar, playground, anfiteatro, pista de skate, pista de bike, escorregador gigante, lago com nascentes naturais e muita arborização. 

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos  - Foto: Prefeitura de Passo Fundo

5. Viaduto Ferrovia do Trigo e Barragem Capingui

O Viaduto Ferrovia do Trigo possui 230 metros de extensão e 40 metros de altura que se dividem entre três município: Passo Fundo, Mato Castelhano e Marau. O viaduto se inicia em Passo Fundo e fica a 170km de distância da Barragem Capingui, onde se forma um lago. 

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos  - Foto: A pé no Mundo

6. Prainha do Prado Capingui

Formada pelo lago da Represa Capingui, a Prainha do Prado fica situada no município de Mato Castelhano, a menos de 1km da divisa com Passo Fundo. Pela prainha você pode passar uma ótima tarde lazer com a família, podendo contar com banheiros, água, luz, espaço para camping e churrasqueiras. Para passar uma tarde por lá é cobrado uma taxa, entretanto, vale muito a pena levando em consideração toda a infraestrutura para lazer. 

O que fazer em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: principais pontos turísticos  - Foto: NiceLocal

Como chegar em Passo Fundo

O município de Passo Fundo fica situado ao Norte do estado do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 176km de Vacaria, 216km de Santa Cruz do Sul e a 290km de Porto Alegre. Para quem vem de outros estados poderá desembarcar no Aeroporto de Passo Fundo Lauro Kortz. Você também pode optar por ir de ônibus, existem diversas linhas que saem de várias cidades rumo a Passo Fundo. 

Quando ir a Passo Fundo

A cidade de Passo Fundo possui um clima subtropical úmido com grande amplitude térmica. O verão possui temperaturas máximas de 30 °C e nos dias mais frios as temperaturas beiram abaixo de 0 °C. 

A chuvas são bem distribuídas durante o ano, portanto, não existem um período chuvoso certo, sendo sempre bom consultar a previsão do tempo. 

Os principais eventos da cidade são o Festival Internacional de Folclore, em agosto, e o Rodeio Internacional de Passo Fundo, em fevereiro. 

Onde se hospedar? 

Para conhecer as incríveis atrações que a cidade de Vila Maria tem a oferecer, é preciso encontrar uma hospedagem que seja segura e confortável durante sua estadia. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Os 10 melhores cânions no Sul do Brasil

21 Pontos turísticos do Brasil que você precisa conhecer

5 destinos para curtir o frio no Rio Grande do Sul!

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo