Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

O que fazer em Lumiar, em Nova Friburgo-RJ?

01 de Novembro de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Sabemos que o Rio de Janeiro abriga inúmeros locais com paisagens naturais belíssimas, que atraem turistas do mundo inteiro durante o ano todo. Ainda assim, é possível encontrar lugares mais reservados, não muito explorados e de beleza igualmente atrativa. Um desses refúgios é Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo.

Lumiar fica a 31 km do município e a 4 km de São Pedro da Serra, outro cenário incrível da região. O acesso é possível pela rodovia RJ-142 - também conhecida como Estrada Serramar -, com cerca de 700 metros de altitude. O distrito tem localização privilegiada, entre Nova Friburgo e a Região dos Lagos, sendo um ótimo local para se explorar em uma viagem mai curta. Você pode fazer um roteiro que inclua várias paradas e aproveitar a área.

Localizada em uma área de Mata Atlântica e envolta pela Serra do Mar, Lumiar apresenta temperaturas amenas no verão - com média de 26ºC - e mais baixas no inverno. As paisagens naturais, com certeza, são a principal atração da região, seduzindo quem deseja entrar em contato com o natureza e se aventurar nos esportes radicais. É ideal para passar as férias com a família, amigos ou em lua de mel.

Conheça um pouco da história do distrito, a seguir.

O que fazer em Lumiar, em Nova Friburgo-RJ? - Foto: Daniel Marcus / Prefeitura Nova Friburgo

Lumiar: conheça a história do distrito de Nova Friburgo

As origens de Lumiar estão atreladas à colonização de Nova Friburgo, em 1820. Por lá, passaram suíços, alemães e franceses. Às margens do Rio Macaé, Lumiar foi fundada em 1828 e, atualmente, tem cerca de 5 mil habitantes.

As atrações ecológicas envolvem rios, cachoeiras, piscinas naturais e mais de 30 trilhas em meio à mata. O centro do distrito é tranquilo, com uma infraestrutura que atende aos moradores e visitantes, sem muitos luxos. A população local costuma viver em harmonia e recebe os visitantes de braços abertos.

O que fazer em Lumiar?

A parte central do distrito conta com diversas opções voltadas ao turismo, como hotéis e pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes. As opções de culinária agradam a todos os gostos, com opções regionais e internacionais. As lojinhas de artesanato contam com trabalhos de artistas locais, uma ótima opção para quem sempre gosta de levar uma lembrança da viagem.

Há diversas pousadas que oferecem serviços relaxantes, como massagens - ideais para descansar após dias de trabalho intenso ou, até mesmo, após a prática das atividades radicais que iremos sugerir a seguir. A noite, apesar da calmaria do distrito, é divertida, com música ao vivo em jantares animados.

Se o seu foco é, realmente, a conexão com a natureza, existem diversas atividades inesquecíveis, como:

  • Passeios a cavalo;
  • Caminhadas ecológicas;
  • Trilhas em meio à Mata Atlântica;
  • Passeios de jipe;
  • Passeios turísticos pelo centro;
  • Esportes radicais, como rapel, mountain bike, alpinismo, rafting, canoagem e até tirolesa dentro do rio.

Separamos algumas das principais atrações de Lumiar que você não pode deixar de conhecer:

O que fazer em Lumiar, em Nova Friburgo-RJ?

Poço Feio

Apesar do nome, o lugar é deslumbrante! É conhecido como a praia de Lumiar, por contar com uma faixa de areia clara em volta das águas tranquilas. Localiza-se a apenas 1km do centro e é fácil de chegar; há uma pequena taxa para a entrada e o estacionamento. Há um restaurante e uma tirolesa que termina dentro da água, com custo à parte.

Poço Belo

Localizado a 3 km da vila, em Boa Esperança, tem fácil acesso por veículos. Próximo ao ponto principal, é possível encontrar poços menores e menos movimentados - perfeitos para quem quer sossego.

Pedra Riscada

Se você gosta de se aventurar em meio à mata, essa é a sua oportunidade! A trilha da Pedra Riscada tem 3 km de extensão dentro da mata nativa. O acesso ao início da trilha se dá no km 3 da rodovia Serramar. O grau de dificuldade é médio/avançado e você pode levar cerca de 3 horas para percorrer o trajeto.

Próximo ao final, o caminho fica mais difícil, íngreme, com pedras que precisam ser escaladas, mas não se preocupe: há cordas e escadas improvisadas com galhos para te ajudar na subida. Garantimos: a vista vale a pena - mas não se esqueça de curtir o caminho e explorar a natureza. A região conta com outras trilhas que podem ser feitas a pé - com ou sem guia turístico - ou de jipe.

Encontro dos Rios

O encontro dos rios Macaé e Bonito acontece a 6 km do centro. Há um trecho com águas tranquilas para banho, ideal para levar crianças e outra parte onde começam as atividades radicais, como rafting e canoagem. O melhor dos dois mundos em um só lugar!

Cachoeira São José

Assim como o Poço Belo, fica localizada no bairro de Boa Esperança (você pode aproveitar para fazer os dois passeios no mesmo dia!). A cachoeira, que tem 15 metros de queda, faz parte de uma propriedade particular. Uma taxa é cobrada na entrada e você pode desfrutar de uma piscina e uma ducha de água natural, além de ter acesso ao bar. 

Cachoeira do Indiana Jones

Essa é uma das atrações mais belas da região, também localizada em Boa Esperança, a 6 km da vila. O acesso a essa cachoeira é mais difícil do que a de São José; é preciso chegar ao alto de uma rampa de pedra. Por isso, o movimento de turistas é bem menor - o que pode ser uma vantagem. A queda d’água percorre um cânion estreito e termina em uma espécie de escorregador da natureza.

Toca da Onça

Esse destino é ideal para ir com a família toda, por seu estilo semelhante a uma prainha e boa infraestrutura. Fica a 10 km da vila, com acesso pela ponte próxima ao encontro dos rios. O lugar tem piscinas naturais e oferece estacionamento e restaurante - perfeito para passar o dia todo com as crianças!

Cachoeira Paraíso Vertical

Essa dica é para os aventureiros! A Cachoeira Paraíso Vertical tem cerca de 30 metros de queda, onde é possível praticar cascading, ou cachoeirismo, em bom português. Para chegar até a queda d’água, é preciso percorrer uma trilha com trechos que precisam de pequenas escaladas. Certifique-se de ser acompanhado por um guia experiente.

Atrações vizinhas

Se você vai passar mais tempo em viagem e deseja aproveitar ao máximo a região, aproveite para explorar ao máximo a natureza. A Serramar possibilita o acesso a lugares como Macaé, Búzios, Cabo Frio, Arraial do cabo, Rio das Ostras, entre outros paraísos naturais. A vila de São Pedro da Serra fica a 5 km de Lumiar também oferece atividades radicais como rapel, trilhas e passeios de jipe em meio à Mata Atlântica.

Onde ficar em Lumiar?

Para aproveitar melhor a sua viagem sem preocupações com a hospedagem, nossa dica é investir em um aluguel de temporada em Lumiar! Assim, você garante conforto e praticidade para a sua família e fica tranquilo sabendo que haverá um espaço aconchegante para voltar após as aventuras do dia. Acesse o site do TemporadaLivre e aproveite esse paraíso ecológico!  

Imóveis para alugar por temporada em Lumiar, Nova Friburgo - RJ;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019