Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais

01 de Agosto de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais

A cidade Cuiabá foi fundada no ano de 1719 e conta com mais de 600 mil habitantes. A cidade é a capital do Mato Grosso e mescla a modernidade com incríveis prédios antigos e construções históricas.

Cuiabá é rica em culturas e mistura antigas culturas locais com indígenas, imigrantes e colonizadores que permaneceram pela região. 

O que não falta são pontos turísticos e passeios para se fazer pela cidade. Por isso, nesse blog vamos te apresentar todas as incríveis atividades para se fazer por lá e muito mais. Confira: 

Quando visitar Cuiabá

Cuiabá é considera uma das cidades mais quentes do país, já os termômetros marcam máximas de mais de 30ºC. Por lá, dificilmente você encontra temperaturas baixas, então para quem visita Cuiabá já se prepare para lidar com o calor.

A melhor época para conhecer os atrativos da cidade são nos meses de maio a setembro, que é o período em que chove pela região e as temperaturas ficam mais agradáveis. 

Os meses de outubro e março é o período em que mais chove por lá e o calor extremo vai se agosto até dezembro. 

Foto de Towfiqu barbhuiya

Fuso horário

O que muitas pessoas não sabem é que o fuso horário do estado do Mato Grosso é diferente do fuso horário da maioria do Brasil. Por lá, o relógio possui uma hora a menos do que o horário de Brasilia e São Paulo, que é o horário que grande parte do Brasil segue. 

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais - Foto de Pixabay

Como chegar

Cuiabá está no Centro-Oeste do Brasil e para quem chega à cidade de avião irá desembarcar no Aeroporto Internacional de Cuiabá, que está a 8 km do centro da cidade.

Para quem pretende ir de carro, a cidade conta com várias rodovias que possibilitam acessar a cidade com facilidade. 

Outra possibilidade é ir de ônibus, a cidade possui diversas linhas de ônibus que ligam Cuiabá a outras capitais do Brasil. A rodoviária está localizada a 2 km do centro da cidade, sendo de fácil acesso. 

O que fazer em Cuiabá

1. Parque Mãe Bonifácia

O Parque Mãe Bonifácia foi inaugurado ao final do ano de 2000 e recebeu esse nome para homenagear a conhecida escrava e curandeira que comandava um quilombo. 

Possui por volta de 77 hectares de fauna e flora muito bem preservados. Por lá, você encontra animais como cutias, gambás, cobras, seguis e muitas aves. 

Lá você ainda encontra trilhas, mirantes, praças, áreas para lazer, exercícios ou até mesmo descansar e aproveitar toda essa área verde. 

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais -  Foto: Francisco Aragão

2. Orla do Rio

A Orla possui mais de mil metros de extensão e acompanha as margens do Rio Cuiabá. Ao redor da orla, possui vários atrativos para conhecer como museus, restaurantes e lojas. 

Além disso, a orla conta com um calçadão onde você pode aproveitar uma bela caminhada enquanto observa a incrível vista do rio. 

3. Vila Cuiabana 

Reinaugurada no ano de 2021, a Vila Cuiabana com objetivo de representar e preservar a arquitetura cuiabana. A vila está localizada na beira do Rio Cuiabá e possui casarões históricos incríveis, coloridos e com uma excelente estrutura. 

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais - Foto: Rafaella Zanol

4. Museu de História Natural Casa Dom Aquino

A casa de Dom Aquino e Joaquim Murtinho, figuras importantes da história de Cuiabá, foi construído no ano de 1842.

Atualmente funciona como o Museu da História Natual, sendo considerada Patrimônio Histórico Estadual. O objetivo do museu é dispor de todo o conhecimento da história e pré-história, com exposições de arqueologia e paleontologia. 

Seu funcionamento é de quarta a domingo, das 8h às 18h e sua entrada é gratuita. 

5. Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus

Construída no ano de 1723 e reinaugurada no ano de 1973, a Catedral do Senhor Bom Jesus carrega muita história, já que foi construída enquanto a cidade ainda estava em formação. 

Totalmente dedicada ao padroeiro da cidade, a arquitetura da igreja é de estilo bizantino e conta com 40 metro de altura e 100 metro de comprimento. Suas torres possuem grandes relógios e seu interior é muito bem decorado. 

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais - Foto: Denise Soares/G1

6.  Centro Geodésico da América Latina

O Centro Geodésico é o ponto que marca a mesma distância entre o Oceano Pacifico e o Atlantico, que foram calculados por Marechal Cândido Randon, em 1909.

O obelisco está localizado na Pascoal Moreira Cabral e possui 20 metros de altura. Sua estrutura é de alvenaria e revestido com mármore. Apesar de não ser um atrativo e tanto, o obelisco é um grande ponto histórico que chama a atenção de todos pelo seu marco. 

7. Museu de Arte Sacra

 O Museu da Arte Sacra foi inaugurado em 1980 e conta com um acervo vindos da antiga Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

As peças so acervo são artes de estilo barroco, neoclássico e rococó. Além de retábulos, pratarias e muito mais, é um museu recheado de muita história que vale a pena conhecer. 

8. Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho

O Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho é um dos mais antigos da cidade de Cuiabá e é por lá que funciona o Museu da Arte Sacra. O Santuário foi fundado ao final do século XVIII e foi reestruturado em 1956. Sua arquitetura é semelhante a igrejas francesas, com uma torre central, detalhes em relevo, vitrais incríveis e bem detalhados.

O que fazer em Cuiabá - Pontos turísticos e muito mais - Foto: Crea-MT

9. SESC Arsenal 

O SESC de Cuiabá possui diversos espaços como: área de alimentação, espaço do artesanato, galeria e ateliê das artes, bibliotecas e muito mais. O local é recheado de atrativos e o que não falta é o que fazer por lá. O prédio onde hoje funciona o SESC foi construído em 1819 e funcionava como o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso, por isso hoje o SESC é mais conhecido como SESC Arsenal. 

Onde se hospedar? 

Agora que você já sabe quanta coisa te espera em Cuiabá, no Mato Grosso. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

10 destinos turísticos em Mato Grosso do Sul

4 paraísos em Bonito, Mato Grosso do Sul

Nobres (MT) é o destino perfeito para quem busca uma viagem cheia de aventuras

 

 

Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo