Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que é o overbooking e como evitar que aconteça?

26 de Novembro de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que é o overbooking e como evitar que aconteça?

Quem costuma viajar sabe que imprevistos podem acontecer. Apesar de todo o planejamento que você possa fazer, das buscas antecipadas e organizações prévias, é muito possível que algo não saia como o esperado. Isso é normal - lidamos com situações inesperadas o tempo todo.

Mas, e quando te prometem algo e não cumprem com o combinado? Quando você contrata um serviço, pensa que está tudo certo e, na hora da viagem, fica sabendo de uma mudança de planos não informada? É isso o que acontece em casos de overbooking. Você sabe o que esse termo significa?

Neste post, vamos explicar o que é overbooking e como evitar esse problema comum em viagens - e o que fazer, caso você já tenha passado por isso.

O que é overbooking?

Overbooking, traduzido do inglês, significa excesso de reservas. Acontece quando há mais reservas do que lugares disponíveis, seja nos assentos de aviões e ônibus ou em quartos de hotéis e pousadas.

Nesse caso, a empresa de transporte ou de hospedagem disponibiliza mais assentos ou leitos do que realmente tem e, caso nenhum dos compradores cancele ou altere a reserva, ocorre uma superlotação e alguém acaba ficando sem lugar.

O overbooking é muito comum no ramo de transporte, principalmente em companhias aéreas, e pode fazer sentido até certo ponto. O número de pessoas que não aparecem nos vôos costuma ser alto - conhecido como “no show”, ou seja, não comparecimento. As empresas já se preparam para não ter prejuízos.

No ramo hoteleiro, no entanto, pode ser uma medida arriscada, já que é mais difícil contar com ausências - e a manobra para solucionar o problema pode custar caro. 

Essa prática pode ser proposital, como uma estratégia de vendas, ou um erro no gerenciamento das reservas. Saiba quais as diferenças de intenção de um overbooking:

O que é o overbooking e como evitar que aconteça?

Overbooking por erro

Essa situação pode ocorrer, realmente, por um erro de gestão. Sem uma boa administração, alguns hotéis e pousadas podem acabar investindo muito em divulgação sem ter um controle geral de reservas. É possível que o mesmo quarto seja reservado para mais de um cliente por canais de comunicação diferentes.

Nesses casos, o estabelecimento deve identificar e corrigir o erro o quanto antes, para não causar maiores frustrações. Se o engano for descoberto no momento da hospedagem, é obrigação da empresa realocar o contratante, seja em outro quarto de nível igual ou superior ao reservado, em outro imóvel da mesma companhia ou em um parceiro próximo.

Overbooking proposital

Há casos em que essa prática é utilizada como uma estratégia de vendas, com o objetivo de otimizar o espaço e aumentar o lucro. Funciona assim: a empresa prevê uma porcentagem de cancelamento ou não comparecimento e aumenta a oferta de camas e quartos contando com isso.

Por exemplo: se há 10 leitos, anunciam 12 como disponíveis. Dessa forma, caso duas pessoas não compareçam, ainda terão casa cheia, evitando o prejuízo que as ausências poderiam trazer. Porém, quando todo os clientes conseguem comparecer, o prejuízo pode ser maior ainda - já que isso frustra os hóspedes e prejudica a imagem da empresa, além de resultar em gastos para cobrir o problema.

O overbooking aconteceu com você? Saiba o que fazer!

Como dissemos antes, o estabelecimento tem que se responsabilizar por arrumar um jeito de hospedar o viajante em uma acomodação de mesmo nível da reserva realizada.

Uma medida de reparação de danos está prevista no Código do Consumidor, como em qualquer contrato de prestação de serviço. Essa reparação pode ocorrer com a oferta de outra forma de hospedagem ou com a devolução do dinheiro, caso não haja realocação.

Dependendo da situação, é possível ir atrás dos seus direitos, devido aos danos morais - caso você perca algum compromisso por falta de hospedagem ou pelo transtorno causado, por exemplo. Nesse caso, procure registrar todo o corrido para ter provas perante à Justiça, desde os dados da reserva até testemunhas do ocorrido.

O que é o overbooking e como evitar que aconteça?

Como evitar o overbooking e não ter problemas na sua viagem?

Para evitar esse tipo de problema e não comprometer a viagem, a prevenção é sua melhor amiga. Veja algumas dicas que separamos para você seguir antes da viagem:

1) Procure o nome do hotel, pousada ou hostel em sites que possuam opiniões de outros clientes, para verificar a reputação do estabelecimento com quem já contratou o serviço. Se houver problemas com overbooking, fuja!

2) Entre em contato pouco antes da viagem para confirmar se está tudo certo com a reserva. Se houver algum erro, será mais fácil tentar contorná-lo.

3) Para evitar de vez alguma dor de cabeça, invista em imóveis de temporada!  Basta escolher um site confiável, entrar em contato diretamente com o anunciante e garantir uma viagem tranquila.

O TemporadaLivre, por exemplo, solicita diversos documentos para garantir a seriedade dos anunciantes, para evitar fraudes no aluguel

Acompanhe nosso blog para saber como escolher uma boa casa de temporada e evitar problemas com o overbooking de hospedagem!  


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo