Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

Como escolher uma boa casa de temporada?

06 de Novembro de 2018 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Período de férias chegando é importante estar atento a algumas dicas para poder escolher uma boa casa de temporada. Para pode ter uma acomodação tranquila é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes. Por isso o TemporadaLivre separou algumas dicas para você escolher um bom imóvel e passar as férias numa boa.

10 dicas para escolher uma boa casa de temporada

Separamos 10 dicas para você ficar atento na hora de escolher o seu imóvel por temporada.

Filtre pelas suas necessidades

A primeira coisa que você precisa para dar início a sua pesquisa de imóveis é saber quais são as suas necessidades. Verifique quantas pessoas irão se hospedar no imóvel, quais os dias que você irá ficar, quanto de verba está disposto a gastar e assim por diante. Dessa forma, você consegue ter um parâmetro para começar a sua busca. De posse dessas informações é possível analisar quais imóveis irão se encaixar melhor naquilo que você quer. Caso for viajar com crianças, é preciso ficar atento se o imóvel oferece segurança para os pequenos. Escadas em espiral, com vão entre os degraus ou sem corrimão são perigosas para crianças. Também observe se a sacada é segura. Algumas possuem um vão que pode oferecer riscos as crianças menores. 

Escolher uma boa casa de temporada - viajar com crianças - ©Freepik
Escolher uma boa casa de temporada - viajar com crianças - ©Freepik

Caso for viajar em um grande grupo de pessoas, é preciso verificar se a casa acomodará confortavelmente a todos. Talvez, seja necessário considerar uma casa com um amplo espaço no jardim, assim você podem realizar as confraternizações no espaço externo sem precisar ficar esbarrando um nos outros. Se for alugar um imóvel na praia, outra dica importante é verificar se há um espaço na área externa para a retirada do excesso de areia. Assim, você evitará aquela sujeira dentro de casa, além de evitar que a areia possa vir a danificar algum móvel como sofás e cadeiras. Caso for viajar com o seu bichinho de estimação, antes de mais nada, certifique-se de o dono do imóvel permite a entrada de animais. Isso evitará qualquer desgaste futuro. 

Escolher uma boa casa de temporada - viajar com animais de estimação - ©Pixabay/Fra__
Escolher uma boa casa de temporada - viajar com animais de estimação - ©Pixabay

Confira atentamente os dados do anúncio

Ao analisar o anúncio do imóvel, verifique se os dados apresentados condizem com as suas necessidades. Certifique-se se haverá acomodações suficientes para todos. Alguns anúncios indicam que o imóvel acomoda um número X de pessoas, porém, a casa oferece um numero menor de camas. Portanto, é preciso ficar atento se é necessário levar colchões extras.

Para escolher uma boa casa de temporada, também é importante verificar se o imóvel oferece os utensílios de cozinha como talheres, pratos, copos, panelas e assim por diante. Verifique se há todos os eletrodomésticos de que irá precisar. Nos quartos, verifique se o imóvel oferece forros de cama, cobertores e travesseiros ou se será necessário leva-los com você. Também é importante observar se o imóvel possui ar condicionado e/ou ventiladores para todos, pois, durante o verão, esses itens são muito importantes.

Fique atento aos valores e as datas. Alguns imóveis possuem datas de diárias diferentes para feriados e alta temporada, portanto, sempre confira o valor com o anunciante. Cheque também as datas corretas de entrada e saída do imóvel para não correr o risco de precisar pagar diárias à mais. Também verifique se há valores extras como taxa de limpeza, por exemplo. É muito importante ler todo o anúncio e certificar-se de todos os detalhes. Quando entrar em contato com o dono do imóvel, pergunte se todos esses itens estarão a disposição corretamente.

Escolher uma boa casa de temporada - Confira o anúncio - ©Freepik
Escolher uma boa casa de temporada - Confira o anúncio - ©Freepik

Escolha um bom site de reservas

Para escolher uma boa casa de temporada é preciso escolher um bom site de reservas. Sempre verifique as referências do site no qual você está pesquisando. Verifique se é de confiança e se outros turistas já realizaram reservas por ele. Sites sérios costumam ter mecanismos de segurança para evitar um anúncio fraudulento, inclusive aqueles que não possuem vínculo com o anunciante, como o caso do TemporadaLivre. Embora o TemporadaLivre não participe das negociações, sendo uma plataforma online de classificados de imóveis, possuímos alguns procedimentos para evitar anúncios falsos, diminuindo o risco de fraude. 

Escolher uma boa casa de temporada - Escolher um site confiável
Escolher uma boa casa de temporada - Escolher um site confiável

Confira as fotos atentamente

As fotos são um dos detalhes mais importantes para escolher uma boa casa de temporada, pois com ele você pode ter algumas noções de como é o imóvel. Por isso, preste muita atenção em cada imagem. Verifique se nas fotografias aparecem os objetos que o anúncio promete. Também observe o estado geral do imóvel. Algumas fotografias podem não transparecer o imóvel como exatamente ele é, mas já é possível ter uma boa noção dos cômodos e dos móveis. Caso fique na dúvida em algum item, peça novas fotos ao dono do imóvel. Assim, você poderá verificar melhor os cômodos e os objetos da residência.

Confira a localização do imóvel

Outro fator muito importante é conferir a localização do imóvel. Hoje em dia, com uma busca rápida no Google é possível ter acesso a diversas informações sobre a região na qual irá se hospedar, facilitando muito a sua viagem. Um dos primeiros cuidados que precisa tomar na hora de escolher uma boa casa de temporada é verificar se a região é segura.

Veja no mapa, se o imóvel fica em um bairro mais afastado ou mais ao centro, assim você pode pesquisar se a região é tranquila para se hospedar. Caso for viajar de carro, verifique se há acesso fácil as principais avenidas da cidade. Assim, você evitará ficar rodando e gastando combustível à toa. Caso for viajar de ônibus ou avião e precise utilizar o transporte público ou serviços de taxi/uber, a localização do imóvel é ainda mais importante. Verifique se há pontos de ônibus próximos. Também é importante checar se há comércios próximos como como supermercados, farmácias, lanchonetes e outros, assim como se é próximo a praia ou pontos turísticos.  Isso facilitará na hora das compras e dos passeios. 

Escolher uma boa casa de temporada - Verifique a localização do imóvel - ©Freepik
Escolher uma boa casa de temporada - Verifique a localização do imóvel - ©Freepik

Confira as referência dos hóspedes.

A maioria dos sites de hospedagens disponibilizam uma área de referência onde os hóspedes podem dar a sua avaliação. Então, na hora de escolher uma boa casa de temporada, não hesite em ler essas informações. Veja quem já se hospedou nesse imóvel e verifique seus comentários. Eles podem conter informações valiosas na hora de escolher o local de hospedagem. Verifique se a casa estava de acordo com o que foi prometido e se ocorreu tudo bem durante a estadia. 

Escolher uma boa casa de temporada - Confira as avaliações do imóvel - ©Pixabay/janeb13
Escolher uma boa casa de temporada - Confira as avaliações do imóvel - ©Pixabay/janeb13

Confira se o anúncio é real.

Mantenha contato com o proprietário do imóvel, e se possível, peça referências do imóvel à ele. Sempre é importante verificar se de fato tal imóvel existe e se a pessoa com a qual está negociando é o responsável por ele. Um bom método é pedir um comprovante de residência com o endereço do imóvel no qual está locando.

Uma outra boa maneira de se resguardar é solicitando um contrato. Peça sempre um contrato de locação por temporada, incluindo todos os itens que a casa fornece. Ao receber o contrato, verifique se todos os itens estão de acordo com o prometido. O contrato é um ótimo documento para os dois lados, tanto para o dono do imóvel quanto para o hóspede. Assim, você terá uma garantia caso algo não estiver condizente com o combinado. 

Escolher uma boa casa de temporada - Solicite o contrato - ©PIxabay/rawpixel
Escolher uma boa casa de temporada - Solicite o contrato - ©PIxabay/rawpixel

Verifique as regras do condomínio

Se você optou por locar um apartamento ou uma residência em um condomínio fechado, verifique as regras antes de fechar negócio. Verifique se você poderá utilizar a piscina (caso haja piscina coletiva no condomínio), assim como academia ou outras áreas comuns. Alguns condomínios, permitem somente que moradores utilizem esses espaços. Alguns também possuem regras rígidas quanto à visitas. Então verifique tudo atentamente antes de fechar negócio. Se não concordar com algum item, procure outro imóvel, mas se optar por se hospedar, lembre que terá que seguir as regras corretamente.

Ao chegar no imóvel, cheque todos os itens

Quando o dono do imóvel ou o corretor for lhe receber e entregar as chaves, confira todos os itens antes dele sair. Cheque torneiras, chuveiros, fechaduras e os principais eletrodomésticos. Isso evitará problemas futuros. Caso algo não esteja funcionando corretamente, mostre o que está errado e peça para ser consertado. Caso não seja possível verificar todos os itens na hora, faça-o assim que puder e se algo estiver errado, avise-os imediatamente.

Nunca faça pagamentos se estiver em dúvida

Se não está se sentindo seguro quanto a algum detalhe do anúncio, ou quanto ao anunciante, não faça o pagamento antes de esclarece-los. Sempre cheque todas as informações com cuidado. Se possível, visite o imóvel antes de aluga-lo ou peça para alguém de confiança visita-lo. Se achar necessário, verifique sobre o anunciante nas redes sociais. Essa pesquisa pode trazer informações importantes na hora de tirar as suas dúvidas. Mas lembre-se, seguindo essas regras, os riscos são mínimos. Portanto, aproveite suas férias e boa viagem!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Como alugar meu imóvel por temporada?

29/01/2019

Feriados prolongados de 2019

28/01/2019

Qual é a melhor época para ir para Orlando, Flórida!

25/01/2019

4 motivos para conhecer Porto de Galinhas - PE

24/01/2019