Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS!

27 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS!

A bela capital do Rio Grande do Sul é um orgulho dos gaúchos e um destino muito interessante para quem deseja viajar para o sul do país. Porto Alegre concentra uma grande área comercial, com excelente infraestrutura, além de belezas naturais, como o Lago Guaíba e até um pouquinho do Oceano Atlântico.  

Além disso, a cidade possui um grande cenário cultural, com exposições, museus, galerias e uma cena musical forte e presente em toda a cidade. Ainda preservam as tradições gaúchas, com os famosos CTG's e com o mate quente. Portanto, Porto Alegre é ótimo destino para quem quer curtir a noite, apreciar belezas naturais e 

Por isso, o TemporadaLivre separou 10 dicas de passeios incríveis para fazer em Porto Alegre, para você conhecer um pouquinho mais sobre a cidade e organizar a sua viagem. 

10 dicas de passeios incríveis para fazer em Porto Alegre

Porto Alegre oferece opções de passeios para os mais variados públicos. Portanto, não importa se está viagem com as crianças, com os amigos ou em casal. Com certeza Porto Alegre irá te surpreender com atividades super interessantes. Então confira as dicas com passeios bem legais para você fazer em Porto Alegre.

  1. Passeie pelo Centro Histórico
  2. Faça compras no Mercado Público
  3. Aprecie a Casa da Cultura Mario Quintana
  4. Aproveite e tarde na Feira do Brique
  5. Visite a Usina do Gasômetro e Cais Mauá
  6. Passeie de Catamarã ou Cisne Branco
  7. Visite a Arena do Grêmio
  8. Contemple o por do sol na Orla do Guaíba 
  9. Curta a noite na Cidade Baixa 
  10. Saboreie a culinária gaúcha

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada um deles? Confira:

1. Passeie pelo Centro Histórico

Passear pelo Centro Histórico é um roteiro obrigatório para quem visita Porto Alegre. O local possui diversas construções históricas, com arquiteturas belíssimas e que retratam o passar dos anos da capital gaúcha. Você pode fazer um passeio à pé, passando pela Praça da Matriz, o Palácio do Governo, pela Catedral Metropolitana, além de teatros, museus e vários cafés super estilosos e aconchegantes. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Facebook Centro Histórico - Porto Alegre - RS / Brazil

2. Faça compras no Mercado Público

O Mercado Público foi Inaugurado em 1869 e hoje é considerado um Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, além de ser um dos principais pontos comerciais da cidade. O local conta com mais de 100 estabelecimentos, reunindo várias atividades comerciais, como restaurantes, padarias, frutarias, açougues, peixarias e muito mais. É um ótimo lugar para dar um passeio, degustar deliciosas comidas e fazer comprinhas. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Ricardo André Frantz / wiki​​​

3. Aprecie a Casa da Cultura Mario Quintana

Mario Quintana é um importante poeta e jornalista gaúcho. Nasceu em Alegrete, mas mudou-se para Porto Alegre em 1919. A Casa da Cultura Mario Quintana foi inaugurada em 1990 e está localizado em um prédio histórico onde antes funcionava o Hotel Majestic. Hoje, a Casa de Cultura possui espaços destinados ao cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

4. Aproveite e tarde na Feira do Brique

A feira do Brique da Redenção é passeio obrigatório para sua manhã de Domingo. Todo Domingo, no canteiro central da avenida José Bonifácio, ocorre a feira com mais de 800 expositores, sendo barraquinhas de artesanatos, antiquários e comidas. A feira desde 1978, sendo super tradicional na cidade. Portanto, você não pode deixar de conhecer, comprar lembrancinhas e saborear deliciosas comidinhas servidas ali. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Site Brique da Redenção

5. Visite a Usina do Gasômetro e Cais Mauá

A construção do Cais se deu em um período histórico em que Porto Alegre voltava esforços para a sua modernização, tendo inicio em 1911. Portanto, o espaço hoje é considerado um Patrimônio Histórico Nacional e Municipal. Atualmente o local passa por uma obra de revitalização, principalmente para garantir a sua preservação histórica. 

Já a Usina do Gasômetro foi inaugurada em 1928 e atualmente funciona como um espaço cultural, sendo o Centro Cultural Usina do Gasômetro, abrigando atividades populares e tornando-se um importante instrumento cultural de Porto Alegre.

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Ricardo André Frantz / wiki

6. Passeie de Catamarã ou Cisne Branco

Em Porto Alegre você pode fazer um passeio super legal pelas águas do Guaíba. Os passeios podem ser feitos de catamarã ou cisne branco, uma embarcação super charmosa. Os passeios são oferecidos por empresas privacidades e os preços variam a partir de R$ 40,00 por pessoa. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - foto: Emílio Pedroso / Gauchazh

7. Visite a Arena do Grêmio

Outro orgulho gaúcho são seus times Grêmio e Internacional, tendo inclusive a rivalidade Grenal. Mas, deixando a rivalidade de lado, a Arena do Grêmio é um dos pontos turísticos da cidade. O estádio é considerado o 7º maior do Brasil e possui uma capacidade para mais de 55 mil pessoas. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: clickdearaujo@gmail.com / wiki

8. Contemple o por do sol na Orla do Guaíba 

No final de tarde a melhor pedida é aproveitar o belíssimo pôr do sol na Orla do Lago Guaíba. O local costuma ficar cheio, tanto de turistas, quanto de moradores que desejam apreciar esse belo espetáculo da natureza! Então, quando estiver em Porto Alegre, não deixe de contemplar o belo fim de tarde no local, e o melhor: é um lindo show gratuito!

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! -  Foto: Cesar Lopes/PMPA

9. Curta a noite na Cidade Baixa 

Se quiser lugares super agradáveis, charmosos e com uma ótimo cardápio para aproveitar a noite porto-alegrense, o lugar ideal é a Cidade Baixa. É um dos bairros mais boêmios da cidade, onde concentram-se os principais restaurantes e barzinhos da cidade. Por isso, que quer aproveitar a noite, vá a Cidade Baixa em Porto Alegre.  

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Alina Souza / Correio do Povo

10. Saboreie a culinária gaúcha

E claro, como não poderia deixar de ser, ao visitar Porto Alegre aproveite para degustar as delícias típicas do estado. Em Porto Alegre é possível comer um delicioso churrasco gaúcho, além de vários doces, compotas e muito mais. O que não falta são restaurantes, churrascarias, padarias e cafés para você passear e aproveitar a culinária local. 

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS! - Foto: Revista Sabores do Sul

Visite Porto Alegre

Esses foram apenas algumas dicas que o que você, sua família e seus amigos podem fazer na cidade. Porto Alegre ainda oferece diversos outros passeios, parques, praças e pontos turísticos para você visitar. Então, aproveite uma temporada na cidade. Com certeza você irá adorar!

E não esqueça que o aluguel de temporada em Porto Alegre oferece muito mais conforto, comodidade, espaço e privacidade durante sua estadia. No portal TemporadaLivre você encontra excelente opções de casas e apartamentos de temporada para você se hospedar. Acesse e confira.

Imóveis para alugar por temporada em Porto Alegre;

Quer saber mais sobre Porto Alegre? Confira nossos outros posts no blog.

6 Curiosidades de Porto Alegre (RS) que você deveria saber

O Circuito Alternativo em Porto Alegre

Conheça os melhores lugares para dançar em Porto Alegre!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo