Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Porto Alegre: conheça 6 curiosidade sobre a capital gaúcha

27 de Outubro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Porto Alegre: conheça 6 curiosidade sobre a capital gaúcha

Porto Alegre é um destino que, além de muito bonito, reserva muitas curiosidades. É claro que ao chegar a algum lugar novo, saber o que ele tem de mais interessante é sempre algo muito divertido, além, é claro, de adquirir mais conhecimento e informações curiosas sobre o destino escolhido.

Inclusive, estas informações podem (e muito) influenciar nos passeios pela cidade, já que ao descobrir um lugar com uma história bacana, fica evidente que a curiosidade em conhecer este lugar falará mais alto, e isso pode resultar em um passeio incrível e cheio de novas experiências/sensações. Por isso, a dica é: procure saber tudinho sobre o destino e não pense duas vezes para conhecer todas as curiosidades de pertinho.

Portanto, se o seu destino é Porto Alegre (nós acertamos) - lugar de intensas belezas naturais e curiosidade para lá de interessantes -, para te deixar por dentro do que tem e rola na cidade, lá vai uma super lista com as 6 curiosidades de Porto Alegre que você deveria saber. Confira!

botão

1- Pôr do Sol no Rio Guaíba

Quando você chegar a Porto Alegre e perguntar a um dos simpáticos moradores gaúchos sobre os lugares mais bonitos para ver o pôr do sol, ouvirá com certeza que o lugar ideal para ver esse show da natureza é às margens do Rio Guaíba.

E olha, de fato, é mesmo um lugar lindo e o espetáculo natural é grandioso. Tanto é, que o pôr do sol de Guaíba já se tornou uma tradição gaúcha, porém, o lugar não se trata de um rio e sim um estuário (lugar de encontro do rio com o mar). Bom, mas a parte curiosa é que, o Rio Guaíba não existe.

O estuário Guaíba é formado pelas águas do Rio Jacuí, Rio Sino, Rio Cai e Rio Gravataí. Na região, ainda, você encontra lindas ilhas. E os melhores pontos para assistir o pôr do sol são: a Ponte do Estúrio, o Cais do Porto e a Usina do Gasômetro.

Porto Alegre
Porto Alegre - Rio Guaíba

2- Mercado Público

O Mercado Público de Porto Alegre não só pode como deve ser incluído na sua lista de passeios na cidade. Pois reserva histórias incríveis e, além disso, é um ótimo centro para compras e manifestações culturais. Foi inaugurado no ano de 1869 já com a função de reunir o comércio da capital e também servir como abastecimento para toda a cidade.

Mas o crescimento foi tão grande que, em 1912, um segundo pavimento precisou ser construído para que o comércio continuasse em alta.

Ainda no ano de 1912 o local sofreu um incêndio e parte do prédio foi destruído, mas logo depois foi restaurado. E o curioso é que o incêndio se repetiu mais duas vezes, no ano de 1976 e 1979. Já em 1941, o que resolveu atingir o prédio foi uma enchente, ficando, assim, totalmente alagado.

Após tantos acontecimentos, o Mercado Público foi tombado e se tornou Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Então, não deixe de visitar esse prédio repleto de histórias.

Porto Alegre
Porto Alegre - Mercado Público

3- Brique da Redenção

O Brique da Redenção é bem famoso em Porto Alegre, trata-se de uma simpática feirinha de artesanato que acontece do lado do Parque Farroupilha - também chamado de Parque da Redenção - um dos mais importantes da cidade. É super ver famílias perambulando pela feira e fazendo compras.

O espaço cultural já é tradição e existe desde os anos 80 e possui exposições, livreiros, algumas peças antigas colocadas à venda, apresentações de artistas de rua e artesões que criam peças no local. Ou seja, dá para passar tardes inteiras desfrutando de tudo que o lugar oferece. Tudo aquilo que for artístico e cultural pode ser desenvolvido no espaço, que se tornou Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Por isso, reserve uma tarde bonita para você e sua família visitar o Brinque da Redenção  e aproveitem tudo que este lugarzinho especial oferece.

Porto Alegre
Porto Alegre - Brique da Redenção

botão

4- A rua mais bonita do mundo

E que tal um passeio pela rua mais bonita do mundo?! A rua chama-se Gonçalo de Carvalho, está entre os bairros de Floresta e Independência, e não ganhou este apelido à toa. Toda a sua extensão é coberta por imensas árvores, todas super bem cuidadas e com um serviço de arborização exclusivo. Fazendo com que se tornasse, em 2006, Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município.

Mas foi justamente quando se tornou patrimônio que a Rua Gonçalo de Carvalho passou a atrair grupos de turistas de diversos cantos do país, que chegam com a intenção de conhecer e também registrar lindas fotos. As árvores que enfeitam e dão ainda mais charme a rua foram plantadas a cerca de 70 anos e por iniciativa dos próprios moradores.

Que continuam com o trabalho de preservação do local que, embora seja turístico, é como todas as ruas da cidade e possui circulação livre. Escolher uma manhã para caminhar por ela e apreciar seu verde é ideal, sendo assim, aproveite.

Porto Alegre
Porto Alegre - Rua Gonçalo de Carvalho - A rua mais bonita do mundo

5- Casa de Cultura Mário Quintana

Outro passeio para lá de histórico e curioso é a Casa de Cultura Mário Quintana, que até os anos 80 era um hotel. O Hotel Majestic foi construído entre 1918 e 1933, sendo o primeiro prédio de cimento armado da cidade. A sua estrutura era considerada ousada para a época e isso atraiu a atenção de moradores e turistas que chegavam a capital.

No final da década de 70 até o início da década de 80 houve uma conturbada briga entre populares, governo e iniciativa privada para que o prédio não fosse demolido, já que se tratava de uma obra única, história e de grande importância para o município.

E para acabar com essa briga, no ano de 1983, o prédio foi decretado como patrimônio histórico e recebeu instalações da nova casa cultural da cidade. Inclusive, atualmente, os visitantes podem conferir diversas obras e eventos periódicos (programação completa no site). Sendo assim, não deixe de fazer uma visitinha a este lugar incrível.

Porto Alegre
Porto Alegre - Casa de Cultura Mario Quintana

6- Gasômetro

Um belo prédio que fica na região da volta do Gasômetro - motivo do nome -, funcionava uma antiga usina de carvão mineral e que era responsável pela geração da energia elétrica da cidade. A antiga Companhia de Força Elétrica era uma subsidiária da americana Eletric, Bond & Share Co, sendo implantada na capital gaúcha em 1928 e permanecendo até 1954.

O local é ideal para quem curte observar um lindo pôr do sol a cada fim de tarde. O prédio fica às margens do Rio Guaíba (estuário), que citamos anteriormente. E lá, além de ver o sol se pondo, dá para visitar o prédio e apreciar as obras de arte expostas no mesmo. Isso sem contar, que há também, uma sala de cinema e um teatro.  É um lugar para um passeio e tanto (completo) para fazer com a família ou até mesmo com um grupo de amigos, por isso, aproveite! 

Porto Alegre
Porto Alegre - Gasômetro

 botão

Aluguel de temporada Porto Alegre

E aí, curtiu as principais curiosidades de Porto Alegre? Se sim, então partiu capital gaúcha, né?! Mas antes de pegar a estrada, a boa é dar uma olhadinha no portal TemporadaLivre e conferir as diversas opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Porto Alegre. Acesse e escolha o seu!

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Veja também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo