Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza!

23 de Abril de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza!

Você é daqueles que adora uma aventura e não cansa de estar em contato com a natureza? Pois saiba que dentro do estado de São Paulo você encontra diversas opções bem legais de destinos para a prática do ecoturismo. São regiões de muito verde, montanhas e matas preservadas para você fazer atividades, se divertir e respirar um pouco de ar puro, voltando para a rotina com as energias renovadas. 

E por isso, o TemporadaLivre separou uma lista bem interessante com 7 destinos para explorar a natureza no estado de São Paulo. Confira.

7 destinos para explorar a natureza no estado de São Paulo

  1. Juquitiba
  2. Atibaia
  3. Mairiporã
  4. Araçoiaba da Serra
  5. Cananeia
  6. Campos do Jordão
  7. Socorro

Juquitiba

Você sabia que Juquitiba possui uma das maiores áreas verdes do estado de São Paulo? Isso mesmo! A cidade localizada a menos de 80 quilômetros da capital é um dos refúgios no estado, permitindo muito contato com a natureza e atividades ao ar livre.  Toda essa preservação de sua Mata Atlântica foi possível em decorrência da lei de 1997, que visa proteger e recuperar áreas ao redores de nascentes e mananciais. 

Em Juquitiba é possível realizar diversas atividades, como trilhas, visitas à cachoeiras, fazer bote-cross em seus rios, e ainda visitar o Parque Aquático Ecológico da cidade. É um lugar bem interessante para curtir com as crianças. 

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! - Foto: Alerta Concurso

Atibaia

Atibaia também é uma cidade bem interessante se você deseja fazer ecoturismo no estado. A cidade está localizada na região metropolitana de São Paulo, a cerca de 70 quilômetros de distância da capital. Por lá, é possível visitar lugares bem bacanas, como o Museu Histórico Municipal, o Parque Municipal Edmundo Zanoni, e andar de teleférico, curtindo a vista da cidade lá de cima.

Mas, se você quer contato com a natureza, o ideal é conhecer a Pedra Grande. O local é uma área de preservação ambiental, e como o próprio nome sugere, é um grande rochedo onde é possível, através de uma trilha ou por um carro 4x4, acessar o seu pico. Lá em cima, você vai poder admirar uma vista incrível da região. Além de poder praticar rapel e voar de asa delta. 

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! - Atibaia - Pedra Grande - Foto: OS2Warp / wikipedia

Mairiporã

Quer um lugar legal para fazer ecoturismo com a família ou com os amigos? Então conheça Mairiporã, a cerca de 40 minutos de São Paulo. Por estar pertinho da capital, é um excelente destino para uma viagem bate-volta ou um final de semana prolongado para recarregar as energias. 

Em Mairiporã, você pode fazer diversas atividades ao ar livre, como trilhas e caminhadas. Um dos lugares mais visitados na cidade é o Morro Juquery ou Pico do Olho D'água. O lugar oferece uma vista espetacular da cidade, e é um bom lugar para fazer uma trilha. Além disso, você ainda pode visitar a bela cachoeira Caceia, formada pelas águas da represa Paiva Castro, do Sistema Cantareira.

Mas se quer um pouco mais de adrenalina, que tal descer o Morro Juqueri de bike? Ou então, praticar rapel na Pedreira Dib?  Ou ainda, bóia-corss no Rio Juqueri? Em Mairiporã, opções de ecoturismo é o que não faltam. 

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! - Mairiporã - Morro Juquery - Foto: Instituto de Pesquisa Tecnológica

Araçoiaba da Serra

Araçoiaba da Serra também é um destino bem interessante e oferece opções bem legais para a prática do ecoturismo. A cidade está a pouco mais de 120 quilômetros de distância da capital, bem do ladinho do Parque Nacional do Ipanema. Embora o parque não fique exatamente na cidade, mas sim em Iperó, é possível conhecer o local e ver as belezas dessa área de preservação ambiental, que abriga diversas espécies de plantas e animais. 

Em Araçoiaba você pode visitar o Morro de Araçoiaba, onde é possível ter contato com bastante mata preservada, além de fazer trilha, visitar nascentes e riachos, cascatas e lindas piscinas naturais. Ainda é possível visitar o Horto Florestal, o Lago Municipal Joubert Antônio da Rocha e muito mais.

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! - Floresta Nacional de Ipanema - Foto: ICMBio

Cananeia

A cidade de Cananeia está localizada no litoral paulista, e é banhada por um braço do oceano, chamado Mar Pequeno. A cidade fica em uma ilha, portanto a própria geográfica já favorece o local, oferecendo cenários lindos para você conhecer e visitar. O lugar é belíssimo e presenteia os visitantes com praias, mangues, áreas de mata e até dunas. 

Mas se você quer ecoturismo, em Cananeia a grande atração é a rota das cachoeiras. Por lá, você pode visitar quatro belíssimas cachoeiras, a Cachoeira Grande, a Cachoeira do Mandira, a Rio das Minas e a do Pitu. E para chegar até as cachoeiras já é uma grande aventura, pois é preciso pegar uma balsa ou um barco para poder chegar até elas. 

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! -  Cananeia - Foto: Prefeitura Cananeia

Campos do Jordão

Campos do Jordão é conhecida por seu clima mais ameno e seu ar europeu, porém a cidade também é um ótimo destino para quem quer fazer ecoturismo. Além de visitar o Parque Estadual Horto Florestal e o belíssimo Parque Amantikir, você pode ter um contato maior com a natureza visitante o Morro do Elefante. O morro possui um mirante com quase 2 mil metros de altura e você pode fazer um passeio de teleférico. O Borboletário Flores que Voam também é um lugar bem legal, onde você poderá ver diversas espécies de borboletas livres. 

Mas, para ter um pouquinho mais de adrenalina, o ideal é visitar a Pedra do Baú. O local oferece uma vista linda e ainda a possibilidade de fazer diversos esportes, como paraglider, escalada dos paredões e trilhas. É realmente um lugar imperdível. 

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! -  Campos do Jordão - Foto: Izabel Tartari / wikipedia

Socorro

Socorro está localizada a pouco menos de 150 quilômetros da capital e é conhecida como Cidade Aventura. Com esse apelido, já fica fácil saber que por lá, atividades é o que não vão faltar. Portanto, o ecoturismo e o turismo de aventura são as mais buscadas na região.

Em Socorro você pode fazer trilhas, conhecer lindas cachoeiras e ainda se aventurar em rafting pelos rios. Para os mais corajosos, ainda há a opção de praticar voo livre de parapente. Um dos lugares mais visitados da cidade é a Pedra da Bela Vista, que presenteia a todos com um por do sol de tirar o folego. 

Vale ressaltar também que a cidade integra o grupo de Estâncias Hidrominerais de São Paulo, portanto, possui fontes de águas quentinhas para você aproveitar.

Ecoturismo SP: 7 destinos para explorar a natureza! -  Socorro - Pedra da Bela Vista - Foto: socorro.tur.br

Conheça o estado de São Paulo

E aí? Gostou das nossas dicas? Tenho certeza que sim, afinal são diversas opções para você fugir um pouquinho da rotina estressante do dia a dia e poder aproveitar melhor a natureza, além claro, de se divertir muito. 

Então aproveite um final de semana com sua família ou com seus amigos em uma dessas cidades. Com certeza vocês voltarão com a bateria recarregada e prontos para começar bem a semana. 

E para descansar depois de tanta aventura. não esqueça de reservar o seu imóvel de temporada. Aqui no TemporadaLivre você encontra ótimas opções de casas e apartamentos de temporada nessas cidades e em diversas outras. Confira. 

Imóveis para alugar por temporada em SP;

E se você quiser saber mais sobre essas localidades, confira nossos outros posts no blog:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo