Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça o Parque Estadual do Cristalino

24 de Setembro de 2019 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça o Parque Estadual do Cristalino

Criado há quase 20 anos, o Parque Estadual do Cristalino é uma área de preservação de extrema importância para nossa biodiversidade. 

Localizada no norte do estado do Mato Grosso, possui a área de 184,900 hectares, abrangendo cidades como Alta Floresta, Guarantã do Norte e Novo Mundo. O parque ganhou esse nome pois suas terras estão localizadas à margem do Rio Cristalino, e portanto, servem como área de preservação também da biodiversidade das águas do rio.

Conheça o Parque Estadual do Cristalino - Foto: Edson Grandisoli /oeco.org.br

O parque foi criado após a implantação da Lei 7518, de 2001, onde em seu artigo 2º aponta  que "O Parque Estadual Cristalino objetiva garantir a proteção dos recursos hídricos e a viabilidade da movimentação das espécies da fauna nativa, preservando amostras significativas dos ecossistemas existentes na área e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa cientifica."

Ou seja, o parque está diretamente relacionado à preservação e consolidação do corredor de áreas protegidas, como a Serra do Cachimbo, assim como a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo e as áreas indígenas Kayabi e Munduruku. 

Portanto, com a preservação do Parque do Cristalino, a área se torna também uma importante base de estudos sobre a biodiversidade da região. 

O Parque Estadual do Cristalino conta com um extensa variedade de fauna e flora. Segundo informações da PROECOTUR, existem mais de 600 espécies de aves, além de diversas espécies de mamíferos e outros animais. Sem contar no Macaco-Aranha-de-Testa-Branca ou Coatá, o símbolo do parque e que está ameaçado de extinção. 

Conheça o Parque Estadual do Cristalino - Foto: fundacaocristalino.org.br

O que fazer no Parque Estadual do Cristalino

Embora o Parque Estadual do Cristalino esteja fechado para visitação turística, em seu entorno existe a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Cristalino, ou  RPPN Cristalino. Esse espaço compreende uma área particular, mas que foi transformada em reserva para garantir a preservação do espaço natural. 

Na RPPN Cristalino, além de projetos de pesquisa voltadas ao meio ambiente, existe a possibilidade da prática do turismo responsável, através do ecoturismo. 

Por lá é possível realizar trilhas em meio à mata, canoagem, observação da fauna e flora, visita às Torres de Observação, passeio de barco, além de adquirir conhecimento sobre a vasta importância do lugar.

Conheça o Parque Estadual do Cristalino

Portanto, se você gosta de praticar atividades na natureza e compreende a necessidade da preservação do meio ambiente, que tal conhecer um pouco mais sobre o Parque Estadual do Cristalino e a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Cristalino? Com certeza você vai se encantar com as belezas desse lugar tão incrível. 

E não se esqueça! Para ter uma viagem perfeita, reserve seu imóvel de temporada com o TemporadaLivre. São diversas opções de imóveis, nos melhores destinos do Brasil.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Quer conhecer outros lugares interessantes para ecoturismo? Acesse nossos posts:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo