Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Como receber turistas em tempos de pandemia?

19 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Como receber turistas em tempos de pandemia?

Com a pandemia do novo coronavírus no mundo todo, os setores de serviços e comércios precisaram se adaptar,  adotando medidas de precaução e isolamento social. Com o avanço da doença, o setor de turismo foi um dos mais afetados, pois os viajantes sentiram a necessidade de adiar as tão sonhadas férias, reagendando viagens, hospedagens ou até mesmo cancelando serviços. 

Assim, os serviços de hospedagens, como o aluguel de temporada, tiveram seus trabalhos suspensos. Por enquanto, a grande maioria dos destinos turísticos estão com proibições e restrições quanto a modalidade de hospedagens por temporada. Porém, sabemos que esse cenário é passageiro e aos poucos tudo vai voltando à normalidade. Como no caso de Gramado, por exemplo, que voltou a permitir o aluguel de temporada na região.

Porém, essa retomada é preciso ser feita com uma série de cuidados, e esses cuidados são muito importantes para que as hospedagens ocorram com bastante segurança e com o menor risco possível. Por isso, o TemporadaLivre separou algumas dicas simples, mas bem interessantes para você poder receber seus hóspedes com maior segurança quando as atividades de turismo retornarem.

1. Maior tempo entre uma hospedagem e outra

Antes da pandemia era muito comum realizar um check-out de uma hospedagem as 14h e um check-in de uma nova hospedagem as 16h. Agora, o mais indicado é que esse imóvel permaneça sem receber ninguém durante um período de 72 horas, ou seja 3 dias. Esse período é o tempo que o vírus sobrevive sobre algumas superfícies. Se não for possível esperar esse período, procure deixar um tempo de pelo menos 24 horas. Além disso, como você terá que realizar uma limpeza bem mais minuciosa do imóvel, irá precisar de um tempo maior para a próxima hospedagem

Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia!

2 Limpeza e desinfecção

Antes de receber o próximo hóspede, será necessário realizar uma limpeza bem detalhada no imóvel. Ou seja, não basta apenas tirar o pó e passar um pano no chão. Será necessário passar pano com bastante água e sabão ou com alcool 70º para que todas as superfícies sejam realmente desinfectadas, tanto nos móveis, quanto nos pisos.

Os banheiros também deverão ser lavados com bastante água e sabão, principalmente as torneiras, maçanetas, botão de descarga e vasos sanitários. Na cozinha, todos os utensílios domésticos deverão ser lavados também, como pratos, copos e talheres. 

Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia! - Limpeza e desinfecção

3. Disponibilize álcool gel

Deixe sempre na entrada do imóvel uma garrafinha de álcool gel ou álcool 70º para que sempre que o hóspede chegar da rua, poder fazer a higienização de suas mãos ou compras. Também é interessante deixar alguns avisos próximos a entrada da casa, como um cartaz indicando as principais medidas de prevenção. Também oriente os hóspedes a sempre deixarem o imóvel bem arejado quando estiverem na residência, abrindo bem as portas e janelas, deixando o ar circular.

Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia! - Disponibilize álcool gel

4. Troque todos os forros de cama, toalhas, panos de pratos e toalhas de mesa. 

Esse já é um procedimento comum em qualquer aluguel de temporada, porém, em tempos de pandemia é preciso ter a atenção redobrada. Você precisará trocar todos os lençóis, fronhas e cobertores, assim como na cozinha, trocar os panos de pratos e toalhas de mesa, mesmo que aparentemente não tenha sido usado. Como você terá mais dias entre um check-in e outro, é possível fazer a lavagem de todos esses itens para poder usá-los novamente em uma nova hospedagem. 

O mais interessante, neste momento, é disponibilizar somente a quantidade necessária para os dias de hospedagens, assim você evita ter que levar cobertores ou lençóis sem necessidade. 

Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia! - Troque todos os forros de cama, toalhas, panos de pratos e toalhas de mesa. 

5. Cuidados no check-in e check-out

Se você não possui um sistema de check-in e check-out automático, é importante ter algumas precauções nesse período. Use máscara de proteção e luvas, e peça para o hóspede usá-lo também enquanto estiver conversando com você. Também procure manter uma distância segurança.

No check-out, também tome as mesmas medidas e higienize a chave do imóvel com álcool após ela ser entregue. No momento da limpeza do imóvel, também procure usar luvas e máscara ou oriente quem for limpar a usá-los. 

Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia! - Cuidados no check-in e check-out

6. Confira as informações nos decretos municipais

Como as liberações da atividade de aluguel de temporada estão sendo realizadas via decretos municipais, antes de começar a receber seus hóspedes, é muito importante conferir as regulamentações disponibilizadas no decreto de sua cidade. Cada município irá seguir suas próprias diretrizes, por isso é importante conferir quais medidas você deverá tomar, além de saber o período em que a atividade estará liberada em sua região. 

Em Gramado, por exemplo, será preciso disponibilizar seus dados junto a um sistema para que a Prefeitura possa, posteriormente consultar essas informações. Além disso, as piscinas e áreas de lazer de prédios e condomínios não estão liberadas. Portanto, confira quais as determinações do seu município para a retomada da atividade.

Como receber turistas em seu imóvel em tempos de pandemia! - Confira as informações nos decretos municipais

Cuidado é sempre importante

Sabemos que essa retomada demandará um trabalho à mais e atenção redobrada, porém é muito importante seguir as determinações estabelecidas para que tudo ocorra com muito cuidado e segurança. É um momento que todos precisam estar ciente de suas obrigações, por isso, faça as orientações necessárias aos seus hóspedes, informe o que ele pode ou não fazer no imóvel, como visitar as áreas de lazer de um condomínio, por exemplo, ou se ele deve usar máscara sempre ao sair da casa, e assim por diante. 

Todas essas medidas é para que, muito em breve, todos possam aproveitar as suas férias sem preocupações e que aos poucos, tudo volte ao normal.

E se você possui um imóvel de temporada e ainda não é anunciante TemporadaLivre, acesse nosso portal e confira as vantagens em anunciar o seu imóvel em um site 100% brasileiro e com mais de 4 milhões de visualizações de página num único mês! Acesse aqui e faça o seu anúncio.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;

Leia também:

Coronavírus e a retomada do turismo nacional

Coronavírus e o turismo: O impacto para o Aluguel de Temporada


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo