Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça o Convento da Penha, cartão postal de Vila Velha, ES

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça o Convento da Penha, cartão postal de Vila Velha, ES

Hoje, nós vamos conhecer o Convento da Penha. Que é um dos principais cartões postais do município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Mas, além de ser um super atrativo turístico, o Convento da Penha é um lugar que reserva belas histórias, muitas curiosidades e lendas impressionantes. Isso sem contar que, o Convento da Penha foi fundado em 1558 e fica em um lugar nada convencional, no alto de um morro de 154m, no bairro da Prainha, cercado pelo verde exuberante da Mata Atlântica. E, apesar de estar bem no alto, o cenário envolve fé e muita, muita devoção, além, é claro, de possuir uma paisagem encantadora e de muita paz, o que faz com que o monumento receba milhares de visitantes todos os anos. São turistas e fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo, que buscam conhecer um pouquinho da história do Santuário dedicado a Nossa Senhora da Penha (Padroeira do Estado) e pessoas que vão até o Convento da Penha para pagar promessas subindo a escadaria de joelhos, que possui cerca de 365 degraus.

botão

Convento da Penha
Legenda

botão

Mas, se você pensa que indo ao Convento da Penha, você só terá as belezas do mesmo para apreciar.. está muito enganado. Pois, de lá, além de ter uma vista fantástica, é possível ver a Terceira Ponte, o 38° Batalhão de Infantaria logo abaixo, o Morro do Moreno passando pela Praia da Costa e grande parte da Vila Velha, Prainha, Baía de Vitória, o Mestre Álvaro - Serra e muito mais. Sendo assim, não deixe de forma alguma a sua câmera ou o seu celular em casa. Já que há lugares impressionantes que os teus olhos terão o privilégio de ver e que precisam ser registrados.

Frei Pedro Palácios: História do Convento da Penha

O Convento da Penha teve origem a partir das mãos do espanhol Frei Pedro Palácios, que em seus sonhos visualizou uma igreja no alto de um morro com duas palmeiras na recém-descoberta América. O frei, que desembarcou ao Brasil para trazer um pouco de devoção a nossa terra. Após passar uma temporada em Salvador, Pedro Palácios navegou pelo maravilhoso litoral brasileiro até aportar, em 1558, no sítio histórico da Prainha. Logo após chegar à cidade mais antiga do Estado do Espírito Santo, o frei visualizou o morro que estava em seus sonhos e pôde observar que ali era o lugar ideal para construir a igreja que havia sonhado. Já que, assim como no sonho, a igreja estava no alto de um morro.

Convento da Penha
Igreja no alto do morro - Convento da Penha

Curiosidades e lendas do Convento da Penha

Histórias e lendas rodeiam o Convento da Penha, sabia? Inclusive, uma delas é o surgimento de uma fonte no início das obras da igreja. Na qual foi batizada como fonte de Nossa Senhora e possibilitou a realização das obras, mas, misteriosamente, depois que as obras se encerraram, a fonte secou. Mas esta não é a única curiosidade, viu?! Pois, falam-se também, da procissão marítima que ocorreu no ano de 1769, época em que a seca castigava a região.. Segundo a lenda, durante o período terrível de seca, as matas do morro seguiam verdes e viçosas, enquanto o restante não possuía uma folha verde sequer. Porém, logo após a abençoada procissão, finalmente a chuva caiu.

A curiosidade foi retratada em uma das telas do pintor Benedito Calixto, que se encontra nas paredes do santuário.

botão

Missas e visitas no Convento da Penha

No Convento da Penha, você poderá participar das missas que são celebradas diariamente ou simplesmente visitar e conhecer um pouquinho mais deste lugar incrível. 

Horários das  Missas no Convento da Penha:

De segunda a sexta-feira: 06h00, 07h00, 08h00, 09h30 e 15h00.

Sábado: 06h00, 07h30, 09h00, 11h00, 14h00 e 16h00.

Missa da Saúde (Campinho): 2ª quarta-feira do mês - às 15h00.

Horário de funcionamento para visitas no Convento Penha:

De Segunda-feira a Sábado - 05h15 às 16h15.

Domingo - 04h15 às 16h25.

Aluguel de temporada Vila Velha

E aí, gostou desta fantástica sugestão de cartão postal para conhecer? Aposto que sim, pois o Convento da Penha é realmente incrível. E, além de ser um excelente local para  estar em perfeita harmonia e contato com Deus, é um lugar repleto de coisas e sensações que só ele pode nos proporcionar. Sendo assim, quando organizar a sua viagem a Vila Velha para conhecer cada cantinho deste lugar maravilhoso, não se esqueça de um item super importante: a hospedagem. Para isso, dê uma olhadinha no portal TemporadaLivre e confira as diversas opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em Vila Velha.

botão

Veja também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo