Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 comidas típicas do litoral paranaense para você conhecer!

09 de Junho de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 comidas típicas do litoral paranaense para você conhecer!

Paraná, embora pouco lembrando quando o assunto é destino de viagem, é um estado incrível e que guarda tesouros escondidos, tanto em praias, pontos históricos, quanto em pratos típicos, que deliciam o paladar de moradores e turistas que decidem passar a temporada em alguma cidade do litoral paranaense. Com uma cultura que une diferentes tradições e estilos, a culinária paranaense merece destaque, por isso, separamos uma lista com 5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer. 

Anote as 5 comidas típicas do Paraná que você precisa experimentar!

Se você está pensando em passar as férias no litoral do Paraná, então será muito bem servido nos restaurantes da região, sobretudo se aprecia frutos do mar, afinal, estamos falando dos municípios do litoral. Então, que tal saborear essas delícias quando estiver no litoral paranaense? Com certeza você irá adorar.

  • Tainha, um clássico do litoral do Paraná!
  • Caranguejo, uma iguaria do litoral paranaense!
  • Barreado, um prato de Morretes que conquistou o mundo!
  • Não deixe de saborear pescada e camarão à milanesa!
  • Ostra assada ou marinada no limão!

Tainha, um clássico do litoral do Paraná!

A tainha é um peixe muito comum na região sul, por isso se tornou um dos queridinhos nos pratos dos paranaenses. E o mais interessante é que existem diferentes receitas que utilizam a tainha como ingrediente. Pode ser assada, aberta e recheada, frita e várias outras variedades. E além de tudo, é uma delicia. 

5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer! - Tainha - Foto: Divulgação/GazetaDoPovo

Caranguejo, uma iguaria do litoral paranaense

Um dos frutos do mar mais saboreados no litoral do Paraná é o caranguejo. Inclusive, desde 2003 a cidade de Pontal do Paraná promove em Janeiro o Festival do Caranguejo no Pontal do Paraná, onde você pode experimentar essa iguaria em diferentes pratos diferentes. 

Além disso, no Paraná também há uma grande produção dos caranguejos-uça devido os mangues que se formam no litoral. Portanto, ao visitar o litoral paranaense, você não pode deixar de saborear um delicioso caranguejo.

5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer! - Caranguejo 

Barreado, um prato de Morretes que conquistou o mundo

O prato típico e mais famoso do litoral paranaense é o saboroso Barreado. A receita é realizada com carne bovina, cozida em uma panela de barro até desmanchar. Depois, é misturado em farinha de mandioca e servido com bananas.

Ou seja, é um prato super diferente e que você precisa experimentar. Tenha certeza que irá adorar. 

5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer! -  Barreado - Foto: Joel Rocha/Visite o Brasil

Não deixe de saborear pescada e camarão à milanesa

Praia combina com aquela porção de camarão, não é mesmo? Então, que tal provar um  camarão à milanesa? Nas praias do Paraná você poderá degustar deliciosas pescadas e camarões à milanesa e fritinhos na hora. E ainda, pode desfrutar de tudo isso em um barzinho ou lanchonete de frente para o mar!

5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer! - Camarão à Milanesa. 

Ostra assada ou marinada no limão

Outro fruto do mar muito apreciado no litoral paranaense são as ostras. Você comê-la assada ou crua. Para assá-la, basta colocá-la na churrasqueira por alguns minutinhos, ela irá abrir a casca e você poderá degustá-la. 

Mas se você quer experimenta-la crua, só abrir sua casca, jogar um pouco de limão e comer! Ambas as formas são uma delícia! 

5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer! - Ostras

Ah, mas vale ressaltar que muitos alimentos aqui selecionados incluem frutos do mar, como ostras e camarão, por isso, se tiver alguma alergia a esse tipo de alimento, é melhor não arriscar. Porém, ainda existem outras opções interessantes para você, como o Barreado, por exemplo.  

Onde se hospedar no litoral do Paraná?

Agora que você já sabe o que saborear em sua viagem para o litoral paranaense, precisa programar todos os detalhes da sua viagem. Uma das coisas mais importantes é a hospedagem. Você pode reservar um imóvel de temporada e curtir a suas férias com muito mais privacidade, conforto e espaço. 

Portanto, se está pretendendo ir para o litoral paranaense, o TemporadaLivre tem imóveis em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná para escolher aquele mais atender a sua necessidade. Só acessar nosso site e escolher a casa ou o apartamento ideal para você. 

Imóveis para alugar por temporada todo o litoral Paranaense;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo