Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha: veja as opções

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha: veja as opções

O sul do Brasil possui cenários lindos e destinos muito interessantes para você conhecer e curtir uma temporada. Na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é possível visitar cidades encantadoras e que oferecem diferentes tipos de passeios e de atrações. Engana-se quem pensa que a Serra Gaúcha é só destino de inverno. Por lá, é possível aproveitar qualquer época do ano e conhecer lugares lindos e históricos

Por isso, o TemporadaLivre separou uma pequena lista com 5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha. Confira:

Cidades para conhecer na Serra Gaúcha!

A Serra Gaúcha, como o próprio nome diz, é uma região montanhosa do Rio Grande do Sul localizado próximo a serra, um pouco antes do litoral do estado. Por lá é possível conhecer diversos destinos bem interessantes, seja para uma viagem em família, em amigos ou em casal.

Hoje, o TemporadaLivre separou apenas 5. Mas ainda há várias outras opções para você visitar.

  1. Gramado e Canela
  2. Bento Gonçalves
  3. São Francisco de Paula
  4. Garibaldi
  5. Nova Prata

1. Gramado e Canela

Claro que não podemos deixar de começar essa lista sem falar das duas cidades mais famosas da Serra Gaúcha: Gramado e Canela. Também colocamos as duas no mesmo item pois as cidades são vizinhas, a menos de 10 quilômetros de distância. Ou seja, com poucos minutinhos você conhece ir de Gramado à Canela e vice e versa.  Portanto, as cidades são praticamente uma só e você pode visitar as atrações das duas. 

Nas cidades, o que faz mais sucesso são suas fábricas de chocolates. Além disso, você pode visitar diversos parques, como o Parque Terra Mágica Florybal, Mini Mundo, o Alpen Park, ver neve em Snowland, visitar o GramadoZoo, o museu de cera Dreamland, ou passear e comer em deliciosos restaurantes na Rua Coberta

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha! - Lago Negro - Gramado Foto: serrasgauchas

2 .Bento Gonçalves

Bento Gonçalves está a cerca de 120 quilômetros de Gramado e é conhecida como a Capital Brasileira do Vinho. Na cidade estão localizadas os vinhedos nacionais mais famosos, como a Casa Valduga e Vinhos Salton. Portanto, é um lugar super interessante para quem quer fazer uma rota do vinho, visitando esses vinhedos e degustando deliciosos vinhos e espumantes. 

Além das vinícolas, a cidade ainda oferece outras opções de passeios, como um diferente passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa; fazer o trajeto do Caminho de Pedras, onde é possível conhecer um pouco mais da história local e de seus imigrantes italianos; ou para quem gosta de esportes mais radicais, conhecer o Parque Gasper e pular de bungee jump, andar de tirolesa, praticar arvorismo, rapel e muito mais. 

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha! - Bento Gonçalves - Foto: Revista Publiracing

3. São Francisco de Paula

Quer ter um contato maior com a natureza? Então São Francisco de Paula é o lugar ideal. A cidade fica a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre e a 45 quilômetros de Gramado. As grandes atrações de "São Chico" são suas belezas naturais, com muitos campos de araucárias, rios e muitas cachoeiras. 

Por lá é possível realizar algumas trilhas e explorar um pouco dessas lindas paisagens naturais, conhecendo as cachoeiras e montanhas. Como a cidade é pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes, é um ótimo lugar para descansar e aproveitar alguns dias curtindo a vida sem pressa, apenas desfrutando de um ambiente tranquilo e de ar puro.

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha! - São Francisco de Paula - Foto: Msadp06 / wikipedia

4. Garibaldi

Garibaldi está localizada bem do ladinho de Bento Gonçalves, e como a sua vizinha, também possui o nome de uma grande personalidade Gaúcha. Anita Garibaldi, assim como Bento Gonçalves, teve uma importante e ativa participação na Revolução Farroupilha, que até hoje é um dos marcos históricos mais importantes do Rio Grande do Sul.

Na cidade de Garibaldi é conhecida como a Capital do Espumante, oferecendo a Rota do Espumante para quem deseja apreciar e degustar deliciosas bebidas produzidas por lá. Por lá, as vinícolas mais conhecidas são a Peterlongo e a Cooperativa Garibaldi. 

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha! - Garibaldi - Foto: Prefeitura Garibaldi

5. Nova Prata

A cidade de Nova Prata também é um destino bem interessante. Talvez você ainda não tenha ouvido falar dela, mas a cidade é conhecida por suas fontes naturais de águas termais, ganhando destaque na região. O Complexo Hidrotermal Caldas de Prata é o parque aquático de águas termais de Nova Prata e vem atraindo milhares de turistas que desejam aproveitar suas piscinas de aguas quentinhas e aconchegantes.

Além do parque, ainda é possível visitar alguns casarões antigos no centro da cidade, visitar museus e parques, e ainda conhecer as pedreiras de exploração do basalto. 

5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha! - Nova Prata Foto: Facebook Caldas do Prata

Conheça a Serra Gaúcha

Além dessas cidades, você ainda pode conhecer lugares bem legais como Nova Petrópolis, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Três Coroas e muito mais. Todas essas cidades fazem parte da Serra Gaúcha e são excelentes opções de destinos de viagem. 

E não esqueça que para ter uma viagem ainda mais interessante, o melhor é se hospedar em uma casa ou apartamento de temporada. Você terá todo o conforto e aconchego de uma casa completa e inteira para você e sua família.

Acesse o portal TemporadaLivre e confira as melhores opções de casas e apartamentos de temporada na Serra Gaúcha e diversas outras regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

Imóveis para alugar por temporada em Rio Grande do Sul;

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo