Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

10 destinos turísticos no Maranhão

19 de Agosto de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

10 destinos turísticos no Maranhão

O estado do Maranhão reserva diversas atrações tanto históricas, quanto naturais. São diversas cidades espalhadas pelo estado e cada uma conta com sua beleza própria.

Nesse blog vamos te apresentar 10 destinos imperdíveis para você conhecer no Maranhão. Confira:

1. São Luís do Maranhão

São Luís é a capital do Maranhão e possui um centro histórico incrível, com aproximadamente 4 mil construções. Uma parte dessas construções tem reconhecimento pela Unesco como Patrimonio Cultural, já que foram construídas sob influência espanhola, francesa, portuguesa e holandesa. 

A cidade também possui seu lado moderno com prédios e shoppings que contrastam com o centro histórico cheio de ruas estreitas e casarões da antiguidade. 

O seu grande destaque se dá pelas praias que quando se encontra com a maré alta, as ondas se quebram quando batem fortemente nos muros da praia. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Maxwell Mariano

2. Barreirinhas

Para quem sonha em conhecer os Lençóis Maranhenses, a cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada. Os lençóis é um dos destinos de ecoturismo mais belos do nosso país e atraí turistas de todas as partes do mundo durante o ano inteiro.  

A cidade possui tudo que se precisa para visita o Parque Nacional e conta com várias agências parceiras de turismo que oferecem passeios pelas dunas. Esses passeios são feitos com guia em veículos 4x4 ou de barco. 

10 destinos turísticos no Maranhão  - Foto: Caviquiolo

3. Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão também é uma das portas de entrada para visitas aos Lençóis Maranhenses e conta com várias opções de passeios no Parque Nacional. 

A cidade veio ganhando destaque a pouco tempo, pois antigamente a cidade não possuía um acesso fácil por conta de suas estradas de areia, sendo possível circular apenas de veículos 4x4. Com o tempo, a cidade foi asfaltada e foi ganhando mais infraestrutura para receber turistas. O destino é imperdível e vale muito a pena a visita. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Sergio Pereira.

4. Imperatriz

A cidade de Imperatriz não é uma das mais estruturas para a recepção de turistas no Maranhão, mas, apesar disso Imperatriz conta com aeroporto próprio e uma variação de hospedagens. Além disso, a cidade é a porta de entrada para quem quer conhecer a Chapada das Mesas.

Imperatriz possui diversas belezas naturais, valendo a pena passar pelo menos um dia inteiro para aproveitar ainda mais essa cidade. As paradas obrigatórias para quem vai conhecer Imperatriz é a Praia do Cacau, Praia do Meio e o calçadão extenso que fica na beira do Rio Tocantins. 

5. Alcântara

Para quem está em São Luís do Maranhão, vale a pena realizar uma viagem de bate e volta até a cidade histórica de Alcântara que está localizada ao lado oposto da Baía de São Marcos.  

A travessia é feita de barco e dura entorno de 30 minutos até o Porto do Jacaré. Depois, basta subir a Ladeiro do Jacaré rumo ao Largo Central. Por lá, você encontra incríveis construções históricas como as ruínas da Igreja Matriz de São Matias, cadeia e o Pelourinho. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Luiz Felipe Sahd

6. Carolina

Localizada às margens do Rio Tocantins no Sul do Maranhão, a cidade de Carolina é outra porta de entrada para conhecer a Chapada das Mesas. Na cidade você encontra diversos passeios de veículos 4x4 que vão até o Parque Nacional, cachoeiras, grutas, piscinas naturais e balneários. 

A Chapada das Mesas ainda é pouco explorado, já que não é tão conhecido quanto se parece. Porém, quem visita se surpreende com sua ótima infraestrutura em algumas áreas turísticas com o complexo da Pedra Caída. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Otávio Nogueira

7. Riachão 

As cidades de Riachão e Carolina são as principais cidades que possuem atrações naturais da Chapada das Mesas dividas em seus municípios.

Além do famoso Parque Nacional da Chapada das Mesas, a cidade de Riachão possui incríveis atrativos naturais como o Poço Azul e o Encanto Azul, que estão preservados dentro de áreas particulares. Possui complexos com ótimas infraestruturas como o Poço Azul. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Pé na Estrada

8. Estreito

Localizada às margens do Rio Tocantins, a cidade de Estreito recebeu esse nome por conta da parte estreita que o Rio Tocantins possui. Nessa região possui duas pontes, uma rodoviária e outra ferroviária, que ligam os estados de Tocantins e Maranhão.

Na cidade também está a Usina Hidrelétrica Estreito, que foi inaugurada no ano de 2012. Além disso, a cidade possui algumas incríveis praias banhadas pelo Rio Tocantins. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Programa de Aceleração do

9. Balsas

Considera da décima maior cidade do estado, a cidade de Balsas está localizada no Centro-Sul do Maranhão, a aproximadamente 170km da cidade de Carolina. 

A cidade de Balsas possui atrações históricas e naturais que encanta a todos que visitam. Seu maior destaque se dá pela Cachoeira do Macapá, que possui 65 metros de altura e é considerada a maior cachoeira da região. 

Do lado esquerdo do Rio das Balsas está a Igreja Matriz de Santo Antônio, Catedral do Sagrado Coração de Jesus e alguns casarões tombados pelo Patrimônio Histórico da cidade.

10-destinos-turisticos-no-maranhao - Foto: Carlos Biah

10. Tutóia 

A cidade de Tutóia é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba e possui incríveis passeio e praias. Os passeios que mais ganham destaque pela cidade são os passeios aos Pequenos Lençóis, Revoada dos Guarás, Delta do Parnaíba e as belas praias como a Praia da Andrezza, Praia da Barra, Praia do Arpoador e entre outros. 

10 destinos turísticos no Maranhão - Foto: Jefferson Coppola

Onde se hospedar? 

Agora que você já sabe quais são os destinos turísticos no Maranhão, basta escolher um dele e programar a sua próxima viagem. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também:

Riachão Maranhão – 9 razões para você visitar

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão

Descubra tudo sobre o paraíso de Carolina, no Maranhão!

 

Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo