menu

Ainda não sabe para onde ir?
Veja nossas dicas de viagem:

Para a Família
Para a Galera
Para Relaxar
Agito e Curtição

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão

30 de Maio de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão

São Luis é a capital do estado do Maranhão, localizado na região nordeste do país. A cidade é um destino turístico bastante interessante na região e, por se tratar de uma ilha, possui vários locais bonitos para você conhecer, principalmente as praias, que cercam toda a sua extensão.

A cidade foi fundada por franceses, em 1612, além de possuir uma forte colonização holandesa e portuguesa. Por isso, conta com uma cultura bastante variada, além de um rico patrimônio histórico

São Luis também conta com diversos apelidos bastante carinhosos, que enaltecem suas características. A cidade é conhecida como a "Capital Brasileira do Reggae" e "Jamaica Brasileira" por conta de sua tradição com o estilo musical, além de contar com um Museu do Reggae, o primeiro fora da Jamaica. Também é conhecida como "Ilha do Amor", "Ilha Bela" e "Ilha Rebelde", fazendo referência a sua característica geográfica. Além de "Cidade dos Azulejos" e "Capital da França Equinocial", por suas influências de colonização.

Com isso, já é possível perceber que São Luís oferece uma rica cultura aos seus moradores e visitantes, contando com vários locais interessantes para você conhecer e visitar. 

Então, confira agora 8 dicas de passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão. 

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão - Foto: Divulgação / G1

Passeios indispensáveis em São Luis do Maranhão

  1. Centro Histórico de São Luís
  2. Museu histórico e artístico do Maranhão
  3. Palácio dos Leões
  4. Igreja matriz da Sé
  5. Lagoa de Jansen
  6. Praias 
  7. Rua Portugal
  8. Casa das Tulhas

Centro Histórico de São Luís

Por possuir mais de 400 anos de história, São Luís conta com diversas construções históricas, principalmente em seu Centro Histórico. Por isso, ao visitar São Luís, não deixe de conhecer esse lugar que preserva boa parte do seu passado. 

O Centro Histórico foi tombado em 1974, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e grande partes de suas construções preservam a característica da aplicação de azulejos em sua fachada, tradição advinda dos portugueses. 

Alguns pontos ainda não foram revitalizados, por isso, alguns prédios estão abandonados, mas ainda sim, é um passeio interessante. 

Foto: UnB Agência/Flickr/creative commons

Museu histórico e artístico do Maranhão

Museu histórico e artístico do Maranhão está localizado em um antigo casarão construído em 1836. Atualmente abriga um importante acervo sobre o estado, contando com mais de 10 mil peças, como mobiliários, azulejos, porcelanas, pinturas, esculturas, vidros, cristais, arte sacra de diferentes tradições, além de obras de Aluísio de Azevedo.

O museu está localizado na Rua do Sol, 302, no centro de São Luís. 

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão Foto: Lyssuel Calvet via wiki

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é a sede do governo do estado do Maranhão e está localizada no Centro Histórico da cidade, em uma área considerada patrimônio histórico. 

O local é um importante símbolo cultural maranhense, sendo que sua construção teve início ainda em 1612, ainda por comando da monarquia francesa. Nos anos 90, o prédio passou por uma grande revitalização, sendo concluído em 2003.

Está localizado na Rua Dom Pedro II, no centro de São Luís, e conta com visitas guiadas gratuitas, todas as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30.

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão -  Palácio dos Leões Foto: Claudinez Lacerda

Igreja Matriz da Sé

Na mesma praça onde está localizada o Palácio dos Leões, encontra-se a Igreja Matriz da Sé. A igreja foi inaugurada em 1699, contando com mais de 320 anos de história. A sua construção é imponente, em estilo construída neoclássico e com altar-mor revestido de ouro.

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão -  Foto: Luís Guilherme via wikipedia

Lagoa da Jansen

Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, conhecido apenas como Lagoa da Jansen, é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local possui cerca de 150 hectares de área e foi fundado em 1988. Sua construção se deu devido diversas modificações ocasionadas pela modernização da cidade, ou seja, a lagoa foi formada por intervenção humana.

Hoje, a região é uma das mais nobres da cidade e conta com vários bares, restaurantes, boates, pizzarias e oferecendo vários atrativos culturais, como shows e apresentações. 

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão - Foto:  Joraga jo via wiki

Praias 

E não podemos esquecer das belas praias de São Luis. Embora, infelizmente alguns praias sejam impróprias para banho, existem ainda muitas outras que atraem os banhistas de diversas regiões do Maranhão e até de outros estados. 

Praia da Guia, por exemplo, é um lugar perfeito para quem deseja paz e tranquilidade, já que é mais procurados pelos pescadores da região. A praia de Pontal D'Areia é a mais conhecida e a mais movimentada da cidade, sendo bastante frequentada por jovens. Sua orla conta com barzinhos e quiosques. Já na Praia de São Marcos está localizada a Estátua dos Pescadores, um dos cartões-postais da cidade. A Praia de Olho D'água é perfeita para quem deseja praticar kitsurf, e suas falésias deixam o cenário ainda mais charmoso. Por fim, a praia de Calhau é a mais bem localizada, contando com um calçadão bastante procurado para caminhadas e quiosques que servem petiscos e oferecem música ao vivo. 

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão -  Praia de Ponta D'Areia - Foto: Aretha Ramos via wiki

Rua Portugal

A Rua Portugal é uma das mais famosas da cidade. Ali, encontra-se diversos casarões históricos revestidos com os tradicionais azulejos coloniais. Alguns desses casarões abrigam tradicionais pontos, como a Casa do Nhozinho, um museu com quatro andares e que abriga um acervo sobre a arte maranhense; e o Mercado das Tulhas ou Casa das Tulhas.

8 passeios indispensáveis para se fazer em São Luís do Maranhão

Casa das Tulhas

A Casa das Tulhas ou Mercado das Tulhas é como um mercadão que oferece o melhor da tradição maranhense. Por lá são comercializados diversos produtos regionais como, grãos, temperos, artesanatos, e as tradicionais cachaças e  a tiquira, que é um destilado de mandioca bastante conhecido na região. 

O lugar é ótimo para quem quer provar as delícias locais e ainda comprar lembrancinhas de viagem. 

Foto: Foto: Karlos Geromy / O Imparcial

Conheça São Luis do Maranhão

E aí? Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a capital maranhense? Então aproveite e planeje agora mesmo a sua viagem para essa cidade tão bonita e encantadora. 

Se quiser saber mais sobre São Luis, confira algumas dicas que o TemporadaLivre separou para você no post Motivos para conhecer São Luis.

Imóveis para alugar por temporada em São Luis


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

Protocolo sugerido de Higienização TemporadaLivre 2021

06/04/2021
Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

Confira agora mesmo as datas dos feriados prolongados de 2020!

24/12/2019
Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

Conheça os principais pontos turísticos de Camaçari - Bahia

06/12/2019
Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

Cresce o uso da internet para a busca de hospedagens

11/11/2019
divisor de conteúdo