Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro

01 de Abril de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro

Localizada a apenas 18 km ao norte da vibrante capital pernambucana, Recife, encontra-se a encantadora cidade de Paulista. Com uma das maiores reservas florestais do estado e uma faixa litorânea deslumbrante estendendo-se por 14 km, Paulista é um destino turístico imperdível no nordeste brasileiro.

As praias e o turismo ecológico são os principais atrativos de Paulista, atraindo visitantes de todas as partes em busca de sol, mar e natureza intocada. Entre as jóias costeiras da cidade estão as praias de Enseadinha, Janga, Pau Amarelo, Praia do Ó, Conceição e Maria Farinha.

Como chegar em Paulista, PE?

Paulista é facilmente acessível a partir de Recife, com opções de transporte público, táxis e aluguel de carros disponíveis. A viagem de carro leva aproximadamente 30 minutos, seguindo pela BR-101 Norte em direção a Natal e pegando a saída para Paulista.

Já quem preferir o transporte público pode optar por ônibus que partem regularmente da capital em direção à cidade.

O que fazer em Paulista, PE?

1. Praia da Enseadinha

Esta praia é a porta de entrada para o paraíso de Paulista. Com uma extensão de aproximadamente 700m, suas águas calmas são perfeitas para banhos e atividades náuticas. Além disso, a Enseadinha é um importante local de desova de tartarugas marinhas, monitorado pelo IBAMA.

Conheça as belas praias de Paulista em Pernambuco
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Qual Viagem

2. Praia do Janga

Conhecida como um refúgio tranquilo, a Praia do Janga oferece águas cristalinas e uma ampla faixa de areia dourada. É o local ideal para relaxar e desfrutar de um dia de sol, praticando esportes como caiaque e jet ski.

Praia do Janga, Paulista (PE) | Praia de pernambuco, Paulista, Praias  brasileiras
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Edilson Moura

3. Praia de Maria Farinha

Com sua beleza natural deslumbrante, esta praia é um verdadeiro tesouro de Paulista. Suas águas calmas são perfeitas para nadar e praticar esportes náuticos como vela e windsurf.

Além disso, os visitantes podem desfrutar de passeios de barco ou catamarã, explorando os manguezais locais e pontos turísticos como o Porto Artur e os Pocinhos Naturais.

Praia de Maria Farinha, Pernambuco
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Brasil Turismo

4. Praia de Pau Amarelo

Este pequeno recanto oferece um clima aconchegante e águas tranquilas, ideais para banhos e esportes aquáticos como vela e caiaque.

Os visitantes também podem explorar o histórico Forte de Pau Amarelo, que oferece vistas panorâmicas da costa e é um local perfeito para fotografias memoráveis.

Paulista, Pernambuco. Brasil. * "Praia do Forte" em "Pau Amarelo". | Beach,  Around the worlds, Outdoor
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Pinterest

5. Igreja de Santa Isabel

Um marco histórico de Paulista, esta igreja, construída em homenagem à matriarca da família Lundgren, é um exemplo impressionante de arquitetura colonial.

Os visitantes podem explorar seu interior ricamente decorado e aprender sobre a rica história religiosa da região.

Católicos iniciam festividades da Co-padroeira de Paulista, Rainha Santa  Isabel de Portugal - Prefeitura do Paulista - Cuidando da cidade,  trabalhando pra você.
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Prefeitura do Paulista

6. Igreja Nossa Senhora da Conceição

Esta igreja, construída em 1842, é um testemunho da rica história de Paulista e uma visita obrigatória para os amantes de arquitetura colonial.

Seu estilo arquitetônico simples, mas elegante, e sua localização à beira-mar a tornam um local encantador para uma visita tranquila e contemplativa.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição data do século 19 - Prefeitura do  Paulista - Cuidando da cidade, trabalhando pra você.
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Prefeitura do Paulista

7. Forte do Pau Amarelo

Este forte histórico, tombado como patrimônio nacional, oferece aos visitantes uma visão fascinante do passado de Paulista e sua importância estratégica ao longo dos séculos.

Os visitantes podem explorar suas muralhas bem preservadas e desfrutar de vistas deslumbrantes do oceano e dos arredores.

Em Paulista, Forte de Pau Amarelo passa por manutenção - Prefeitura do  Paulista - Cuidando da cidade, trabalhando pra você.
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Prefeitura do Paulista

8. Rio Timbó

Um passeio de barco pelo Rio Timbó é uma experiência imperdível em Paulista, permitindo aos visitantes explorar os manguezais locais e descobrir a rica biodiversidade da região.

Os passeios oferecem oportunidades únicas para observar a vida selvagem local, incluindo aves marinhas e crocodilos, enquanto aprendem sobre a história e cultura da cidade.

Com elogios da população, balsa volta a operar no Rio Timbó entre Paulista  e Igarassu - Prefeitura do Paulista - Cuidando da cidade, trabalhando pra  você.
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Prefeitura do Paulista

9. Centro Histórico Consolidado

Datado do início do século, este centro histórico é um testemunho vivo da rica herança cultural e industrial de Paulista, com suas fábricas antigas e belas igrejas.

Os visitantes podem explorar as ruas de paralelepípedos e admirar a arquitetura colonial, enquanto aprendem sobre a história da cidade e seus habitantes.

Ficheiro:Centro-paulista-pe.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: Wikipédia

10. Parque Aquático Temático Veneza Water Park

Para diversão em família, o Veneza Water Park oferece uma variedade de toboáguas, piscinas e outras atrações aquáticas para todas as idades.

Os visitantes podem passar o dia se refrescando nas piscinas, deslizando pelos toboáguas emocionantes ou relaxando nas áreas de descanso. O parque também oferece opções de restaurantes e lanchonetes para refeições e lanches durante o dia.

Veneza Water Park | Verão é no Veneza!
Paulista, PE: Um tesouro natural e histórico no Nordeste brasileiro - Foto: www.venezawaterpark.com.br

Onde se hospedar em Paulista, PE?

Para que sua viagem seja ainda mais incrível é preciso escolher uma hospedagem com conforto, segurança e privacidade, não é mesmo? Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre para se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja mais:

Pernambuco e os melhores destinos para visitar

Conheça as praias de Tamandaré, no Pernambuco

As belezas do nordeste: Piauí, Pernambuco e Paraíba


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo