Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça os principais sítios arqueológicos no Brasil

14 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça os principais sítios arqueológicos no Brasil

Você sabia que o Brasil possui diversos sítios arqueológicos e muitos deles são abertos para visitação? Isso mesmo, você pode conhecer esses lugares tão importantes para a nossa história e ciência, que guardam informações muito relevantes e fundamentais para os estudos de nosso planeta e todo o desenvolvimento da Terra e da espécie humana. 

Sítios arqueológicos são locais onde constam algum tipo de vestígio de ocupação humana, sendo esses vestígios, na maioria das vezes, as inscrições rupestres, restos de ferramentas e utensílios e muito mais. No Brasil, há milhares de sítios arqueológicos registrados, sendo que alguns deles se concentram em parques de preservação ambiental.

E para você conhecer um pouco mais sobre esses lugares e, quem sabe, planejar uma viajar para lá, o TemporadaLivre separou uma lista com 5 principais sítios arqueológicos do Brasil. Confira!

5 principais sítios arqueológicos do Brasil

  1. Parque Nacional Serra da Capivara - PI
  2. Parque Nacional do Catimbau – PE
  3. Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RO
  4. Parque Nacional do Jaú - AM
  5. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - MG

1. Parque Nacional Serra da Capivara - PI

Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí, próximo a divisa com o estado da Bahia. O parque é um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, tendo sido instituído em 1979 e, desde 1990 abrange uma área de mais de 135 mil hectares. Em 1991, o parque foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O Parque da Serra da Capivara preserva grande paredões e rochas de arenito em que estão presentes diversas gravuras rupestres. Inclusive, o parque é considerado o como sendo o de maior concentração de sítios arqueológico da América Latina, tendo mais de 173 sítios catalogados em sua área, no qual a maioria são abertos à visitação. 

Os principais sítios arqueológicos no Brasil! - Foto: Artur Warchavchik  / wikipedia 

2. Parque Nacional do Catimbau – PE

No Pernambuco você pode conhecer o Parque Nacional do Catimbau. O parque é bastante bonito e apresenta diversas formações rochosas que foram sendo esculpidas naturalmente com o tempo, apresentando grande paredões de pedras, cânions e rochas de formatos únicos. Criado em 2002, o parque atua como uma área de preservação de todo o ecossistema da região, incluindo as espécies da fauna e da flora nativa.

Você pode visitar o parque passeando por suas trilhas, conhecendo e se admirando com uma paisagem bastante diferente e rica, além de conhecer alguns pontos onde há preservado algumas gravuras rupestres.

Os principais sítios arqueológicos no Brasil! - foto: Guilherme Jófili / wikipedia

3. Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RO

Ao contrário dos outros dois, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada não é um parque com diversas formações e resquícios de antigas civilizações, mas sim um único sítio arqueológico, mas com uma grande importância história. 

Como o próprio nome sugere, o sítio arqueológico Pedra Pintada é uma grande rocha de mais de 35 metros de altura que forma uma grande caverna. No seu interior foram encontrados diversas gravuras e artefatos rupestres, como ferramentas, cerâmica e até pedras de colar. Para visitar a caverna é preciso solicitar uma autorização junto a Funai, já que o sítio está localizado dentro de um território indígena. 

Os principais sítios arqueológicos no Brasil! - Foto: Blog Amazônia em imagens / wikipedia

4. Parque Nacional do Jaú - AM

Com uma área de mais de 2 milhões de hectares, o Parque Nacional do Jaú é uma importante área preservação ambiental localizado no Amazonas. Todo o parque preserva uma mais maiores florestas úmidas do mundo e protegendo quase que o Rio Jaú em sua totalidade. Além dessa importância ambiental, o parque foi formado sobre antigas formações rochosas super antigas, com mais de 500 milhões de anos, e algumas mais "recentes", com 6 milhões de anos. Assim, o parque também abriga um importante sítio arqueológico, preservando vestígios de antigas civilizações, como pinturas e inscrições rupestres. 

Para visitar o parque você precisa preencher uma autorização de entrada. Para obter esse formulário só solicitar pelo e-mail parnajau@icmbio.gov.br ou indo até o escritório do parque, na Avenida do Turismo, nº 1350, em Manaus.

Foto: Marcos Amend/ ICMBio / WWF Brasil

5. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - MG

Minas Gerais também oferece várias áreas de preservações ambientais, sendo que o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um deles. , além de possuir diversos sítios arqueológicos registrados em seu anterior. O parque está localizado na região norte do estado e conta com uma área de mais de 56 mil hectares. 

O parque é aberto a visitação e você pode realizar algumas trilhas no seu interior, passando por formações rochosas milenares e encontrando vestígios de antigas civilizações pintados em suas pedras. Suas cavernas são suas principais atrações, onde é possível observar em detalhes as gravuras nas rochas. 

Os principais sítios arqueológicos no Brasil! - Foto: Faagoncalves  / wikipedia

Conheça esses sítios arqueológicos no Brasil

Viu que interessante. Além de se divertir, você ainda pode conhecer muito sobre os primeiros povos que habitam o Brasil e ter contato com todos esses lugares incríveis e fascinantes. Então organize a sua viagem agora mesmo e visites os diversos sítios arqueológicos espalhados em todo o Brasil.

Não esqueça também de fazer a sua reserva em nosso portal. Acesse TemporadaLivre.com e confira as melhores opções de casas e apartamentos de temporada nos melhores destinos do Brasil. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo