Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Encante-se com a exuberância de São Tomé das Letras

07 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Encante-se com a exuberância de São Tomé das Letras

Se você tem um estilo mais aventureiro, provavelmente já deve ter ouvido falar em São Tomé das Letras. A cidade é cercada de belezas e mistérios, sendo um dos destinos que mais recebe visita em Minas Gerais. Hoje em dia, a cidade é bastante procurada por jovens que gostam de contato com a natureza e possuem um espirito livre, já que o clima esotérico da cidade é presente em todos os cantos. 

Mas, se você não tem toda essa vibe, mas ainda assim quer conhecer São Tomé das Letras, saiba que você não irá se arrepender. Lá você encontrará diversas atividades bem interessantes, poderá conhecer lugares bacanas e terá ótimas experiências. 

Quer saber mais sobre os mistérios e a exuberância de São Tomé das Letras? Continue acompanhando o nosso post:

Os mistérios e a exuberância de São Tomé das Letras - Foto: @saotomedasletras / instagram

Onde está localizado São Tomé das Letras?

A cidade de São Tomé das Letras está localizada no interior do estado de Minas Gerais, a cerca de 300 quilômetros de distancia de Belo Horizonte. A cidade fica a poucos quilômetros da divisa com o estado de São Paulo e Rio de Janeiro, portanto é de fácil acesso. 

A cidade fica a mais de 1,5 mil metros de altitude, construída sobre a sedimentação de quartzito. O quartzito também é conhecido como a pedra de São Tomé, justamente por ser o solo da cidade. Talvez, por de sua altitude e localização, São Tomé das Letras carrega a fama de ser um lugar mágico.

Para chegar em São Tomé das Letras de ônibus, é possível pegar uma linha direto de São Paulo pela Transul. Porém, se está saindo de outras cidades, é necessário pegar um ônibus até Três Corações e depois outro até São Tomé. 

Atualmente, São Tomé das Letras possui pouco mais de 6 mil habitantes, sendo portanto uma cidade bastante pequena. Porém, durante o ano todo a cidade costuma atrair muitos visitantes, principalmente jovens que gostam de ecoturismo, pessoas ligadas ao esoterismo e muito mais. 

O que fazer em São Tomé das Letras?

Chegando em São Tomé das Letras você terá a sensação de que entrou em um lugar diferente. Suas ruas de pedras, seu clima calmo e pacato, trazem uma sensação de estar realmente em uma cidade do interior, onde a vida passa sem pressa e você pode recarregar as energias

A cidade possui uma fama de ter um clima meio hippie e místico, ligado à natureza, ao mistério e até aos seres de outros planetas. E esse clima está espalhado em toda a cidade, seja em suas lojas de artigos esotéricos, em seus pontos turísticos de contemplação a natureza, e até mesmo pequenas estátuas de extraterrestes em alguns pontos da cidade.

São Tomé das Letras é um lugar para quem quer esquecer dos problemas do dia a dia, curtindo um estilo de vida mais simples, onde o que importa é a boa experiência. E uma das atividades preferidas dos turistas que passam por lá é apreciar o pôr do sol a partir da Casa da Pirâmide. A Casa da Pirâmide fica na parte sul da cidade e, sempre no finalzinho de tarde, o lugar costuma ficar cercado de pessoas que querem apreciar o pôr do sol. A Pedra da Bruxa, não muito longe dali, também é um ótimo lugar para contemplar o finzinho de tarde e costuma ser mais tranquilo que a Pirâmide. 

Os mistérios e a exuberância de São Tomé das Letras - Foto: Cesar Gritti / wikivoyage

Outra atividade muito apreciada por seus visitantes são suas lindas cachoeiras. Ao redor é comum encontrar diversas cachoeiras, uma mais bonita que a outra. Algumas das mais visitadas são:

Cachoeira Vale das Borboletas: Fica bem próximo da cidade e, por conta disso costuma estar sempre movimentada. Possui mais de 5 metros de queda d'água e é boa para tomar um banho refrescante. 

Cachoeira do Flávio: A cachoeira do Flávio é bastante frequentada por famílias, principalmente por aquelas que tem crianças, pois forma uma piscina natural bem rasa. É um lugar bem bacana para uma tarde tranquila. 

Piscina do Sobradinho (ou Gruta de Sobradinho): A Piscina do Sobradinho não é bem uma cachoeira, apesar de oferecer uma pequena queda d'água, mas sua beleza é incrível e você não pode deixar de visitar. Oferece uma belíssimia piscina natural de águas cristalinas. 

Cachoeira Shangri-lá: A Cachoeira Shangri-lá fica um pouco distante da cidade, a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Mas o passeio vale super a pena, já que o visual da cachoeira é lindo, com muitas pedras e um clima super agradável. 

Cachoeira Antares: Essa é a maior cachoeira da cidade, com cerca de 30 metras de queda d'água. Seu visual realmente impressiona e é um lugar belíssimo, com muita natureza. Para os mais aventureiros, o local também costuma servir como espaço para rapel. 

Além dessas, a cidade ainda possui várias outras cachoeiras que você pode visitar e curtir uma tarde.

Os mistérios e a exuberância de São Tomé das Letras - Foto: @saotomedasletras / instagram 

Conheça e aproveite São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é bastante charmosa e você vai adorar passar uns dias por lá. Você pode aproveitar todo esse clima místico da cidade, aproveitar as belezas naturais, como suas trilhas e suas cachoeiras, conhecer gente nova e interessante, andar pelo seu centrinho e comprar várias lembrancinhas e voltar para a casa cheio de experiências super legais. Com certeza, você retornará para a rotina com a sensação de energias renovadas. 

Então, o que você está esperando? Planeje uma viagem para São Tomé das Letras e aproveite todos os mistérios e a exuberância da cidade!

Imóveis para alugar por temporada em Minas Gerais;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo