Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que ver e fazer em João Pessoa, na Paraíba? Veja 13 dicas

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que ver e fazer em João Pessoa, na Paraíba? Veja 13 dicas

Se você não sabe o que ver e fazer em João Pessoa, pode ficar sossegado, que nós vamos contar tudo. Vem ler! 

O verão de João Pessoa, que dura quase o ano inteiro e pode ser aproveitado nos mais de 24 quilômetros de orla e no ponto mais oriental das Américas, localizado no Farol do Cabo Branco, que fica na praia de mesmo nome, já são motivos suficientes para conhecer a cidade de João Pessoa, que se destacar na região Nordeste. Mas, isso não é tudo, afinal a capital paraibana tem muito mais belezas e encantos espalhados pelos seus 211 mil quilômetros quadrados e são essas qualidades que surpreendem os visitantes e os convida a retornar. É um excelente destino para famílias, casais e grupos de amigos, pois a cidade é recheada de atrações, lugares bonitos e um povo super acolhedor. Vale a pena reservar aquelas férias tão esperadas para curtir João Pessoa.

Mas, para elaborar o seu roteiro de passeios, que tal algumas dicas de o que ver e fazer em João Pessoa? Confira a seguir e anote aí! 

botão

Passeios, pontos turísticos e atrativos: Veja o que ver e fazer em João Pessoa!

1 - Pôr do sol na Praia do Jacaré

O pôr do sol na Praia do Jacaré ganhou trilha sonora em João Pessoa. Todos os dias, quando o astro-rei dá os últimos suspiros na praia fluvial do Jacaré, o saxofonista “Jurady do Sax” entoa nada menos que o “Bolero”, de Ravel. O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que apreciam a apresentação da mureta ou à bordo dos catamarãs que fazem passeio pela orla.

Os barcos de dois andares zarpam diariamente, a partir das 16h. O programa começa com um passeio ao longo da orla, com um narrador que conta curiosidades históricas sobre a praia de Jurandy. Na hora do pôr do sol, todas as embarcações param para acompanhar o barquinho do Jurandy. O passeio ainda tem mais dois momentos: uma canja do músico e uma sessão de forró. Jurandy toca por 10 minutos em cada um dos barcos - em alguns, sobe antes do pôr do sol; em outros, depois.

2 - Centro Cultural São Francisco

Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais. A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, aberto a oficinas e exposições. Para conhecer cada detalhe do rico acervo, situado na parte alta da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não deixe de fazer uma visita guiada.

O que ver e fazer em João Pessoa
Centro Cultural São Francisco - O que ver e fazer em João Pessoa

3 - Litoral Sul

Em direção a Pernambuco, no litoral Sul, ficam as praias mais bonitas da Paraíba. Uma delas é Tambaba, o paraíso dos naturistas. Entretanto, o acesso só é permitido àqueles que tiram a roupa por completo. Mas para não desapontar quem chega de tão longe, na primeira parte da praia, que também é encantadora e repleta de pedras, falésias e piscinas naturais, vale o contrário, quer dizer, o proibido é ficar nu. No caminho até Tambaba, duas paradas são obrigatórias: Coqueirinho e Tabatinga, lindas praias com águas mornas e calmas, emolduradas por coqueiros e falésias coloridas. Para quem está sem carro, as dicas são os passeios de bugue e de van, com parada nas praias.

botão

4 - Farol do Cabo Branco

Melhor lugar para apreciar toda a beleza do litoral de João Pessoa, o Farol do Cabo Branco representa o extremo leste do Brasil, indicando a localização da Ponta do Seixas. É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. Inaugurado em 1972, a 40 metros acima do nível do mar, tem formas que remetem a um sisal estilizado. Sendo um excelente lugar para acrescentar na sua lista de o que ver e fazer em João Pessoa. 

5 - Passeio de barco para as piscinas naturais de Picãozinho

A menos de dois quilômetros da costa, em frente à praia de Tambaú, as piscinas naturais de Picãozinho surgem na maré baixa, apresentando lindas formações de corais. É um dos passeios náuticos mais apreciados da região, que atrai adultos e crianças que se revezam nos deliciosos mergulhos em meio aos peixes. O tour dura quatro horas e barcos-restaurantes garantem bebidas geladas e petiscos fresquinhos ao longo do passeio. 

O que fazer em João Pessoa
Piscinas naturais de Picãozinho - O que ver e fazer em João Pessoa

6 - Passeio de barco para a Ilha de Areia Vermelha

Quando a maré está baixa, barcos, lanchas e jet-skis seguem em direção à Ilha de Areia Vermelha, acessível a partir da praia de Camboinha, em Cabedelo. O banco formado por areias avermelhadas é cercado por piscinas naturais repletas de peixes. Para lá seguem também os barcos com serviços de bar que servem, entre outros petiscos, o tradicional caranguejo de coco, que você precisa provar.

7 - Passeio de Bugue

Uma maneira diferente de explorar as praias do Norte e do Sul é através de passeios de bugue. Para o Norte, o tour passa pelas praias urbanas da capital, de Cabedelo e de Lucena, sendo possível esticar até à reserva indígena de Barra da Camaratuba. Já para o Sul, o belo passeio segue para o município de Conde, passando pelas praias de Barra do Gramame, Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Há paradas para banho e caminhadas. Os veículos circulam pelas estradas - é proibido o tráfego pela areia. O passeio dura o dia todo.

botão

8 - Comprar lembrancinhas em João Pessoa

As compras de lembrancinhas em João Pessoa são focadas nos produtos típicos como artesanato, redes, peças em renda...e também nas muitas delícias como manteiga de garrafa, carne de sol e cachaças. Os produtos são encontrados no Mercado de Artesanato Paraibano, com mais de cem boxes; na Feirinha de Artesanato e na loja Koisas do Sertão, todos em Tambaú.

9 - Parque Arruda Câmara

Para quem está com crianças, o jardim zoobotânico é um bom passeio. Popularmente chamado de Bica, em virtude de uma fonte natural de água potável, o parque tem área de 27 hectares que abriga mata Atlântica e cerca de 500 animais de 80 espécies, entre eles, elefantes, leões, araras e jacarés. O espaço, que fica no Centro da cidade, oferece pedalinhos e lanchonete. 

O que ver e fazer em João Pessoa
Parque Arruda Câmaras - O que ver e fazer em João Pessoa

10 - Parque Solon de Lucena

Cartão-postal de João Pessoa, o Parque Solon de Lucena é uma das mais belas expressões paisagísticas da capital. Com traçado original do paisagista Burle Marx, os jardins preservam exemplares de pau-d’arco, bambus e belas palmeiras imperiais que acompanham o desenho do lago central.

botão

11 - Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Criado pelo governo do Estado em 2000, o Jardim Botânico é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, com 515 hectares. Além de área de lazer, é também local para estudos de espécies da fauna e da flora. Através de três trilhas, o turista pode vislumbrar espécies animais e vegetais típicas da Mata Atlântica. Entre as plantas estão sucupira, cajazeira (a árvore do cajá), copiúba (que serve de alimento para os saguis), orquídeas e bromélias. Entre os animais, podem ser vistos exemplares de tamanduá-mirim, cotia, raposa, preá, preguiça, borboletas e pássaros (picapau, sabiá, anum-preto e jacu). As atrações incluem ainda a “árvore do abraço”, um dendezeiro que cresceu por mais guias e guardas florestais.

12 - Sabadinho bom

Entre os programas preferidos dos pessoenses nas tardes de sábado é o Sabadinho Bom, que acontece na Praça Rio Branco, reunindo chorinho e samba. A entrada é livre e há cadeiras espalhadas para quem não se arrisca a dançar no chão irregular. O evento vai das 13h às 17h. Em junho, o samba cede espaço ao forró, e o centro entra no clima da festa junina com o Forrozinho Bom.

13 - Vida noturna de João Pessoa

A vida noturna de João Pessoa se concentra em Tambaú. O ponto de referência é a Avenida Olinda e arredores, onde fica o chamado “Baixo Tambaú”, point movimentado por toda a madrugada. Por ali estão bares com música ao vivo, casas noturnas e restaurantes que atraem turistas e nativos de todas as idades e estilos.

Berlim_nightclub1
Vida noturna de João Pessoa - O que ver e fazer em João Pessoa

Aluguel de temporada em João Pessoa

Viu só? Tem muitas atrações em João Pessoa. Uma para cada dia. Lá não tem como você não se divertir e voltar para casa com boas histórias para contar. Sendo assim, vale a pena cada minuto da viagem. Mas, para a sua hospedagem, conte com o portal TemporadaLivre, que tem inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada em João Pessoa. Lá você vai encontrar o imóvel que melhor atende às suas necessidades.

botão

Veja também:


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo