Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis

21 de Julho de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis

A cidade de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, é uma pequena ilha localizada bem próxima ao continente e a apenas 1 hora de Joinville. Devido a sua geografia, a cidade ganhou paisagens naturais encantadoras, com o mar rodeando todo o seu território.

Além disso, São Chico, como carinhosamente é conhecida, é a cidade mais antiga do estado, sendo também uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1553.

Com todas essas características, a cidade é encantadora e merece a sua visita, portanto, separamos algumas dicas de o que fazer em São Francisco do Sul em sua estadia pela cidade. Confira:

Qual a melhor época para visitar

A cidade possui pontos turísticos que podem ser visitados durante o ano todo. Porém, se você quer aproveitar mais as praias da região, sem dúvidas a melhor época é no verão. 

Mas leve em consideração que no verão, a cidade também é mais chuvosa. No verão São Francisco do Sul recebe muitos turistas, principalmente aos finais de semana.

Como ir a São Francisco do Sul 

Para quem sair de outros estados para visitar São Francisco do Sul, o aeroporto mais próximo da cidade é o de Joinville. A cidade de São Francisco do Sul fica a 50 km de Joinville, 195 km de Florianópolis e 180 de Curitiba.

Para quem optar chegar de carro terá que acessar a BR-101 e seguir na rota final pela BR-208. Também é possível ir até a cidade de ônibus, porém para chegar à cidade é preciso pegar ônibus saindo de Joinville. 

O que fazer em São Francisco

São Francisco do Sul possui um rico patrimônio histórico e cultural, além de belíssimas paisagens naturais, por isso, a cidade oferece uma boa gama de atividades e dicas de o que fazer em São Francisco do Sul durante a sua estadia no local. Confira:

1. Forte Marechal Luz

O Forte Marechal Luz é um dos principais pontos turísticos de "São Chico" mais famosos da cidade. A construção fica na Praia do Forte e recebe diversos turísticas todos os anos. Sua fundação ocorreu em 1909 sobre um antigo ponto de defesa construído pelos portugueses. O local era um ponto estratégico, pois tinha-se uma boa visão dos invasores. Atualmente, o local serve como colônia de férias para os militares.

A visita ao monumento é feita a partir de uma trilha que dá acesso ao Morro João Dias. Ali, é possível conhecer a instalação de uma bateria de artilharia, com 04 canhões que ofereciam a defesa da ilha nos séculos anteriores. Além disso, todos os sábados de manhã é possível presenciar a cerimónia da troca da bandeira, onde os soldados, com trajes de época, realizam a salva com disparos de canhão. 

Portanto, visita ao Forte Marechal Luz é uma ótima atividade para fazer em São Francisco do Sul, mas o passeio precisa ser agendado previamente, devido a existência de horários e locais definidos para a realização da visitação. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Cezar Mario Rech

2. Centro Histórico de São Chico

Por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, a bela São Francisco do Sul possui construções históricas, algumas inclusive tombadas como patrimônio histórico. A cidade possui o Centro Histórico, onde reúne grande parte dessas antigas construções. Visitar esses lugares é fazer uma viagem ao passado e conhecer um pouco mais sobre a história de Santa Catarina e do Brasil. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Alexandre Braga - Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

3. Museu Nacional do Mar

Por lá é possível conhecer o Museu Nacional do Mar, que possui um importante acervo de embarcações e objetos náuticos brasileiros. O museu está localizado na beira da Baía de Bapitonga. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul

4. Parque ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa

O Parque Ecológico Municipal, que preserva uma grande parte da mata nativa da Baía de Babitinga. Possui aproximadamente 400 metros de trilhas recheada de atrativos com decks, mirantes e vistas incríveis. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul

5. Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

Além da bela Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, com uma história de mais de 450 anos. A igreja é a principal da cidade e abriga a imagem de Nossa Senhora da Graça feita em madeira, trazido em 1553 pelos espanhóis. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul

6. Museu Histórico de São Francisco do Sul

O museu reserva diversas antiguidades que foram doadas pela comunidade francisquense. Foi construído em 1914 e reinaugurado em 1985.

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul

Praias de São Francisco do Sul

1. Praia da Enseada

A Praia da Enseada é ideal para quem está indo com criança ou com a família, pois possui o mar tranquilo, águas rasas e areia clarinha. Além disso, a praia possui uma infraestrutura ótima para receber os turistas, sendo a praia perfeita para aproveitar o seu lazer. 

Outro atrativo na propria praia, é o mirante no alto do morro que possui uma vista completa e incrível de toda a praia.

2. Prainha de São Francisco do Sul

A praia é muito procurada pelos surfistas e considerado um dos maiores picos para praticar surf em São Francisco do Sul. Além disso, a paisagem da praia é incrível e possui uma infraestrutura excelente para quem visita a praia. Vale a pena conhecer!

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Jonathas Ferreira

3. Praia Grande

A Praia Grande é a praia mais preservada de São Francisco do Sul e fica a 20 km do centro da cidade. A praia é praticamente deserta e possui ondas fortíssimas e uma vasta vegetação. Sua extensão possui por volta de 17 km e se estende até a Praia do Ervino.

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: São Francisco do Sul

4. Praia do Ervino

Localizada ao Sul da ilha, a Praia do Ervino possui uma boa infraestrutura e uma paisagem encantadora. A praia fica a 25 km do centro histórico da cidade. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: cesarzua

5. Praia Ubatuba

A Praia Ubatuba é a mais procurada por veranistas, as águas de Ubatuba são tranquilas e cristalinas. A praia possui aproximadamente 3 km de extensão e oferece uma ótima infraestrutura com diversos restaurantes e muito mais. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Marga Luize

6. Praia de Itaguaçu

Localizada a 16 km do centro da cidade, ao lado da Praia de Ubatuba, a Praia de Itaguaçu possui por volta de 2 km de extensão. Possui uma faixa de areia larga e ondas medianas, a praia é muito procurada por quem é iniciante nas práticas de surfe. 

O que fazer em São Francisco do Sul – 6 atrações imperdíveis - Foto: Jose Irion Neto

7. Praia do Forte

A Praia do Forte possui aproximadamente 1,2 km de extensão e uma península de areia. A praia possui um formato de S e ondas tranquilas.

8. Praia de Capri

Com manguezais em meio a uma península de areia branca e águas limpinhas, a Praia de Capri é a praia ideal para aproveitar um dia com a família. Para que gosta de esportes náuticos, a praia é a melhor opção. Para ter acesso a praia é preciso atravessar uma ponte de madeira que liga os manguezais até a praia.

9. Balneário do Paulas

Localizada a 2 km do centro histórico de São Francisco do Sul, o Balneário do Paulas é formado por quatro incríveis praias, a Praia da Figueira, Praia dos Ingleses, Praia de Paulas e a Praia do Calixto. As praias são semelhantes e possuem águas cristalinas, rasas e calmas.

Onde se hospedar

Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

10 melhores praias de João Pessoa para você conhecer!

Praias de nudismos no Brasil – Conheça as melhores!

Como fazer uma viagem econômica: 5 dicas para viajar barato


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo