Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em São Carlos, no interior de São Paulo?

24 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em São Carlos, no interior de São Paulo?

A cidade de São Carlos fica localizada no interior de São Paulo, é muito conhecida pelo seu centro industrial de comercio e seus atrativos turísticos, como igrejas, áreas naturais, museus e muito mais. 

O destino possui opções de turismo para todos os gostos, desde passeios ao ar livre, históricos até turismo religioso. Apesar de ficar no interior de São Paulo, a cidade conta com mais de 200 mil habitantes e um clima bastante agradável. 

Quer conhecer mais sobre esse destino muito interessante no interior de São Paulo? Confira o conteúdo que o TemporadaLivre preparou para você! 

Como chegar em São Carlos

Para quem estiver saindo de outros estados, a opção mais próxima de desembarque é no Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto, que fica a cerca de 120 km de São Carlos. Depois, basta utilizar os serviços de transfer, carros de aplicativos ou alugar um carro para chegar até o destino final. 

A principal rodovia que dá acesso à cidade de São Carlos, é a Rodovia Washington Luis (SP 310), que também liga a cidade de São Carlos a capital do estado, ou pela Rodovia Eng. Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP 318).

Quando visitar a cidade de São Carlos

Se você aproveitar ao máximo todos os atrativos históricos, festivais, pontos turísticos e os atrativos naturais que a cidade São Carlos tem para oferecer, recomendamos que passe no mínimo 3 dias na cidade, dessa forma, você conseguirá aproveitar de tudo um pouco. 

Agora que você já sabe quantos dias no mínimo você deve ficar pela cidade, vamos te contar quais são as melhores épocas para viajar para lá!

Bom, as consideradas melhores épocas para viajar para São Carlos é entre os meses de abril a setembro, assim você poderá aproveitar muito mais as atividades ao ar livre. 

O que fazer em São Carlos

1. Catedral de São Carlos Borromeu

A Catedral de São Carlos Borromeu é um verdadeiro cartão postal da cidade, afinal, a catedral possui uma arquitetura muito bonita, vale a pena conhecer!

A catedral também carrega uma curiosidade que poucas pessoas sabem, basicamente, a Catedral de São Carlos é uma réplica em miniatura da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Eai, você já sabia dessa? 

Além de toda sua arquitetura impressionante e toda a história que carrega, a catedral conta com mais de 270 pontos de luz, que de noite se torna um verdadeiro espetáculo para quem está passando por lá. 

O que fazer em São Carlos, no interior de São Paulo? - Wikipédia

2. Ferroviária de São Carlos 

A estação ferroviária de São Carlos foi construída por volta do século XIX, e por isso é um dos prédios históricos mais bonitos da região.  O edifício foi tombado como patrimônio histórico em 2016 e oferece um passeio muito interessante e divertido.

Por lá, é possível aproveitar do museu que conta um pouco da história da cidade, descansar pelo jardim interno da estação e ver a Maria Fumaça queridinhas dos moradores.

O que fazer em São Carlos, no interior de São Paulo?  - Foto: Wikipédia

3. Museu de São Carlos

O Museu e São Carlos é destinado para reviver a história da cidade através de exposições, com objetos da década de 30 e obras de artes incríveis. Além disso, o museu conta com um acervo recheado de fotos e documentos que mostram toda a evolução que a cidade teve.

O museu fica situado na Estação Ferroviária de São Carlos, uma das construções históricas da cidade, sendo um passeio obrigatório para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a cidade. 

4. Museu da Ciência de São Carlos

Outro museu muito interessante para incluir no seu roteiro, é o Museu da Ciência de São Carlos, que conta com exposições extraordinárias. Sabe o melhor desse museu?

É que praticamente todos o seu acervo pode ser tocado pelos visitantes. Os itens que compõem o museu são muito convidativos e causam uma certa curiosidade, o que torna o passeio ainda mais interessante.

As exposições são compostas por mais de 100 experimentos físicos para interagir, sem contar a área de paleontologia e a Casa Maluca. O passeio é realmente divertido, vale a pena passar por lá!

O que fazer em São Carlos, no interior de São Paulo? - Foto: São Carlos Em Cena

5. Parque Ecológico de São Carlos

O Parque Ecológico de São Carlos conta com mais de 70 hectares com mais de 500 animais de 90 espécies diferentes, onde muitas delas encontram-se ameaçadas de extinção. 

O parque é referência nacional em conservação da biodiversidade, além disso, foi nesse parque que ocorreu a reprodução de animais ameaçados de extinção, como o mico leão dourado, anta brasileira, urso de óculos em muitos outros. 

O local é feito para fazer um passeio com a família e aproveitar um bom piquenique no gramado do parque. 

O que fazer em São Carlos, no interior de São Paulo? - Foto: ACidadeON

Onde comer em São Carlos 

A cidade é recheada de restaurantes, bares e padarias que servem pratos deliciosos e com aquele toque paulistano que nós já conhecemos. Além disso, a cidade conta com um evento muito tradicional, a Festa do Milho de Água Vermelha.

No evento é possível de deliciar com vários pratos feitos à base de milho, como curau, sucos, bolo, creme de milho e muito mais. Outro evento que proporciona muito sabor em São Carlos, é o festival O Prato da Casa, que reúne pratos típico da cultura local. 

Pratos como Nhoque ao Creme, Ragu de Pinhão, Canapé, Pastel e Pão na Chapa são facilmente encontrados pela cidade, e são muito deliciosos também. Separamos uma lista de alguns restaurantes, cafés e lanchonetes para você aproveitar: 

  • Mamãe Natureza Restaurante
  • Café Sete
  • Água Doce Cachaçaria
  • Restaurante Cantos e Contos
  • Restaurante Barão
  • Boteco Santa Teresa
  • Quase 2 Lanches
  • Tabajara Grill
  • Restaurante Vai Uai
  • Rancho da Picanha
  • Café Brava Gente
  • Restaurante São Carlos
  • Rola Papo Choperia

Onde se hospedar? 

Se você procura uma hospedagem com conforto, segurança, privacidade e ainda economizar, nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

O que fazer em Gramado – Vinícolas, restaurantes e mais!

Feriados 2023 - Vantagens de alugar uma casa de temporada nessas datas

10 passeios incríveis para fazer em Porto Alegre - RS!


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo