Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Atrações e pontos turísticos de Matinhos

29 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Atrações e pontos turísticos de Matinhos

Localizada a 110 km da capital do estado, Matinhos é um dos principais destinos do litoral paranaense, atraindo visitantes durante o ano todo. Seus mais de 20 km de belas praias com boa infraestrutura concentram a maior parte dos turistas, mas há diversas outras atrações para se conhecer por lá. 

Se você vai a cidade pela primeira vez ou quer saber o que fazer em Matinhos, além das praias, acompanhe este post! O TemporadaLivre listou os 6 principais pontos turísticos para uma viagem mais completa e interessante.

Você sabia que é possível praticar atividades de ecoturismo, por exemplo? Os morros da região são ideais para trilhas e escaladas. O clássico banho de mar não precisa ser deixado de lado: também mostramos as melhores praias para que você escolha sua preferida. Confira!

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Foto: www.justica.pr.gov.br

Como chegar a Matinhos e onde se hospedar?

O local é muito frequentado por moradores do estado, mas, cada vez mais, viajantes de outras localidades escolhem passar o verão nas praias do Paraná. Partindo de Curitiba, é fácil chegar ao município.

Você pode ir de carro sem se cansar, já que o trajeto leva menos de duas horas, em média. Basta seguir pela BR-277 em direção à Paranaguá. Ao passar pelo posto da Polícia Federal, entre à direita para acessar a rodovia PR-508, chamada informalmente de Alexandra-Matinhos.

Também é possível viajar de ônibus a partir da capital - consulte os dias, horários, valores e trajetos disponíveis nos sites das viações!

Chegando ao destino, os meios de hospedagem são diversos e oferecem comodidade a quem escolhe estadias mais longas - principalmente se puderem ser reservados online, de forma rápida e segura. Aproveite para relaxar em uma típica casa de veraneio!

Um imóvel de aluguel de temporada em Matinhos é uma ótima opção para grupos de amigos ou famílias, já que proporciona mais conforto, privacidade e liberdade aos viajantes. Também garante mais economia, pois o valor pode ser facilmente dividido entre as pessoas.

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Imagem: Google Maps

O que fazer em Matinhos? Confira 6 atrações!

As belezas naturais do litoral são o “carro-chefe” da cidade: em seus 25 quilômetros de extensão, os 15 balneários do município apresentam águas límpidas e tranquilas, vegetação preservada e morros grandiosos.

Além das paisagens exuberantes das praias, há parques florestais, projeto arquitetônicos históricos e uma infraestrutura urbana moderna que valem a visita. Não faltam motivos para visitar Matinhos!

1 - Praias de Caiobá

As praias não poderiam ficar de fora da lista! Apesar de não ser um passeio inusitado - já que se trata da principal atração da cidade - sempre há algo de novo a se viver à beira-mar.

Muita gente escolhe Caiobá como ponto de parada, para transitar entre a Praia Brava, a Praia Mansa e a Praia dos Pescadores. Esse é o maior balneário da região e também abriga o Morro do Boi - falaremos sobre ele mais à frente!

Praia Brava

O mar de águas agitadas é palco de campeonatos de surf e atrai muitos jovens que aproveitam a boa infraestrutura de restaurantes, bares e lanchonetes do entorno.

Praia Mansa

Como o nome já deixa claro, tem águas mais tranquilas que a praia anterior, sendo ideal para famílias com crianças e para quem deseja ter dias de descanso na areia. Daqui você pode visitar outros lugares incríveis, como a Prainha do Farol, a Praia Bela e a Ilha das Tartarugas.

Praia dos Pescadores

Está localizada na área central, com muitas opções de hospedagem e comércio - boa para quem quer ficar perto de tudo!

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Vista da Praia de Caiobá - Foto: Priscila Forone / sescpr.com.br

2 - Morro do Escalvado

Também conhecido como Morro da Cruz, tem mais de 260 metros de altura e vegetação nativa da Mata Atlântica. Para alcançar o topo é necessário percorrer uma trilha considerada de nível fácil, que fica aberta ao público todos os dias.

Você pode apenas caminhar ou parar no caminho para praticar alguns esportes radicais como rapel e escalada, aproveitando os paredões de pedra.

De cima, é possível ter uma visão panorâmica de várias praias próximas. Os mais aventureiros podem saltar de paraglider - semelhante ao parapente - com a ajuda de instrutores profissionais.

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Foto: José Claudio Dias / wikiloc

3 - Morro do Boi

Tem, aproximadamente, 160 metros de altura, mas nem por isso é menos interessante que o Morro do Escalvado. Sua trilha leva à Praia Bela e à Praia dos Amores - ou seja, após uma boa caminhada em meio à vegetação, você ainda ganha um revigorante mergulho no mar como recompensa.

A vista do topo emoldura Paranaguá e algumas ilhas da região. O local ainda é apropriado para pesca - você pode ver de perto o trabalho dos pescadores locais.

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

4 - Ilha das Tartarugas

Também conhecida como Ilha do Farol, está localizada próxima à Praia dos Amores. Quando a maré está baixa é possível ver o istmo, trecho de terra e pedras que une a praia à ilha. Vale a pena ser visitada por apresentar rica vegetação.

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Foto: culturadematinhos.blogspot.com/

Leia mais: 5 comidas típicas do litoral paranaense que você precisa conhecer

5 - Parque Florestal Rio da Onça

Criado nos anos 80, esse parque funciona como área de preservação ambiental em mais de 1.600 hectares. É um passeio muito interessante a todos, mas, principalmente para as crianças que podem ter contato com a flora e a fauna regional.

Os pequenos podem aprender enquanto se divertem com a observação de animais, os mirantes, as trilhas interpretativas, as pontes suspensas e os portais espalhados pelo local.

Foto: aen.pr.gov.br

6 - Parque Águas Claras

O parque aquático é uma alternativa ao banho de mar; divirta-se com piscinas, tobogãs, caiaques, pedalinhos, salão de jogos, trenzinho, quadras para praticar esportes, lagos de pesca e muito mais!

restaurante e lanchonete para as refeições e lojas para comprar lembrancinhas da viagem. O acesso é pela Rodovia Alexandra-Matinhos.

O que fazer em Matinhos: conheça os pontos turísticos da cidade! - Foto: parqueaguasclaras.com.br/

Conheça Matinhos

Agora que você já conferiu algumas dicas de o que fazer na cidade, aproveite para planejar a sua viagem para Matinhos. E não esqueça de acessar o portal TemporadaLivre e reservar o seu imóvel de temporada para aproveitar a sua estadia na cidade. 

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo