Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O que fazer em Brotas - SP

19 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O que fazer em Brotas - SP

Quando você pensa em férias e viagem, dificilmente virá a sua mente uma cidade do interior paulista, não é mesmo? Mas o município de Brotas pode ser um destino de férias muito interessante, principalmente se você é fã de ecoturismo. Não a toa, a cidade vem sendo conhecida como a "Capital da Aventura". Por isso, o TemporadaLivre separou algumas dicas de o que fazer em Brotas - SP para você aproveitar e curtir diversas atividades em meio a natureza e aproveitar um destino diferente nessas férias. Vamos lá?

O que fazer em Brotas - SP - Foto: clubedocanvasoficial

O que fazer em Brotas - SP

Brotas é um município localizado no interior do estado de São Paulo, a mais ou menos 235 km da capital. O lugar possui diversas cachoeiras, rios, riachos e lagos, que permitem aventuras em meio a natureza. A maioria desses locais estão dentro de propriedades privadas que abrem o espaço para a visitação, porém é preciso pagar seu ingresso, mas a atividade vale a pena. Muitos desses sítios oferecem trilhas de visitação as cachoeiras, além de uma infraestrutura para aproveitar o dia com a família, como: restaurantes e lanchonetes, sanitários, vestiários, áreas de descanso e outros.

Então, quer saber o que fazer em Brotas? Segue as dicas do TemporadaLivre.

  • Rafting no Rio Jacaré-Pepira
  • Trilha no Circuito das Águas
  • Passeio de Quadriciclo
  • Visita ao CEU

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada uma dessas atividades?

Rafting no Rio Jacaré-Pepira

Um dos passeios mais procurados em Brotas é o rafting no Rio Jacaré-Pepira. O rio nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro e possui aproximadamente 174 quilômetros de extensão. A qualidade da água do Rio Jacaré-Pepira é muito boa, sendo propícia para banho, irrigação e consumo animal. Tudo isso devido a preservação da mata ciliar e a preocupação com a biodiversidade. 

Para realizar o rafiting você precisa contratar o serviço em uma das agências de turismo em Brotas, pois eles irão fornecer os equipamentos necessários como: bote, EPI's e um guia que conduzirá o bote pelas corredeiras. São várias opções e você pode escolher aquela que mais lhe agrada. O passeio é muito divertido e você pode fazer com a família toda. 

O que fazer em Brotas - SP - Rafting no Rio Jacaré-Pepira - Foto: Wallpaperbetter

Trilha no Circuito das Águas

Outra grande atração de Brotas são suas lindas cachoeiras. Muitas dessas cachoeiras estão dentro de propriedades privadas que abrem para visitação mediante pagamento.

Um desses sítios é o Areia que Canta. O nome do lugar é devido as areias de uma nascente que produzem sons ao serem tocadas. Portanto, caminhar sobre elas é como uma leve sinfonia. No circuito do Areia que Canta você pode realizar caminhadas, banho na nascente Areia que Canta e corredeiras, cavalgada e turismo rural e outros diversos passeios por entre riachos e cachoeiras. Passeio ideal para o verão.

O que fazer em Brotas - SP - Nascente Areia que Canta - Foto: Qual Viagem

Passeio de Quadriciclo

Há também, diversas outras fazendas e propriedades que oferecem atividades super interessantes, como o Ecoparque Aventurah!, onde é possível realizar passeios de quadriciclo. O passeio é muito interessante para todas as idades, já que não exige esforço físico e você pode conhecer a região e passear pelas estradas de chão, atravessar riachos e entrar em contato com a natureza.

Além do quadriciclo, você ainda pode aproveitar e curtir uma caminhada, praticar arvorismo, arco e flecha, e slackline. Mas se você gosta de atividades aquáticas, pode realizar canoagem, tobolago, cachoeirismo, banho de cachoeira, stand up paddle e o aquaball. Inclusive, o aquaball vem se tornando uma sensação entre as crianças, já que a atividade consiste na caminhada na água dentro de uma bola gigante. 

O que fazer em Brotas - SP - Passeio de quadriciclo - Foto: freepik

Visita ao CEU - Centro de Estudos do Universo

Após várias aventuras, você pode aproveitar um passeio mais tranquilo mas não menos interessante.  Em Brotas, é possível visitar o CEU - Centro de Estudos do Universo e conhecer um pouco mais sobre nossa atmosfera. A cidade é propícia para a observação do céu devido a ausência de poluição química e luminosa na região, garantindo assim um ambiente saudável e que facilita a observação.

O CEU foi inaugurado em 2001 e desde então já atendeu milhares de pessoas em busca de conhecimento sobre Astronomia, Astronáutica, Geologia e ciências afins. O Centro é uma fundação sem fins lucrativos e atualmente é um dos maiores complexos do gênero no Brasil. Portanto, ao visitar Brotas, não deixe de conhecer e prestigiar o CEU.

O que fazer em Brotas - SP - CEU - Centro de Estudos do Universo - Foto: secturbrotas.blogspot

E aí? Já colocou Brotas em sua lista de destinos de viagem? Com certeza você e sua família vão se divertir muito, aproveitando as atividades em meio a natureza e muita aventura. 

E se você quiser saber mais sobre outras regiões para realizar Ecoturismo, acompanhe outros posts do Blog TemporadaLivre.

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo