Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Veja o que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro

07 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Veja o que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro é um estado que guarda infinitas belezas, todo mundo sabe. Principalmente próximo a Região dos Lagos, que conta com cenários incríveis formados tanto pelo litoral, quanto pela Lagoa de Araruama. Por ali você pode conhecer as cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e a bela Araruama, que dá nome à lagoa. 

Embora um pouco menos conhecida, Araruama também é um excelente destino turístico para quem quer passar uns dias aproveitando o sol, o mar e as águas doces da lagoa. Por isso, o TemporadaLivre preparou esse artigo mostrando um pouquinho mais sobre o que fazer em Araruama, para você poder planejar a sua viagem para esse lugar incrível e belo. 

O que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro. - Imagem: Prefeitura Araruama

Onde está localizado Araruama?

Araruama está localizado na região dos lagos, a cerca de 120 quilômetros de distancia da capital. Os principais acessos para a cidade são feitos pelas rodovias estaduais RJ-106 e RJ-124, seguindo pela Estrada Rio Bonito-Araruama. 

A cidade, atualmente, possui cerca de 130 mil habitantes, e conta com um grande potencial turístico, sendo um excelente destino para quem quer curtir as férias, mas fugir um pouquinho da muvuca de alguns dos destinos mais conhecidos da região.

Imagem: Google Maps

O que fazer em Araruama?

Araruama possui ótimas opções de passeios e é um ótimo destino turístico principalmente para famílias, pois como conta com praias formadas pela Lagoa, que possuem águas calmas, rasas e claras, perfeito para os pequenos. Mas também há outros locais interessantes para você, sua família e seus amigos aproveitarem bastante os dias em Araruama

Confira o que fazer em Araruama durante uma temporada de férias. 

  1. Curtir as praias
  2. Praticar esportes
  3. Observar a vista do Mirante
  4. Conheça as salinas
  5. Visite a região

Curtir as praias

Claro que não poderíamos deixar de falar das praias, a sua principal atração. Em Araruama você pode curtir tanto as praias da Lagoa de Araruama, quanto as praias do Oceano Atlântico. Cada uma delas possui características diferentes, agradando diferentes tipos de viajantes.

A Praia Seca é uma das mais visitadas, pois ela está localizada em um trecho bem entre a lagoa e o oceano, portanto, é possível aproveitar tanto as águas doces, como as salgadas. A Praia de Massambaba também costuma fazer bastante sucesso, principalmente entre os jovens e os amantes do surf. A Praia do Coqueiral é ótima para quem quer aproveitar uma tarde curtindo belos petiscos, já que conta com vários quiosques em sua orla. Já a Praia da Pontinha é um pouco mais urbana, bem próxima ao centro e costuma atrair bastante visitantes, não só por conta de sua fácil localização, mas como também por suas argilas que dizem ser medicinais.

Você ainda pode visitar a tranquila Praia de Iguabinha, a Praia dos Amores, a praia do Barbudo e várias outras. 

O que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro. - Praia de Iguabinha - Imagem: Guilherme Alves dos Santos/ wiki

Praticar esportes

A cidade de Araruama também é ótima para quem gosta de praticar esportes, principalmente os esportes náuticos. Na Praia de Massambaba é muito comum encontrar vários surfistas aproveitando as ondas que se formam. Inclusive, na Praia dos Amores existe um clube náutico, onde pessoas aproveitam para curtir lanchas, jet skins, caiaques e kitesurf. A Lagoa de Araruama também é ótima para a prática da vela, pois seus fortes ventos ajudam a impulsiona-la. 

O que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro. - Imagem: Marcelo Figueiredo / Prefeitura Araruama

Observar a vista do Mirante

E que tal apreciar a vista de Araruama e de seus arredores lá do alto? O Mirante da Paz é o lugar ideal para isso. Ele está localizado sobre o Morro de Itatiquara e lá do alto é possível curtir uma bela vista, não só de Araruama e da lagoa, mas também das cidades de Cabo Frio, Saquarema, e do Oceano Atlântico. 

É um excelente passeio para todos os públicos e todas as idades, já que é possível acessa-lo de carro. Mas, para os aventureiros de plantão, também é possível fazer a subida a pé ou de bicicleta. 

Conheça as salinas

Um passeio super diferente que você pode fazer, principalmente com as crianças, é conhecer as salinas da Praia Seca. No local ocorre uma atividade salineira, que realiza a extração do sal da água do mar. Essa já foi uma das principais atividades da cidade e da região, mas que foi perdendo espaço para as atividades produzidas no norte do país e também por conta da poluição das águas que atingiu a lagoa durante um tempo. 

O que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro. - Salinas Praia Seca - Imagem: Guia Lagos

Visite a região

E você pode aproveitar para dar um passeio pela Região dos Lagos e conhecer um pouco das cidades vizinhas de Araruama. Pertinho dali, a cerca de 30 quilômetros de distancia está São Pedro da Aldeia, que também conta com praias da lagoa e vários outros pontos turísticos interessantes.

Partindo de São Pedro da Aldeia você também pode conhecer as famosas Cabo Frio e Arraial do Cabo, que são as cidades mais famosas da região e as que mais atraem os turistas, principalmente durante o período de alta temporada. 

O que fazer em Araruama, no Rio de Janeiro - Cabo Frio - Imagem: Ezarate / wiki

Conheça Araruama

Gostou de Araruama? A cidade pode ser o seu próximo destino turístico. É só planejar a sua viagem, reservar a sua hospedagem e colocar o pé na estrada. 

E por falar em hospedagem, que tal ficar em um lugar super confortável, aconchegante, espaçoso e com todos os benefícios de um lar em suas férias? Seria ótimo, não é?! Então confira as opções de casas de temporada em Araruama e tenha todo esse conforto durante a sua viagem. São ótimas opções para famílias, amigos, grupos com crianças, casais e muito mais. 

Acesse o portal TemporadaLivre e confira as melhores opções de casas e apartamentos de temporada em Araruama.

Imóveis para alugar por temporada em Araruama;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo