Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O melhor roteiro de passeios e atividades em Fortaleza, CE

19 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O melhor roteiro de passeios e atividades em Fortaleza, CE

Se o seu próximo destino é Fortaleza e você ainda não preparou seu roteiro de passeios e atividades, temos uma excelente notícia: O TemporadaLivre selecionou os melhores passeios e atividades para fazer em Fortaleza. Com isso, você não "perderá tempo" procurando por passeios/atividades e de quebra fará da sua viagem, uma viagem inesquecível.

Lembrando que, neste roteiro, há opções para os mais variados gostos, bolsos e idades. Fazendo com que a família toda se divirta e leve da viagem as melhores lembranças, risadas, histórias e etc. Até porque, para que viagem seja "dos sonhos", é necessário ter ao nosso lado pessoas que gostamos, um bom destino e uma vontade imensa de provar novos sabores, conhecer novos lugares, pessoas, culturas e tudo aquilo que faz de uma viagem, ser "aquela viagem" para nunca mais se esquecer. 

Praias urbanas

O Ceará, apesar de ser um dos menores estados do Brasil, é grande no quesito praias, pois possui um dos litorais mais extensos do país. São mais de 25 km de lindíssimas praias e Fortaleza, apelidada de Terra do Sol, não deixa absolutamente nada a desejar para quem procura belezas naturais, diversão e sossego para descanso.

Assim, o destino é sempre um dos mais escolhido tanto por brasileiros como estrangeiros que buscam encontrar em Fortaleza tudo isso e muito mais. Inclusive, na capital, é possível encontrar algumas das melhores praias urbanas do país: Iracema, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro (com excelente infraestrutura turística).

Portanto, se você não dispensa uma boa praia, saiba que em Fortaleza, você se sentirá no paraíso das praias, porque lá, é literalmente um local de "sombra e água fresca". E é imperdível. 

5372196715_832f2e56df_b
Praia de Iracema

City Tour em Fortaleza

O City Tour acontece todas as quartas-feiras e passa pelos principais pontos turísticos da Fortaleza: Estátua da Iracema, Cais do Porto, Praia do Futuro, Mausoléu Castelo Branco, Theatro José de Alencar, Catedral Metropolitana, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Mercado Central e Ponte Metálica.

A duração do passeio é de cerca de 3h30. O trajeto é feito em micro-ônibus ou van (com ar condicionado) e o valor por pessoa é R$ 30,00. E para mais informações: (85) 3219-2404.

José_de_Alencar_Theatre
Theatro José de Alencar

Passeio de barco pela orla de Fortaleza

Este maravilhoso passeio começa às 16h00, coincidindo com o pôr do sol e com o acender das luzes da cidade. O trajeto dura em média 2 horas, embalado ao som do forró ou samba. Mas não é só isso, não, viu?! Pois o barco faz uma parada para mergulho (onde é possível sentir a quantidade de sal presente no mar da Beira-Mar). Por isso, se você está entre os apaixonados por mergulhos, a boa é você não deixar esta oportunidade escapar e conhecer os mistérios e as belezas do fundo do mar de Fortaleza. 

Local de saída: Av. Beira-Mar, na altura do n° 4300

Valor: R$ 25,00 por pessoa

Contato: (85) 3263-1085 e (85) 3263-1406 (Veleiro Philosophie)

download (5)

Atrativos naturais: Parque do Cocó

Área de Preservação Permanente: (APP) Este passeio pode ser uma ótima opção para famílias e para grupos de amigos, pois o Parque Ecológico do Cocó é a maior reserva de verde da cidade de Fortaleza. Possui 1.155,20 hectares de manguezal e é um dos maiores parques localizados em área urbana da América do Sul. Foi criado em 1989 e expandido em 1993 para proteger e conservar os recursos naturais existentes, de forma a recuperar e manter o equilíbrio necessário a preservação da biota terrestre aquática.

E, além do passeio, o parque também propícia condições para atividades de educação (o contato direto da população com o ambiente natural), com recreação, turismo ecológico e pesquisa científica. Sendo então, o parque perfeito para quem aprecia a vida natural e algumas caminhadas.

100_6947
Parque do Cocó

O Parque possui 3 áreas para atividades de lazer, esporte e cultura

1 Parque ecológico do Cocó: Área urbanizada com anfiteatro, quadras esportivas, pista para Cooper, dois parques infantis; promoção de shows e ventos, competições esportivas, trilhas ecológicas e educação ambiental.

2 Parque Adhail Barreto: Área administrada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com Núcleo de Conscientização ambiental, playground, promoção de eventos culturais e artísticos, educação ambiental, pista de Cooper e trilha ecológica.

3 Área Urbanizada do Tancredo Neves: Após remoção de famílias em áreas do parque, o governo do estado implantou na área, duas quadras esportivas, campos de futebol, pistas para Cooper, ciclovias, praças e áreas de brinquedos.

Reserva Ecológica de Sapiranga: A maior unidade de conservação particular urbana de manguezais do planeta

Este lugar é incrível e não pode deixar de ser visitado. Até porque, não são todos os dias que temos a oportunidade de visitar a maior unidade de conservação particular urbana de manguezais do planeta, não é mesmo? Pois então, lá você encontrará um espaço totalmente voltado ao meio ambiente no coração da cidade de Fortaleza em plena zona urbana.

Com nada menos que, 60 hectares de área verde que abrigam um trecho do rio Coaçu, parte da lagoa de Sapiranga e um manguezal repleto de guanhamuns, uças e aratus, alheios à movimentação da 5° metrópole do país. E, além de tudo isso, a Reserva também é morada de socós, garças, raposas, guaxinins, entre outros animais, silvestre ou não.

Mangue_Icapui_KikoSilva_2008
Reserva Ecológica da Sapiranga

Cultura Popular: Museu da Cachaça

Este passeio é para quem não dispensa uma boa cachaça cearense (famosa, inclusive). Pois em Maranguape, a 25 quilômetros de Fortaleza, está o Museu da Cachaça, que conta através da fábrica de Ypióca, o surgimento e a história da bebida genuinamente brasileira, e da família Telles (fundadora da empresa), que há gerações produz a cachaça mais famosa do Brasil.

A visita guiada ao museu mostra equipamentos e utensílios relacionados à principal marca de cachaça cearense. E dentre as principais atrações do museu estão o imenso tonel de 374 mil litros (maior do mundo), um casarão colonial de 1851, o processo de fabricação artesanal da bebida, uma passarela que está situada em meio a um canavial, dentre outras atrações incríveis que você não pode deixar de conferir de pertinho. Ao final do passeio, nada melhor que degustar aquela cachacinha, não é mesmo? Para isso, os visitantes são levados a uma espécie de botequim da época e curtem o cenário acompanhado de boas risadas e aquela cachaça que desce “rasgando”, rs.

Mas, as surpresas do Museu da Cachaça ainda não acabaram, viu? Pois o mesmo reserva dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda: uma homenagem a participação dos escravos na história da cana-de-açúcar.

Curiosidade: A entrada do Museu da Cachaça é em formato de um tonel de madeira, que dá boas vindas aos visitantes de diversas partes do Brasil e até do mundo.

arq_35128
Museu da Cachaça

Onde comprar: Mercado Central de Fortaleza e Feirinha da Beira-Mar

Impossível viajar a Fortaleza e não fazer umas comprinhas, até porque, a capital é conhecidíssima pelo talento de seus artesões locais. Os artistas abusam na criatividade e produzem peças de qualidade em madeira, cerâmica, vidro (as típicas garrafinhas com areia colorida), tecidos e cocos, todos a preços super econômicos.

E para que você não perca nem um minuto do tempo dedicado às compras, saiba que os dois melhores espaços para comprar o melhor do artesanato são o Mercado Central e a Feirinha Beira-Mar. Por isso, quando for a Fortaleza, você já sabe direitinho quais são os lugares certos para comprar mimos artesanais. Sendo assim, aproveite e boas compras.

DSC00363
Mercado Central

Aluguel de temporada Fortaleza

E aí, curtiu nosso roteiro de passeios e atividades em Fortaleza? Aposto que sim, pois nosso roteiro está incrível e repleto de atrações para todos os gostos e idades. Sua família e seus amigos vão adorar! Por isso, quando forem marcar a viagem para a capital cearense, não deixe de dar uma olhadinha no portal TemporadaLivre e escolher a sua casa ou apartamento para aluguel de temporada em Fortaleza.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo