Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Encante-se pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul

16 de Agosto de 2021 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Encante-se pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul

Quando falamos em Rio Grande do Sul, logo pensamos em Gramado e Canela, afinal são destinos muito conhecidos e que encantam os turistas. Mas hoje vamos falar de outro destino da região Gaúcha. 

Se você ainda não conhece o Vale dos Vinhedos, tenho certeza que ficará apaixonado depois desse tour. Trata-se de uma região marcada por ótima gastronomia e vinhos de qualidade

A região é um grande legado deixado pelos imigrantes Italianos que chegaram ao Brasil em 1875. Tem muita história, belezas naturais e cultura nesse passeio, então prepare a mala para embarcar com a gente, direto para o Vale dos Vinhedos. 

1. Como chegar ao Vale dos Vinhedos

O Vale do Vinhedo faz parte da Serra Gaúcha, sendo que as cidades que fazem parte dele são  Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Essa região concentra grande número de vinícolas, com produção de vinhos de extrema qualidade. 

Fazer esse passeio de carro é uma ótima opção, pois assim você terá mais liberdade para conhecer todas as cidades que fazem parte do Vale dos Vinhos e até mesmo estender a viagem até outras cidades da Serra Gaúcha. Por isso, se você estiver a poucos quilômetros de lá, a melhor opção é colocar o pé na estrada. 

Agora se você acredita não ser viável ir dirigindo por conta da distância, a melhor opção é embarcar em um voo rumo a Porto Alegre e então alugar um veículo por lá, para fazer o passeio até o Vale dos Vinhedos. 

Mesmo aqueles que não possuem grandes experiências na estrada, conseguem fazer o trajeto, já que a viagem de Porto Alegre até Bento Gonçalves dura em média de 1 hora e percorre uma estrada muito tranquila e sinalizada. 

Mas se mesmo assim você não se sentir a vontade para dirigir, também poderá escolher a opção de contratar um Transfer. Essa opção é a mais indicada para aqueles que pretendem embarcar na degustação dos vinhos, pois assim, não precisarão se preocupar com a direção. 

Leia também: Tipos de vinho para aproveitar nas férias de inverno

2. O que é o Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é uma região muito conhecida pela produção de vinhos e espumantes de ótima qualidade. Trata-se de um passeio rural com degustação de vinhos e uma paisagem de tirar o chapéu. 

Sugiro que leve o celular carregado ou uma câmera fotográfica, pois você se surpreenderá com as paisagens em que encontrará na região. Tenho certeza que fará ótimos registros para guardar esse passeio com muito carinho. 

No passeio você passará por vinícolas de todos os tamanhos e estilos, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre a história de cada uma delas e também sobre a história e cultura dos imigrantes italianos. 

Aproveite para ler: Conheça as vinícolas de Gramado

Encante-se pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul - Foto:  Eva Fan on Unsplash

3. Quando viajar 

Claro que quando decidimos embarcar em uma viagem como essa, queremos desfrutar de tudo o que há de bom no destino, então logo surge a dúvida sobre qual a melhor época para poder aproveitar tudo. 

Já adianto que o Vale do Vinhedo pode ser visitado em qualquer época do ano, pois as vinícolas estarão sempre abertas e em produção, então você poderá aproveitar suas férias para conhecer esse destino incrível. 

Mas se você tiver oportunidade de passear por lá na época da colheita, entre os meses de janeiro a março, tenho certeza que ficará ainda mais encantado com a beleza do lugar e também poderá colher e chupar as uvas diretamente do parreiral.

Outra época incrível para visitar o Vale, é neste período do ano, afinal de contas, quem não gostaria de curtir o inverno bebendo um bom vinho na Serra Gaúcha não é mesmo?

Deu para perceber que independente da época em que você escolher, vai encontrar muita diversão, então basta analisar quando fica mias fácil para você e partir para lá. 

Leia ainda: 5 cidades para conhecer na Serra Gaúcha

4. Vinícolas 

Neste passeio você poderá fazer o Roteiro do Vinho, um roteiro em que terá a oportunidade de conhecer vinícolas incríveis, desde as mais famosas como a Vinícola Salton, até as menores e mais familiares que se encontram por lá. 

Uma curiosidade é que 90% das vinícolas brasileiras fazem parte das micro e pequenas empresas, o que quer dizer que você não encontrará apenas grandes produções totalmente industrializadas, mas sim, muitas famílias que tocam entre si seus negócios. 

Imagine só degustando de um bom vinho, ouvindo as histórias das famílias que construíram do zero suas vinícolas e as mantem vivas até hoje, com produções de vinhos de qualidade que são enviados inclusive para outras regiões do Brasil. Parece demais né? 

São dezenas de vinícolas nessa região, então seria difícil descrever todas elas, mas vamos listar algumas que você não poderá deixar de conhecer nesse passeio, como a Vinícola Monte Reale, a Casa Perini, a Garibaldi e a Vinícola Salton. 

Leia mais: Destino de Inverno: Vinícola Salton em Bento Gonçalves-RS

Encante-se pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul - Foto: Rodrigo Abreu on Unsplash

Onde se hospedar

Tenho certeza que bateu vontade de embarcar nessa viagem, então já pode começar a arrumar as malas pois o TemporadaLivre tem diversas opções de hospedagem na Serra Gaúcha para deixar sua viagem ainda mais confortável e segura. 

Acesse o site www.temporadalivre.com ou baixe o App TemporadaLivre e encontre o imóvel perfeito para você se hospedar enquanto embarca nesse roteiro em meio as vinícolas. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo