Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Dunas da joaquina: conheça toda sua beleza em Florianópolis

21 de Dezembro de 2022 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Dunas da joaquina: conheça toda sua beleza em Florianópolis

A Praia da Joaquina é uma das praias mais encantadoras de Florianópolis, todos que a conhecem ficam deslumbrados com sua beleza natural. A praia ganha destaque por conta do seu mar cristalino com ondas fortes e por ser uma praia limpa, perfeita para um banho revigorante.

Além do seu belo mar, um dos atrativos muito requisitados da praia, é as Dunas da Joaquina, que fica situada em uma das pontas da praia. Quem conhece a praia sabe que o que não falta são passeios e atrativos para aproveitar. 

Não podemos deixar de mencionar sobre sua paisagem, o cenário do local é de tirar o fôlego e ótimo para tirar fotos. Se mais delongas, embarque nessa viagem conosco e confira tudo sobre esse destino! 

Como chegar na Praia da Joaquina

Existem duas formas de acessar a Praia da Joaquina: pela Lagoa da Conceição e pelo sul da ilha. Independente de qual trajeto escolha, é bom saber que ambos possuem estradas sinalizadas com placas que te guiarão até a praia.

Tanto para quem vem do centro ou pela ponte da entrada da ilha, é recomendado pegar a avenida Beira-Mar até o elevado do CIC e depois pegar a SC-401. Logo após, siga pela faixa da direita e fique atento as placas que te guiarão para a saída da Lagoa da Conceição e o bairro Itacorubi. 

Depois de passar pela rodovia SC-404, suba o morro da Lagoa da Conceição, lá no alto você encontrará um mirante com vista para a Lagoa da Conceição, Dunas da Lagoa e da Joaquina. A vista do mirante é incrível, vale a pena passar por lá! 

Após se deslumbrar com a vista do mirante, desça o morro e siga pela Avenida das Rendeiras rumo a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi. Depois de todo esse trajeto siga em frente até a incrível Praia da Joaquina. 

Conheça as Dunas da Joaquina

As Dunas da Joaquina é a principal atração de quem visita a praia, com sua beleza de tirar o fôlego, as dunas é um ótimo lugar para apreciar a paisagem e praticar sandboard.

Alguns estabelecimentos alugam pranchas para os aventureiros viverem essa experiência, onde você pode arriscar descer as dunas em pé ou até mesmo sentado, caso não tenha experiência. Esse é o passeio perfeito para quem curte atividades ao ar livre ou apenas quer se divertir com a família.

Além de toda sua beleza, as Dunas da Joaquina carregam uma história muito conhecida pela população da região. Antigamente, essa região não era chamada de Joaquina, era conhecida como Praia do Campeche. Atualmente, dizem que o nome da praia é em homenagem a Dona Joaquina, uma moradora do leste de Santa Catarina. 

Dona Joaquina ensinava outras mulheres da região a fabricarem utensílios domésticos e também alimentava os pescadores que frequentavam a sua casa. Há boatos de que Joaquina faleceu de tristeza, por conta do seu falecido marido, um pescador que se adentrou pelo mar e nunca mais voltou. 

Desde então, Joaquina ia até a praia buscar mariscos e esperar pelo retorno do seu amor e depois de alguns meses, Dona Joaquina foi encontrada sem vida pela areia da praia. Mas essa é só uma das histórias que rondam aquela região!

Dunas da joaquina: conheça toda sua beleza em Florianópolis - Foto: BlackPot

O que fazer na Praia da Joaquina

Agora que você já sabe que as Dunas da Joaquina não podem faltar no seu roteiro de viagem a cidade de Florianópolis, vamos te contar o que fazer pela Praia da Joaquina. A praia é perfeita para aproveitar com sua família, lá você pode desfrutar de passeios em contato com a natureza e ainda, para os mais aventureiros, pode praticar sandboard, trilha e surf. 

Para os trilheiros, a trilha se inicia na Lagoa da Conceição, em uma subida de solo com areia e vegetação. Conforme o caminho for ficando plano, com mais alguns minutos de caminhada, você chegará até as dunas. 

Depois de chegar nas dunas é só se aventurar, não existe um caminho definido, basta seguir por qualquer trecho até chegar na Praia da Joaquina. Não se esqueça de alguns itens essenciais como água, seu celular caso haja alguma emergência, calçado adequado para a trilha. 

Aos surfistas de plantão, a praia é perfeita para se aventurar. É muito comum encontrar diversos sufistas pela praia, desde os iniciantes até os profissionais. 

Para quem não quer se aventurar tanto e procura apenas contemplar a natureza, você pode aproveitar a praia ao entardecer. Quando o dia for caindo, o sol começa a se pôr e o visual é garantido. Vale a pena prestigiar! 

Dunas da joaquina: conheça toda sua beleza em Florianópolis - Foto: Guia de Destinos

Onde se hospedar? 

Para aproveitar ainda mais sua viagem, a melhor opção é apostar em uma casa de temporada, assim você terá mais conforto, segurança e privacidade para desfrutar da sua viagem. Então nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Coisas gratuitas para fazer em Florianópolis

Como se planejar financeiramente para viajar: 7 dicas essenciais

Casa de Veraneio: O que é, como alugar, direitos e vantagens


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo