Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

As melhores dicas para conhecer o Rio Grande do Sul

30 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

As melhores dicas para conhecer o Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais bonitos do Brasil. O clima frio proporciona aos visitantes belas paisagens, com passeios que combinam com a atmosfera romântica do local. O estado também possui uma cultura muito influenciada pela colonização alemã e também pelos uruguaios e argentinos, devido a proximidade geográfica com os países. Por isso, Rio Grande do Sul é um excelente destino de viagem e nós, do TemporadaLivre vamos te dar algumas dicas de roteiros, cidades e pontos turísticos para conhecer no estado. Vamos lá?

Ao conhecer o Rio Grande do Sul, visite o Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é uma região gaúcha muito famosa pela sua produção de vinhos e espumantes. É uma rota que abrange três municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, e que possui mais de 30 vinícolas onde é possível realizar visitas e até degustar a deliciosa bebida. Para fazer a rota das vinícolas, o ideal é  participar de uma visita guiada, pois assim você pode experimentar as bebidas sem precisar dirigir depois. Mas lembre-se, se for realizar a visita com seu carro próprio ou alugado, nada de beber. Mas ainda é possível conhecer as propriedades, assim como os cultivos da uva e as produções do vinho, que por si só já são incríveis.

Por ali, a cultura italiana é muito forte, com tradições que se manifestam nas vestimentas, arquitetura e também nos costumes diários. A região também possui pontos turísticos ao longo do vale, que é a primeira do Brasil a receber a “Denominação de origem” ao vinhos produzidos no local, indicando que a bebida ali produzida obedece os padrões de qualidade, recebendo características únicas. Os principais vinhedos são Vinícola Angheben, Vinícola Almaúnica, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Casa Valduga e Vinícola Marco Luigi.

 conhecer o Rio Grande do Sul
 Conhecer o Rio Grande do Sul - Vale dos Vinhedos - Foto: freepik

Aproveite também todos os encantos de Gramado e Canela

As vizinhas Gramado e Canela, são muito famosas pelo seu estilo europeu na arquitetura das construções e na gastronomia. As cidades são os principais destinos de inverno no Rio Grande do Sul e ficam apenas 7 km de distância uma da outra, ou seja, estão bem próximas, sendo possível passear entre uma e outra como se fossem uma única cidade. Durante os períodos mais frios, os turísticas buscam as lindas Gramado e Canela por suas características que se assemelham a diversas regiões da Europa, principalmente Alemanha e Holanda, permitindo aos visitantes uma experiência única. Além disso, o clima também colabora, fazendo com que os turistas realmente sintam-se fora do país, mas com aquela hospitalidade que só o brasileiro tem. 

Porém, as charmosas cidades também podem ser visitadas no verão. O Natal de Gramado, conhecido como Natal Luz é um dos mais famosos do Brasil, com uma decoração impecável e diversas atrações natalinas que atraem turistas de todos os cantos do país. Portanto, ao conhecer o Rio Grande do Sul, não deixe de visitar essas duas encantadoras cidades. 

Imóveis para alugar por temporada em Gramado

Imóveis para alugar por temporada em Canela

Conhecer Rio Grande do Sul
 Conhecer o Rio Grande do Sul - Gramado - Foto: willian_hludke / pixabay

Não deixe o Rio Grande do Sul sem conhecer o Parque da Guarita

Para finalizar o passeio, uma boa pedida é conhecer o Parque da Guarita, na cidade de Torres, no litoral norte e próximo à divisa com Santa Catarina. O local possui o nome oficial de Parque Estadual José Lutzenberger, porém é mais conhecido como Parque da Guarita, sendo uma área de preservação onde antes era um complexo turístico. O parque é cheio de formações rochosas belíssimas, com torres que dão nome a cidade. No parque é possível subir na Torre Sul, com centenas de degraus que dão acesso ao cume. A vista lá de cima é deslumbrante.

Também há a Praia da Guarita, com uma areia limpa e clarinha. O mar é um pouco agitado, o que chama a atenção dos surfistas. A paisagem da praia também é maravilhosa, pois não é muito movimentada, dando uma sensação de uma praia selvagem e paradisíaca. Portanto, visitar o Parque da Guarita é um passeio obrigado para quem deseja conhecer o Rio Grande do Sul. 

Imóveis para alugar por temporada em Torres

 conhecer o Rio Grande do Sul
 Conhecer o Rio Grande do Sul - Parque dos Guarita - Foto: Ricardo André Frantz  / wikipedia

Conclusão

O Rio Grande do Sul é um estado com diferentes destinos, indo de cidades com clima europeu até belas praias. Portanto, conhecer Rio Grande do Sul é ter experiências diversas e a certeza de visitar lugares encantadores, além de mergulhar em uma cultura muito diferente e com influências de diferentes países da Europa.

E para aproveitar todos esses passeios, reserve um imóvel de temporada aqui no TemporadaLivre. São centenas de opções de imóveis nos principais destinos do estado. É só escolher o seu imóvel e negociar a reserva diretamente com o anunciante. 

Imóveis para alugar por temporada no Rio Grande do Sul

Agora é só fazer as malas e curtir todas as belezas do Rio Grande do Sul. 

 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo