Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Confira os melhores parques de Curitiba para você conhecer!

30 de Novembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Confira os melhores parques de Curitiba para você conhecer!

A capital paranaense é uma cidade encantadora. Quem conhece sempre fica com a sensação de ter passado por uma cidade diferente, com vários lugares interessantes e principalmente, com muitos parques para você visitar.

Curitiba conta com mais de 10 parques espalhados pela cidade por isso, o TemporadaLivre separou 5 dos principais deles para você conhecer um pouquinho mais e se inspirar na próxima viagem para Curitiba

Curitiba reúne parques de diferentes estilos, alguns são memoriais culturais, outros espaços de preservação e outros bastante antigos. Cada um conta com seu charme e com sua beleza. Confira a lista que separamos com os 5 principais parques da cidade.

1. Parque Tanguá

Um dos mais famosos e também mais bonitos. O Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 e foi construído em um espaço onde antes servia como uma pedreira. O local é bastante procurado por famílias com crianças para caminhadas, passeios de bicicleta, patins e muito mais. 

O Parque além de sua beleza, ainda possui um papel muito importante diante da natureza, sendo que um dos objetivos de lá, é preservar a mata ao redor do Rio Barigui. O Parque também ajuda a controlar as enchentes na cidade.

O Tanguá deve estar listado no seu roteiro de viagem, trata-se de um dos parques mais lindos da cidade e conta com mirantes, belos jardins, um lago artificial e espelhos d'água para você apreciar. 

Curitiba: confira os melhores parques da cidade para você conhecer! - Foto: curitiba-parana.net

2. Parque Barigui

Inaugurado em 1972, o Parque Barigui é um dos mais tradicionais da cidade, além de ser o mais movimentado, atraindo muitas famílias durante o final de semana. Por lá é muito comum encontrar crianças e adultos andando de bicicletas, jovens conversando, fazendo piquenique, pessoas caminhando, fazendo cooper e aproveitando o parque.

O parque também serve como área de proteção do Rio Barigui, preservando sua mata ciliar. Por lá você pode aproveitar o belo lago, pistas de caminhada, ciclovias, canchas esportivas, trilhas, churrasqueiras, sanitários e até algumas simpáticas capivaras que moram por ali. Por lá também encontra-se o Museu Automobilístico

Curitiba: confira os melhores parques da cidade para você conhecer! - Foto: Wikiwand

3. Passeio Público

O Passeio Público é o parque mais antigo da cidade de Curitiba, tendo sido inaugurado em 1886! O parque foi o primeiro da cidade, servindo também como zoológico, durante alguns anos. Hoje, o espaço ainda conta com algumas pequenas aves e répteis.

Ainda conta com um pequeno lago onde é possível andar de pedalinho, áreas de recreação, quiosques e bastante espaço verde. É um verdadeiro santuário ecológico em meio a capital do estado. 

No parque você encontrará uma gruta, a ponte Pênsil um palco flutuante, além de ilhas. O lugar é todo preservado e um passeio incrível. Vale a pena passar algumas horas por lá. 

Curitiba: confira os melhores parques da cidade para você conhecer! - Foto: Foto: Daniel Castellano / SMCS

4. Bosque Zaninelli (Unilivre)

O parque é bastante diferente. Inaugurado em 1992 em uma antiga pedreira, o parque foi pensando para ser um espaço de estudo e pesquisa. Por lá encontra a Universidade Livre do Meio Ambiente, além de um belo bosque com cascatas, áreas verdes e muito mais. 

Um detalhe importante a ser mencionado, é que há uma grande quantidade de sapos no local, então caso você tenha muito medo, é melhor escolher outro destino. 

Você encontrará por lá uma passarela com aproximadamente 120 metros de extensão, um espelho d'água, um mirante além de um auditório ao ar livre. Tudo isso junto, faz com que o parque seja uma atração encantadora para o turista. 

Curitiba: confira os melhores parques da cidade para você conhecer! - Foto: "Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

5. Jardim Botânico

Embora não seja exatamente um parque, e sim uma unidade de conservação, o Jardim Botânico é o local mais famoso de Curitiba, abrigando a belíssima estufa inspirada em palácios de cristal inglês, sendo inclusive, o mais famoso cartão-postal da cidade. 

O local vive cheio de pessoas, moradores e turistas que desejam passar uma tarde agradável, já que conta com lagos, pistas de caminhas, museu botânico, lanchonete e um jardim. 

Muitos turistas aproveitam o passeio para fazer piqueniques ao ar livre, enquanto as crianças brincam pelo enorme gramado que há no Jardim. O passeio é realmente inesquecível e encanta aqueles que resolvem passear por lá. 

Curitiba: confira os melhores parques da cidade para você conhecer! - Foto: Hicham El Banine 

Conheça Curitiba

E aí? Gostou dos parques de Curitiba? Além desses, você ainda pode conhecer o Parque Tinguí, o Parque do Passaúna, o Bosque do Papa, o Bosque do Alemão, o Parque do Bacacheri e a Ópera de Arame, que apesar de não ser um parque conta com lagos, cascatas e bastante área verde!

Você vai adorar cada espaço da cidade e vai querer voltar mais vezes. E quando for planejar a sua viagem para a cidade, não se esqueça de reservar a sua hospedagem no TemporadaLivre. São diversas opções de casas e apartamentos de temporada para você aproveitar a sua estadia em Curitiba. 

Imóveis para alugar por temporada em Curitiba;

Leia também:

Saiba o que fazer em Curitiba a noite!

Primeira viagem para Curitiba? Confira o guia completo sobre a cidade!

Curitiba: Conheça alguns pontos turísticos incríveis da cidade


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo