Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Curiosidades sobre Bombinhas, em Santa Catarina

14 de Dezembro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Curiosidades sobre Bombinhas, em Santa Catarina

Você ainda não conhece Bombinhas e está procurando dicas sobre as lindas praias que essa cidade oferece? Bem, você já deve saber que Bombinhas fica localizada em Santa Catarina, e possui algumas das mais lindas praias do Brasil! Bombinhas é também considerada a Capital do Mergulho Ecológico, pois é composta por 39 praias, sendo 19 preservadas, 10 com pouca ocupação e 10 são urbanizadas.

Mas o que vamos te contar nesse blog é sobre curiosidades que você ainda não deve ter ouvido falar sobre Bombinhas.

Você por um momento pode ter pensando, por que Bombinhas possui esse nome? E até deixou pra lá, mas as explicações sobre o porquê das nomenclaturas de suas lindas praias, são bem interessantes.

Vem comigo que eu vou te contar!

Para começar, sobre a PRAIA DE BOMBINHAS, o nome foi dado pois dizem que ao caminhar pela praia sobre a areia, o som produzido é muito similar ao de pequenas bombinhas estalando no chão, e ainda temos uma segunda versão que diz, que é por conta do forte barulho que é provocado pelo bater das ondas que lembra o estouro de uma pequena bomba.

Temos também a PRAIA DO MARISCAL, diz-se que esse nome foi dado pois uma grande quantidade de moluscos mais conhecidos como ‘marisco’ era encontrado próximo as pedras ao redor praia.

Ah, é claro, a famosa PRAIA DE BOMBAS. bem, o nome dessa foi dado pelo mesmo motivo da Praia de Bombinhas, porém essa praia é uma praia maior e mais extensa e com isso, o barulho das ondas é mais forte, parecendo o de uma bomba bem maior.

Já a PRAIA DE ZIMBROS, possui esse nome por conta dos açorianos - mais conhecidos como imigração portuguesa – que encontraram uma espécie de planta, da qual hoje é produzida a bebida alcoólica que chamamos de genebra. O zimbro é uma planta também muito utilizada como tempero, no preparo de óleos e até para fins medicinais. Segundo estudos, as propriedades dessa planta são excelentes e podem promover diversos benefícios para a saúde.

Você sabia que a PRAIA DOS INGLESES, também é conhecida como Retiro dos Padres? Sabe Porquê? Em 1967, a praia foi adquiria pela Igreja Católica, pois tinham a intenção de construir um retiro no local e por isso esse nome Retiro dos Padres. E por que chamamos de Praia dos Ingleses? Porque na metade do século XIX, um navio inglês ficou preso na praia e como nunca antes, se tinha visto ingleses na Ilha deu-se esse nome.

A PRAIA DA SEPULTURA tem uma história interessante para contar também. Conta a história de que em 1840, um major mandou construir duas taipas para fazer cercado para uma criação de porcos, e durante essa construção ouve-se um sério problema de discussão entre dois escravos, aonde um deles acabou sendo morto e enterrado no local. Por isso nominaram a praia como Praia da Sepultura. Mas a praia é conhecida pelos nativos da região também, como Praia da Baixada.

Existe também a referência da pedra DUAS IRMÃS que acreditam que eram usadas pelos indígenas que viviam pela Ilha, como pontos de referência marítima ou astronômica.

Você já ouviu falar da TOCA DO CABO? Os mais antigos nativos da Ilha, contam que durante vários anos um cabo do exército imperial que lutou na Guerra do Paraguai, ficou escondido nestas tocas por estar fugindo dessa guerra. Hoje são conhecidos como abrigos naturais, um fica localizado no morro, à direita da Praia de Quatro Ilhas, e o outro, na praia da Sepultura.

Curiosidade sobre Bombinhas, em Santa Catarina | Foto: Pixabay

E a PRAIA DE QUATRO ILHAS, tem esse nome pois dela é possível avistar as quatro ilhas do litoral.  

Essa praia também é conhecida por PRAIA DE FORA pelos nativos e trás em sua história cargas de bonança.

Diz-se que a famosa Cruz da Praia de Fora, foi encontrado por dois homens que ficaram tão admirados que resolveram finca-la por lá mesmo. Depois disso, conta-se que a região recebeu enxurradas de tainhas que os pescadores, jamais tinham visto antes e então foi atribuído a boa sorte ao fato de terem fincado a cruz por ali. Depois disso, criou-se um ritual aonde todos os anos os pescadores deixam rosas e fazendo suas preces e agradecendo. 

É preciso coragem também pra encarar a história contada sobre a PEDRA DESCANSA DEFUNTO, e diz a lenda que é um lugar mal assombrado e é bom evitar passar por lá a noite pois é comum ouvir choro de criancinha, canto de corujas e barulho de latas. Me arrepiei só em pensar...

Mas porque esse nome, em especial? Quando ocorria algum falecimento em Bombinhas, na época do distrito de Porto Belo, o corpo a ser velado era levado para um único cemitério, que era o da Igreja Matriz de Porto Belo e os carregadores do caixão, o colocavam em cima da pedra para tomarem um fôlego para continuar, antes de iniciar a descida.

Existe também a história da luz da misteriosa luz da Capela, que nunca se descobriu o que era e acreditavam até ser um tesouro enterrado naquele local, pois sempre que terminavam de rezar as novenas na Igrejinha do morro do cemitério, quando todos já haviam descido olhavam para cima e viam uma luz misteriosa na janelinha da capela.

Agora outra história, um pouco horripilante também é a da ILHA DO ALVOREDO, aonde um homem deixou as pessoas perplexas ao acharem que ele seria um bruxo, santo ou algo do tipo. Esse homem trajava roupas rudes e escuras, e chegaram a pensar que ele era um monge. Ele ficava abrigado em uma gruta existente na Ilha e lá viveu por muito tempo, até que, um dia, desapareceu da mesma forma que chegou, sem ao menos deixar nenhum vestígio. Daí, apelidou-se a GRUTA DO MONGE, que é conhecida até hoje por esse nome.

Ficou curioso para conhecer Bombinhas, depois de todas essas histórias mirabolantes? O TemporadaLivre separou as melhores opções de estadia para você na região, clique aqui para conferir.

Assim, você não precisa ficar perdido e com medo à noite indo parar na Praia Descansa Defunto, não é mesmo? hahaha Brincadeiras à parte, temos os melhores e mais confortáveis imóveis de Bombinhas esperando por você! 

Espero que tenha gostado da leitura e até o próximo Blog!  :) 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo