Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Coronavírus e o turismo: O impacto para o Aluguel de Temporada

17 de Abril de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Coronavírus e o turismo: O impacto para o Aluguel de Temporada

Nos últimos meses a ameaça do novo coronavírus tomou conta de todo o mundo. Países dos quatro cantos do globo sofrem com as consequências da pandemia e, na tentativa de minimizar seus efeitos, várias medidas de contenção foram criadas. Um dos primeiros setores a sentir os impactos gerados pelo vírus foi o setor do turismo. Cidades do mundo todo criaram barreiras, reduzindo o número de visitantes, aliada a uma recomendação quase que generalizada de ficar em casa, reduzindo viagens não-essenciais. 

Nas últimas semanas, o Brasil também passou a contabilizar o aumento de casos de COVID-19 no país, o que fez com que a grande maioria dos municípios brasileiros também precisassem criar medidas de controle da contaminação, adotando ações de isolamento social.

A princípio, vários eventos foram cancelados ou adiados em todo o país. Depois, vários comércios tiveram que ser fechados, assim como a solicitação para que pessoas não circulassem nas ruas sem uma real necessidade. Por fim, voos foram cancelados e algumas cidades fecharam os seus acessos, não permitindo a entrada de turistas. Com isso, pessoas que atuam na área de turismo em todo o Brasil passaram a sentir os impactos de forma mais imediata do que outros setores. 

O ramo do Aluguel de Temporada foi particularmente impactado, pois durante uma crise de saúde, como a pandemia do coronavírus, as viagens são as primeiras atividades a serem desaconselhadas. Assim, houve uma considerável queda pela procura de imóveis, que no TemporadaLivre está atingindo cerca de 55% na comparação Ano x Ano, assim como o cancelamento ou adiamento de estadias já reservadas. Além disso, é importante ressaltar que boa parte das pessoas que atuam nesse segmento são autônomos e, portanto, a falta da renda extra gerada pelos aluguéis traz consequências imediatas. 

Coronavírus e o turismo: O impacto para o Aluguel de Temporada

Uma boa notícia

Em meio a tantas notícias desanimadoras, também é preciso enxergar "a luz no fim do túnel". Nossos dados mostram que a procura por imóveis para o período de alta temporada, como no final do ano, ainda estão ocorrendo com volume elevado. Muitos turistas ainda estão em busca de destinos e lugares para hospedagem para o verão e para as festividades de fim de ano, o que dão um gás à mais ao setor, em sua época de maior faturamento. 

Inclusive, a orientação é para que realizem o adiamento das reservas, escolhendo outras opções de datas, ao invés dos cancelamentos, pois percebe-se que o interesse dos turistas não cessou, tendo apenas a necessidade de uma adequação para um momento mais propício. 

Segundo as expectativas dos especialistas, é que no segundo semestre já tenhamos uma melhora significativa. Inclusive, em recente entrevista realizada pelo Secretário de Turismo de Gramado (RS), Rafael Carniel de Almeida, ao Diário do Turismo, a cidade tem boas expectativas para o segundo semestre, até mesmo com eventos programados para esse período. 

O Governo do Estado do Paraná também vem aconselhando que empresas do ramo do turismo conversem com os turistas, negociando adiamentos e remarcações de viagens, e não o cancelamento. "Essa crise vai passar e o sonho de uma viagem pode ser realizado no futuro. O diálogo entre os envolvidos, buscando remarcar e não cancelar, é muito importante”, aponta o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

Ou seja, espera-se que a atual pandemia no Brasil não gere muito impacto durante a alta temporada de 2020 e 2021, considerada entre os meses de Outubro e Fevereiro, e que tenha-se uma grande procura e uma alta do turismo durante esse período.

Coronavírus e o turismo: O impacto para o Aluguel de Temporada

Porém, quando as viagens voltarem a ser seguras, um quesito muito importante será o de reavaliar os preços das diárias. Uma boa estratégia é realizar descontos para incentivar os turistas novamente, inclusive investindo em anúncios do seu imóvel.

Mas, enquanto tudo isso ainda não passa, aproveite para organizar o seu imóvel, fazer melhorias, pequenas reformas e estruturar melhor o seu negócio. Assim, quando tudo voltar, você estará mais preparado para atender os visitantes. 


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo