Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes

20 de Novembro de 2020 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes

Você já ouviu falar na cidade de Prudentópolis, no interior do Paraná? O local é conhecido como a Terra das Cachoeiras Gigantes. Com essa denominação, já é possível ter ideia das surpresas e das maravilhas que você encontrará ao passear pela região. A cidade possui centenas cachoeiras e quedas d'águas maravilhosas e que permitem uma experiência única. Ficou curioso para conhecer Prudentópolis? Então venha saber mais sobre esse lugar incrível no Paraná.

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes - Foto: pexels

Conheça Prudentópolis.

Prudentópolis é um pequeno município na região central do estado do Paraná. Com apenas 50 mil habitantes, aproximadamente, a cidade atrai diversos turistas e amantes da natureza que desejam desfrutar das belas cachoeiras e quedas d'águas que presenteiam a região com paisagens deslumbrantes e passeios incríveis.

A geografia da região, com diversas serras e montanhas, permitem o nascimento de centenas de cachoeiras. Atualmente, a região de Prudentópolis possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que muitas delas possuem mais de 100 metros de altura! Por isso, a cidade é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes. Portanto, as belezas naturais são o grande destaque da cidade. 

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes  - Cachoeira Perehouski - Foto: Prefeitura Prudentópolis

As cachoeiras gigantes

Prudentópolis possui diversas cachoeiras gigantes, com metros e metros de quedas d´'águas. A maior delas é a magnífica São Francisco, com mais de 190 metros de altura, e que além de ser a maior da cidade, é também a maior do sul do Brasil. Além dela, existe também a São Sebastião com 120 metros. 

Na região também é possível conhecer o Salto Barão de Rio Branco, com 64 metros de altura e que possui um escadaria com mais 470 degraus para chegar a sua base. O Recanto Perehouski, com cachoeiras menores, mas que permitem deliciosos banhos em suas piscinas naturais. E o Salto São João, que possui cerca de 80 metros de altura e que pode ser observada de um mirante. Mas claro que essas são apenas algumas das maravilhosas cachoeiras que possuem na região, porém, já dão um gostinho das belezas que te esperam por lá. 

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes - Salto São Francisco - Foto: Johnny S. via wikiloc

Atividades em meio a natureza.

Algumas dessas cachoeiras são muito procuradas para a prática de rapel. A atividade é feita em meio a queda d'água, propiciando uma experiência incrível. É o caso do Ninho do Corvo, localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural. Nessa cachoeira além do rapel, é possível saltar de uma altura de 170 metros por meio de uma tirolesa

Além disso, alguns rios possuem corredeiras que permitem a prática do rafting: uma descida com bote em meio as corredeiras. O local também possui diversas trilhas que dão acesso as centenas de cachoeiras. Ou seja, se você gosta de esportes na natureza, já deu para perceber que Prudentópolis é o lugar perfeito. 

Porém, se você gosta apenas de contemplar a natureza e se refrescar nas águas das cachoeiras, Prudentópolis também é o lugar ideal para você. Muitas dessas quedas d'águas são propícias para o banho e para a recreação. 

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes - Ninho do Corvo - Foto: Ninho do Corvo

Conheça um pouco mais sobre a cultura ucraniana

Prudentópolis também é conhecida por sua grande influência ucraniana. A cultura desse país esta presente em diversas áreas como a culinárias, as festas populares e até na língua. Ao visitar Prudentópolis é comum ouvir um sotaque característico da fusão entre o ucraniano e o português. Além disso, você pode experimentar as delicias típicas do país europeu como: holoptis (charuto de repolho com carne), o borsh (sope de beterraba) e os varenyky ou pierogis (pastéizinhos cozidos com recheio de purê de batata).

Na Páscoa você também pode aproveitar as belezas das Pêssankas. As Pêssankas é uma tradição milenar, onde ovos são pintados a mão com traços e desenhos simbólicos, representando a ressurreição de Cristo. Já no Natal, você pode aproveitar toda a tradição ucraniana referente a data. A começar pela véspera, que é toda reservada para a preparação da ceia. A mesa é costuma por 12 pratos simbolizando os apóstolos de Cristo e o jantar inicia-se quando a primeira estrela surge no céu, indicando o nascimento do menino Jesus. 

Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes
Conheça Prudentópolis: a terra das cachoeiras gigantes - Foto: Mikikar / pixabay

Conheça Prudentópolis

Já deu para perceber que além das belezas naturais, Prudentópolis possui uma cultura riquíssima. Portanto, não deixe de conhecer essa cidade tão encantadora e que preserva um grande valor ecológico. Com certeza você irá se encantar com tanta beleza. 

Imóveis para alugar por temporada no Paraná


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo