Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Melhores museus para visitar em Salvador: confira dicas

12 de Junho de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Melhores museus para visitar em Salvador: confira dicas

Salvador é sinônimo de calor e alegria, não é mesmo? Quando se planeja uma viagem para a capital baiana logo vem a mente a sua festa, suas praias, sua música e claro, suas deliciosas comidas! Porém, Salvador também oferece excelentes passeios culturais, além de contar com diversos museus que preservam a memória de grande parte da história do Brasil. Afinal, Salvador foi a primeira capital do Brasil, presenciando todo o início da nossa história como colônia, monarquia e república.

E para você também conhecer toda essa história, o TemporadaLivre separou os 5 melhores museus para você visitar em Salvador! Confira.

5 melhores museus para visitar em Salvador

  1. Museu de Arte Moderna da Bahia
  2. Palacete das Artes em Salvador
  3. Museu Afro-Brasileiro
  4. Museu de Arte Sacra
  5. Casa do Rio Vermelho

1. Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM

O Museu de Arte Moderna da Bahia foi inaugurado nos anos 60 e está localizado na Baía de Todos os Santos, um dos lugares mais frequentados na capital. Atualmente, o MAM possui um acervo de pinturas, fotografias e esculturas de artistas de grande renome como Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e muitos outros. Conta com uma espaço de 8 salas de exposição, além de biblioteca, teatro e oficinas. 

Endereço: Av. Lafayete Coutinho,  Salvador - BA.

Conheça os melhores museus para visitar em Salvador - Imagem: Dicas do Nosso Brasil

2. Palacete das Artes em Salvador

O casarão construído em 1912 que conta com uma imponente arquitetura, hoje abriga um museu super importante em Salvador. O Palacete das Artes, também conhecido como Museu Rodin conta com um acervo fixo do famoso escultor Auguste Rodin e recebe diversas exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais, como Frida Kahlo e muitos outros. 

Endereço: R. da Graça, 284 - Graça, Salvador - BA

Conheça os melhores museus para visitar em Salvador - Imagem: museupalacetedasartes.wordpress.com

3. Museu Afro-Brasileiro

Localizado no prédio da Faculdade de Medicina da Bahia em Salvador, o MAFRO foi inaugurado em 1982. Hoje em dia, o MAFRO atua como uma importante fonte de coleta e preservação sobre os povos africanos que vieram ao Brasil, tornando-se um importante centro de manutenção e resgate dessa história. Conta um acervo de gravuras, esculturas, vestimentas e utensílios referentes às culturas africanas e afro-brasileiras.

Endereço: R. das Vassouras, Salvador - BA

Conheça os melhores museus para visitar em Salvador - Imagem: mafro.ceao.ufba.br

4. Museu de Arte Sacra

Considerado um dos principais museus sobre Arte Sacra da América Latina, o MAS-UFBA foi inaugurado em 1959 e conta com um enorme acervo de pinturas, esculturas, azulejos, mobílias e desenhos sobre a arte cristã, com obras de vários artistas. Seu papel é de realizar pesquisas sobre o tema, além de preservar e expor essas obras, resgando a memória história e cultural presentes nas artes. 

Endereço: Rua Sodré, 276 - Centro, Salvador - BA

Imagem: Fábio Marconi / salvadordabahia.com

5. Casa do Rio Vermelho

A Casa do Rio Vermelho é a antiga residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, que ali viveram por 40 anos. Hoje, a casa acomoda um importante museu sobre a obra do casal, com mais de 30 horas de videos e projeções. A propriedade conta com mais de 2 mil m² e em seu jardim está depositado as cinzas de Jorge e Zélia. Nessa casa, o casal recebeu visitas ilustres como: Simone de Beauvoir, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e muitos outros.

Conheça os melhores museus para visitar em Salvador - Imagem: correio24horas.com.br

Conheça Salvador

Viu que interessante? Você pode tirar uns dias de seu passeio por Salvador para conhecer um pouco de seus museus e ter contato com a história de diversas culturas. E claro, além dos museus Salvador ainda oferece diversas outras atrações para você se divertir por lá. Confira as dicas aqui nesse post: O que fazer em Salvador, na Bahia?

E não esqueça de conferir as opções de aluguel de temporada em Salvador disponível aqui no TemporadaLivre. São as melhores opções de casas, apartamentos, kitnets e pousadas para você se hospedar na cidade!

Imóveis para alugar por temporada em Salvador;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo