Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local

26 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local

A Chapada das Mesas é um destino turístico que passa despercebido por muitos turistas, mas que guarda grandes atrativos surpreendentes. 

Além de toda a beleza e estrutura para se aventurar na Chapada das Mesas, por lá ainda é possível encontrar grutas, balneários, cachoeiras e formações rochosas que fazem parte dos municípios de Carolina e Riachão.

Para quem deseja deslumbrar paisagens, se aventurar e aproveitar muitos passeios inesquecíveis, precisa conhecer a Chapada das Mesas. Portanto, o  TemporadaLivre preparou esse blog com todas as informações que você precisa saber sobre esse destino. Confira! 

Onde fica a Chapada das Mesas? 

A Chapada das Mesas fica localizada no Sul do Maranhão, entre as cidades de Balsas no Maranhão e Araguaína em Tocantins. A cidade de São Luís é o destino principal de visitação, mas as atrações também se estendem para Carolina, Riachão e Estreito.

Como chegar na Chapada das Mesas? 

Para aqueles que vão de avião, saindo de outros estados, existem três opções de aeroportos próximos do destino, eles ficam em Araguaína TO (há 118 km), Imperatriz MA (há 222km) e Palmas TO (há 505 km).

Após desembarcar em um desses destinos, basta escolher qual forma de locomoção até o destino é melhor para você, como transfer de aeroporto, carro de aplicativo, aluguel de carro ou ônibus. 

Sobre o Parque Nacional da Chapada das Mesas

Inaugurado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas se trata de uma unidade de preservação ambiental, que conta com mais de 160 mil hectares de Cerrado que abrangem a cidade de Estreito, Carolina e Riachão.

O Cerrado é repleto de várias espécies de animais, além de belezas naturais como cânions, cavernas e cachoeiras. Os atrativos que mais se destacam dentro do parque são a Cachoeira de São Romão, as Cachoeiras do Prata e o Morro do Chapéu. 

Porque do nome Chapada das Mesas?

O nome Chapada das Mesas veio por conta do seu formato, como se trata de montanhas elevadas no formato de platô, esse tipo de formato se assemelha muito com uma mesa.

A Chapada das Mesas conta com uma área protegida pelo parque nacional. Muitos de seus atrativos ficam situados em áreas privadas, fora do parque nacional. 

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local - Foto: Maranhão de Encantos

Qual a melhor época para ir a Chapada das Mesas?

Se você deseja conhecer a Chapada das Mesas saiba que ela pode ser visitada em qualquer época do ano. Entretanto, essa região é composta por estações de seca e chuva, que podem trazer experiências diferentes em alguns passeios na região.

O período de seca acontece entre o início de maio até o final de setembro, dentre esses meses as chuvas ocorrem com pouca frequência. Nos meses de junho, julho e agosto é quando definitivamente não se vê chuva nessa região.

O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca (verão local), quando chove bem pouco, principalmente, junho, julho e agosto quando é difícil chover, com médias mensais em torno de 20mm.

Esse período é ideal para quem não quer pegar chuva durante seus passeios e deseja encontrar as cachoeiras com águas mais cristalinas. Além disso, o clima fica agradável, pois nessa região o calor não é intenso. 

Já o período chuvoso se inicia em outubro e se estende até abril, com indices de chuva mais altos no mês de março. Nesse período é possível que as chuvas atrapalhem alguns passeios. Além disso, os atrativos como lagoas, cachoeiras e poços podem estar com as águas mais turvas decorrente as chuvas.

Quantos dias ficar na Chapada das Mesas? 

Para quem vai visitar a região da Chapada das Mesas, o recomendado é ficar no mínimo 4 dias para aproveitar os principais passeios e pontos turísticos sem pressa. Na hora de se programar, recomendamos também que leve em consideração o tempo de deslocamento, reservando ao menos um dia para ida e outro para volta.

O que fazer na Chapada das Mesas: principais pontos turísticos

Agora que você já sabe tudo sobre esse destino, chegou a hora de conhecer os melhores pontos turísticos para conhecer nessa região. Vale ressaltar que para conhecer os atrativos turísticos do Parque Nacional da Chapada das Mesas o acesso é feito somente por carro 4x4. 

1. Morro do Chapéu 

O Morro do Chapéu é conhecido por ser um dos pontos mais altos da Chapada das Mesas, podendo ser visto em vários pontos durante seu passeio. Para os aventureiros de plantão, é possível fazer trekking nessa área, a subida conta com 365 metros, portanto, esteja com o físico bem preparado.

O Morro do Chapéu fica localizado a cerca de 20 km do centro de Carolina e seu acesso conta com aproximadamente 5 km de estrada de terra. 

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local - Foto: Vamos Trilhar

2. Cachoeiras da Prata

As Cachoeiras da Prata ao total são três, banhadas pelo Rio Farinha que faz a divisão entre os municípios de Carolina e Estreito, dentro do parque nacional. A primeira cachoeira é possível acessar logo ao lado da área de receptivo, já as outras duas é preciso seguir por uma pequena trilha.

Essas duas quedas em específico, em épocas de chuva as duas se tornam apenas uma, com aproximadamente 19 metros de altura. No receptivo da cachoeira você conta com uma estrutura com banheiros e restaurante a base de reservas, assim você consegue aproveitar bem mais o passeio. 

As Cachoeiras da Prata ficam a 67 km do centro da cidade, podendo ser acessadas somente através de veículos 4x4. Além disso, é preciso pagar uma taxa para conhecer essas belezas. 

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local - Foto: Trilhando Montanhas

3. Cachoeira de São Romão

Considerada a maior queda d'água da região da Chapada das Mesas, a Cachoeira de São Romão é banhada pelo Rio Farinha e conta com uma queda d'água deslumbrante.

A cachoeira possui aproximadamente 25 metros de altura, além disso, por lá é possível se banhar na piscina natural que fica logo na frente da cachoeira.

O local também conta com uma estrutura bacana, com banheiros e restaurante a base de reserva. Você também pode alugar um caiaque por lá e se divertir na piscina natural que funciona como uma espécie de balneário. 

Assim como as Cachoeiras da Prata, é preciso comprar um ingresso para acessar o local e o acesso se dá apenas por passeio 4x4. O passeio, geralmente, é feito em conjunto com as Cachoeiras da Prata. 

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local - Foto: Wikipédia

4. Cachoeira do Capelão

Outra cachoeira propícia para banho, é a Cachoeira do Capelão que conta com uma parede grande de pedra escura onde escorre sua queda.

A cachoeira é muito bonita e possui aproximadamente 22 metros de altura e uma bela piscina natural. Para acessá-la é preciso adquirir um ingresso, junto com a Cachoeira da Caverna. 

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local - Foto: Escolha Viajar

5. Cachoeira da Caverna

Para acessar a Cachoeira da Caverna, que fica escondida e guarda um cenário incrível, é preciso passar literalmente por uma caverna.

O túnel leva até a queda d'água, que possui cerca de 7 metros de altura e uma gruta onde é possível caminhar por ela. Como citamos acima, é preciso adquirir um ingresso junto com a Cachoeira do Capelão. 

Conheça Chapada das Mesas: um guia completo sobre o local - Foto: Picosma

Onde se hospedar? 

Para ter todo o conforto, privacidade, segurança e economia durante sua hospedagem na região da Chapada das Mesas, nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Monte Roraima: hospedagem, trekking, curiosidades e mais

O que fazer em Itararé SP? Confira com a Temporada Livre

Turismo Rural em Santa Catarina: o que fazer e onde ficar


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo