Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios!

19 de Janeiro de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios!

Você já ouviu falar de Barra Velha, em Santa Catarina? Essa cidade é incrível, com praias lindas e muitas atrações. Por ser uma cidade considerada pequena, não há tanto movimento por lá, então você poderá aproveitar dias de muito sossego e tranquilidade. 

Para te ajudar a lembrar mais sobre a cidade, é em Barra Velha que se encontra a grande loja da Havan. Acredito que você já deve ter visto em algum comercial. Então aproveite esse passeio para fazer umas comprinhas por lá.

Mas sem muitas enrolações, vamos começar a falar sobre Barra Velha e suas atrações turísticas. 

Onde fica 

Barra Velha é um município localizado no litoral norte de Santa Catarina, a 47km de Balneário Camboriú. A cidade tem sido muito procurada pelos turistas por conta das suas belíssimas praias, clima agradável e boa infraestrutura.

Como chegar

Barra Velha fica próximo as cidades de Balneário Camboriú (47km), Joinville (50km) e Florianópolis (139km). Para acessar Barra Velha de carro é bem simples, pois o acesso é cortado pela rodovia duplicada BR-101. 

A cidade não possui aeroporto próprio, sendo necessário desembarcar nos aeroportos das cidades vizinhas como o de Navegantes (32km), Florianópolis (136km) e Curitiba (164km). Desembarcando em um desses aeroportos, você pode alugar um carro ou pedir um carro por aplicativo e seguir até a cidade de Barra Velha. 

Quando conhecer Barra Velha 

Se você pretende visitar a cidade para aproveitar as incríveis praias que Barra Velha reserva, nossa dica é ir no verão. Entretanto, se você quer apenar conhecer e fazer outras atividades na cidade, qualquer época do ano é a pedida. 

Em Barra Velha, no início de setembro, acontece a Festa Nacional do Pirão que tem duração de 5 dias, com shows e muita gastronomia surpreendente tendo base o pirão e frutos do mar. 

Quais são as praias de Barra Velha 

Barra Velha possui 9 praias ao longo de sua orla, porém as principais são: 

1. Praia Central

A Praia Central é a mais movimentada, muito por conta da sua localização, mais próxima ao centro e aos comércios. Além disso, é um destaque em infraestrutura, sendo uma ótima para quem gosta de se banhar no mar e também para aqueles que gostam de passear por bares e restaurantes após a praia. 

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Barra Velha

2. Praia do Grant

Já a Praia do Grant é a uma das mais bonitas, com um visual preservado, com águas calmas e cristalinas. Há muitas lendas sobre essa praia e também muitos encantos por lá. Ela fica próxima a uma vila de pescadores, então aproveite para comprar peixes fresquinhos nesse passeio. 

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Otávio Nogueira

3. Praia da Península

A Praia da Península possui 6 km de areia que ficam em uma estreita área entre o mar e a lagoa do Rio Itapocú. Essa praia é uma das queridinhas dos amantes de esportes aquáticos, como o surf. Além disso, é um ótimo local para a Pesca de Arremesso. 

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Corretor de Imóveis

4. Praia do Tabuleiro

A Praia do Tabuleiro é conhecida por seu mar agitado, que também são ótimas para o surf, e também por sua areia monazítica. Durante a alta temporada, essa praia se torna uma das mais procuradas pelos viajantes por conta da sua grande extensão e sua belíssima paisagem. A praia fica localizada a poucos metros da Praia Central da cidade. 

5. Praia do Sol 

Frequentada e admirada por muitos surfistas e também banhistas, a Praia do Sol é uma espécie de extensão da Praia do Tabuleiro. Juntas as praias somam mais de 4 km, ou seja, tem espaço para todo mundo aproveitar! 

6. Praia das Pedras Brancas e Negras

Essa é uma praia para quem deseja descansar e apreciar o mar, já que a Praia das Pedras Brancas e Negras é conhecida por seu mar tranquilo. A praia começa desde o Costão das Pedras Brancas e Negras seguindo até o Rio Itajuba. Vale a pena conhecer!

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Barra Velha

7. Praia de Itajuba/Praia do Cerro

A Praia de Itajuba possui uma faixa de areia larga de tom dourado, um mar cristalino e pouco agitado. Durante a alta temporada a praia costuma ficar bem movimentada, pois é muito indicada para banho e prática de esportes. A infraestrutura da praia também é muito boa, com bares, restaurantes e hospedagens. A Praia de Itajuba é praticamente junto a Praia do Cerro, que fica no lado esquerdo, próximo do morro.

O que fazer em Barra Velha: principais pontos turísticos

1. Cristo de Barra Velha

O Cristo de Barra Velha de 40 metros de altura, fica situado em um morro no centro da cidade e proporciona aos visitantes uma vista completa de algumas praias da região. 

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Giro Urbano

2. Lagoa de Barra Velha

Apesar de estreita, a lagoa conta com 6km de extensão, sendo um ótimo lugar para praticar esportes náuticos. O início da lagoa começa no centro de Barra Velha e se estende até a Barra do Itapocú.

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Barra Velha

3. Ponte Pênsil 

Você também pode conhecer a ponte pênsil, construída para facilitar o acesso de pedestres e ciclistas à praia através da lagoa. O local oferece uma bela paisagem, principalmente no fim de tarde. 

E se quiser um pouco mais de diversão e adrenalina, pode dar uma esticadinha até Penha e passar um ou dois dias no parque Beto Carrero, que está localizado a menos de 30 km de Barra Velha. 

4. Estátua da Liberdade Havan 

Você sabia que a maior estatua do Brasil não é a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro? A maior estatua do Brasil fica em barra velha, que é a Estátua da Liberdade da loja Havan, com 57 metros de altura. Além disso, a loja é a maior da rede e fica localizada às margens da BR-101.

Foto: TripAdvisor

5. Estátua de Iemanjá e Costão dos Naufragados

No lado direito da Praia Central possui um deck, onde fica uma incrível estátua de Iemanjá. Lá também é considerado o ponto inicial do Costão dos Naufragados. Para quem não conhece a história do local, basicamente, foi onde ocorreu, em 1865, um naufrágio de alguns combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai. No canto direito da Praia central há um deck com a estátua de Iemanjá. 

Barra Velha SC – Onde fica, quando ir e dicas de passeios! - Foto: Barra Velha

Roteiro de 3 dias de viagem em Barra Velha 

Para aproveitar bem todos os atrativos da cidade, o ideal é que você faça uma viagem de no mínimo 3 dias. Preparamos sugestões de roteiro de viagem para esses 3 dias, com todos os atrativos que trouxemos nesse blog. Mas claro, você pode personalizá-lo da forma que preferir. Confira! 

1° dia em Barra Velha 

  • Estátua da Liberdade Havan 
  • Lagoa de Barra Velha
  • Praia do Tabuleiro
  • Praia do Sol 

2° dia em Barra Velha

  • Cristo de Barra Velha
  • Praia do Grant
  • Estátua de Iemanjá e Costão dos Naufragados
  • Praia Central

3° dia em Barra Velha 

  • Ponte Pênsil 
  • Praia de Itajuba/Praia do Cerro
  • Praia do Grant
  • Praia das Pedras Brancas e Negras

Onde comer em Barra Velha 

Depois de todos esses passeios, tenho certeza que bateu muita fome por aí, então agora vamos trazer algumas opções bem deliciosas, para você matar a fome e aproveitar o melhor da gastronomia da cidade. 

Não faltam opções de ótimos restaurantes na cidade, sendo que você poderá escolher o estilo de comida preferido e apenas aproveitar. Se você gosta de massas e pizza, sugiro que passe pela Pizzaria Centro Da Pizza. Agora se gosta de frutos do mar, uma das melhores opções é Itajuba Food Park. 

Também há opções mais tradicionais como Mc Donald's e Subway, então não precisa se preocupar pois com certeza você encontrará algum restaurante de seu agrado, nem que seja uma dessas opções de franquia. 

Aproveite para ler: O que fazer em Bombinhas-SC?

Onde se hospedar

E aí? O que achou da cidade de Barra Velha? Com certeza é um destino turístico bastante interessante e diferente das principais rotas, oferecendo a oportunidade de conhecer um lugar novo e diferente. Então, na sua próxima viagem, que tal colocar Barra Velha no seu guia e tirar uns dias para visitar as suas belas praias? 

Aproveite para se hospedar em uma casa de temporada, que oferece muito mais espaço, conforto e privacidade. No TemporadaLivre você encontra ótimas opções de aluguel de temporada para você, sua família e seus amigos. É só acessar, escolher o seu imóvel e reservar a sua diária diretamente com o anfitrião. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação!

Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis. Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

 

Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo