Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

O auxílio da tecnologia no mercado de aluguel de temporada

29 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

O auxílio da tecnologia no mercado de aluguel de temporada

O aluguel de temporada já é uma prática bastante usada há muitos anos, principalmente em cidades litorâneas e turísticas. Porém, com o avanço da tecnologia, esse mercado cresceu fortemente, pois as novas ferramentas vem ajudado - e muito - no mercado de aluguel de temporada

Há alguns anos atrás, quando a internet não era tão popular e de acesso tão fácil, era um pouco mais complicado encontrar a casa de temporada ideal para suas férias. Imagine: Você e sua família estavam planejando ir à praia e portanto precisavam de uma casa espaçosa, com acomodações para 4 ou 5 pessoas. Como encontrar a casa certa e que caiba em seu orçamento? 

A resposta dessa pergunta hoje em dia é muito simples. Basta acessar a internet, digitar o item desejado e encontrar uma infinidade de opções. Ou, acessar uma plataforma especializada em aluguel de temporada, como o TemporadaLivre, por exemplo, fazer os filtros e encontrar diversas alternativas incríveis. 

Mas, como esse processo era feito há uns anos atrás, quando a internet ainda não era acessível e ainda não tínhamos smartphones? Bom, nessa época era preciso recorrer para as páginas amarelas de sua lista telefônica ou para os classificados de um jornal, ou ainda, fazer sua viagem e torcer para encontrar um imóvel com uma placa de "aluga-se por temporada" disponível. Bem complicado, não é?

Com esse simples exemplo, já é possível perceber que com a disponibilidade da internet para mais pessoas e com o surgimento dos smartphones, o aluguel de temporada tornou-se muito mais fácil. Porém, não é só isso que mudou. Muitas outras ferramentas auxiliam bastante, tanto para o turista, quanto para o anfitrião. 

Confira como a tecnologia está mudando e beneficiando o mercado de aluguel de temporada:

As novas tecnologias e o aluguel de temporada 

Internet mais acessível

Começando com o nosso exemplo acima, a internet mais acessível ajudou muito na disseminação do aluguel de temporada. Hoje, muitos pessoas tem acesso fácil a vários opções de imóveis disponíveis na rede, ajudando outras pessoas, que não eram adeptas a modalidade do aluguel por temporada, passar a alugar imóveis através dos sites. 

Além disso, nos últimos anos, surgiram vários portais especializados em aluguel de temporada, ajudando a concentrar as opções e ajudar ainda mais os turistas encontram seus imóveis de férias. Além, claro, de ajudar os proprietários de imóveis, corretores e imobiliárias a divulgarem seus imóveis. 

Como a tecnologia está mudando e beneficiando o mercado de aluguel de temporada? - Internet

A chegada dos smartphones

Com a chegada dos smartphones, não foi só a acessibilidade da internet que gerou mais benefícios, mas também, o desenvolvimento de aplicativos que ajudam bastante os viajantes e também os anfitriões. 

Existem diversos aplicativos no mercado que ajudam, não só a escolher e reservar seu imóvel de temporada, como também planejar toda a sua viagem, desde gastos até o trajeto. Você pode conferir esses aplicativos no nosso artigo Está indo viajar? 5 aplicativos que você precisa ter em mãos.

Além disso, os anfitriões também contam com diversos aplicativos que ajudam a organizar e controlar o seu negócio. Além dos apps dos portais de anúncios, você também encontra apps financeiros e muitos outros que te auxiliam no dia a dia. 

Como a tecnologia está mudando e beneficiando o mercado de aluguel de temporada? - Smartphone e aplicativos

Check-in automático

Essa tecnologia vem ajudando muito os anunciantes do aluguel de temporada. Pois imagine que você possui uma casa em uma cidade litorânea, como Guarujá ou São Sebastião, porém, você mora em São Paulo. Com essa distância, você precisa deixar as chaves do imóvel com alguém de confiança na cidade, ou ainda, ter que se deslocar para lá, toda vez que alugar o seu imóvel. Um trabalhão, não é? 

Mas, com o avanço da tecnologia, foram criados várias alternativas para auxiliar nessa questão. Hoje em dia, os chamados check-in automáticos estão sendo muito utilizados por vários anfitriões, facilitando tanto para ele, quanto para o turista. Esses check-ins podem ser feitos através de fechaduras eletrônicas, onde não é necessário chave para acessá-los. Basta passar a senha para o seu turista e ele poderá desfrutar do imóvel assim que chegar. Ou também, pelo sistema Smart lock, que é uma fechadura que libera acesso através de bluetooth, com um smartphone verificado. 

Assim, você não precisa estar no imóvel, esperando o turista chegar para lhe passar a chave. Você pode encaminhar para ele todas as recomendações e regras do seu imóvel e liberar o acesso através dessas senhas e fechaduras. 

Como a tecnologia está mudando e beneficiando o mercado de aluguel de temporada? - Imagem: Intelbras

Câmeras de Segurança e sensores de movimentos. 

Apesar de não serem itens exclusivos ao aluguel de temporada e que são ótimas opções para qualquer tipos de imóvel, as câmeras de seguranças e sensores de movimentos são boas ferramentas de auxílio para quem trabalha com hospedagens de curto prazo, pois como normalmente esses imóveis ficam fechados por alguns períodos do ano, acabam sendo alvo fáceis dos ladrões. 

Assim, com as câmeras de segurança, você consegue monitorar o seu imóvel dia e noite. E avisando a polícia assim que observar algo suspeito. Porém, lembre sempre de avisar os seus hóspedes que o imóvel possui câmera e não as instalem em ambientes internos, principalmente em  ambientes privados, como quartos e banheiros. 

Além disso, alguns sensores de movimentos mais modernos, conseguem controlar portas e janelas. O que também acaba sendo bem vantajoso, caso o hóspede faça o check-out e esqueça de fechar alguma janela do imóvel. 

Como a tecnologia está mudando e beneficiando o mercado de aluguel de temporada? - Foto: Reprodução/iStock

Sistema de automação residencial 

Os sistemas de automação residencial são gadgets que podem ser controlados pelo seu celular, sendo o mais comum a Alexa, da Amazon. Essa ferramenta tecnológica pode ser bastante útil, principalmente para os momentos que não possuem ninguém em casa.

Com ela você pode programar o desligamento do ar-condicionado ou ventiladores de teto (caso o hóspede também se esqueça de desligar), apagar e aceder as luzes, controlar as câmeras de segurança e, se você tem um sistema de fechadura eletrônico, também é possível fazer a configuração com o aparelho e controlar aberturas e fechamentos de portas. Muito útil, não é?

Você pode usar as aberturas das portas e acionamentos dos ares-condicionados também como forma de arejar o ambiente, caso ele fique muito tempo fechado. 

Como a tecnologia está mudando e beneficiando o mercado de aluguel de temporada? - Imagem: Casa Claudia Abril

Gostou dessas dicas? Você pode implementa-las também na sua casa, anunciando seus imóveis pela internet, instalando fechaduras inteligentes, câmeras e quem sabe, fazendo um investimento com um Sistema de automação residencial? Com certeza, essas novas tecnologias trarão muito mais comodidade para você!

E se você ainda não é um anunciante TemporadaLivre, que tal criar o seu anúncio agora mesmo? É super rápido e fácil. E o melhor: você não paga comissão sobre as locações e pode conversar diretamente com o turista para fechar a sua reserva! Para fazer seu anúncio, só acessar Anunciar Meu Imóvel de Temporada.

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo