Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos

12 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos

1. Pozole

Um prato muito típico no méxico, fácil de ser encontrado em praticamente todo o país, é o Pozole. Basicamente esse prato é uma sopa muito saborosa, cuja sua base é o cacahuacintle, um tipo de milho de grãos maiores.

Os milhos que vão no Pozole são cozidos por horas, depois é acrescentado os demais ingredientes e temperos, que podem variar dependendo do lugar. Geralmente, o prato é acompanhado de rabanete e alface. 

 Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de Gonzalo Guzmán García

2. Mole

Essa deliciosa iguaria mexicana é um dos pratos com temperos mais marcantes do México. O mole é um molho, com base de chilli, ervas e sementes moídas. Esse molho geralmente é acompanhado por outros pratos à base de carne, e eu te garanto que o sabor é surpreendente

 Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto: Café Meridiano

3. Enchiladas

As famosas enchiladas podem ser encontradas até o no Brasil, entretanto, o sabor não é o mesmo comparado aos preparados diretamente das cozinhas mexicanas.

O prato é composto por tortilhas de milho recheadas de carne e molhos, e geralmente, são acompanhadas com vegetais ou o famoso guacamole. Assim como o Pozole, o sabor desse prato pode ter um sabor diferente em cada região. 

 Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de Loren Castillo

4. Chiles en Nogada

O Chiles en Nogada é o prato perfeito para aqueles que não são fãs de comidas picantes, pois o prato possui um sabor delicado e pouco picante. A apresentação do prato enche os olhos, as cores fortes representam a bandeira do México e seu aroma é inconfundível.

O prato é feito a partir de um guisado de carne, acompanhado de frutas e molho de nozes. Esse é um prato de temporada de julho a setembro. 

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto: Recepedia

5. Cochinita Pibil

A Cochinita Pibil é um prato herdado do povo maia, com muito sabor e uma apresentação incrível. A carne suína é envolvida em folhas de bananeiras com achiote que são assadas no forno de barro.

O prato é servido com um molho de cebola, laranja azeda e pimenta. Geralmente, o prato é apresentado na própria folha de bananeira, o que dá um verdadeiro charme no prato. 

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto: Serious Eats

A história da culinária mexicana

Os pratos típicos mexicanos se originaram através da cultura dos povos pré-colombianos e pelos costumes herdados dos colonizadores espanhóis, como a utilização de especiarias, por exemplo.

A atual Cidade do México, antes era chamada de Tenochtitlán, e foi nessa cidade que os espanhóis pisaram pela primeira vez em solo mexicano. Os povos que viviam pela cidade consumiam muito milho, e os colonizadores começaram a introduzir alimentos como carne de animais, especiarias, frutas e vegetais, trazidos por eles mesmos. 

Por isso a comida mexicana que conhecemos hoje tem um sabor tão marcante, com temperos muito característicos, porque esses ingredientes vieram dos pré-colombianos. Todos esses ingredientes trazidos pelos colonizadores foram incrementados em comidas mexicanas como a tortilla e o chilli. 

A comida mexicana é considerada Património Intangível da Humanidade, desde 2010, pela Unesco, por conta das suas técnicas utilizadas na culinária, como a nixtamalização, e outras práticas na agricultura e composição de ingredientes

Semelhanças e diferenças com a gastronomia do Brasil 

1. Pimenta

Uma das semelhanças que a culinária mexicana tem com a nossa comida brasileira é comida apimentada. Bom, sabemos que os mexicanos não ficam sem a pimenta em seus pratos e o mesmo acontece no Brasil, especialmente para as pessoas que vivem no Nordeste, que consomem muito a pimenta e temperos marcantes.

Alguns brasileiros gostam dessa ideia de comida apimentada, já outro nem tanto, entretanto, a pimenta cai bem com churrasco, feijão, carne, cozidos, vinagrete e muitos outros pratos. Mas uma diferença entre as comidas apimentadas do México e Brasil, é que no México a pimenta é bem mais forte nos pratos e o chili mexicano causa menos gastrite do que as pimentas brasileiras.

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de Rafel AL Saadi

2. Self-service 

O brasileiro ama os famosos restaurantes self-service que contam com inúmeras opções de pratos e você pode se servir o tanto que quiser, pagando apenas pelo peso da comida ou até mesmo pagar um único valor para comer à vontade.

Essa tradição acontece apenas aqui no Brasil, no México você pode até encontrar algum que conte com buffet, mas não são por kg. Outra coisa que não se encontra no México é o rodízio, diferente do Brasil que conta com rodízio de diversos tipos de comida. 

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de Naim Benjelloun

3. Bebida alcoólica 

Como todo mundo sabe os mexicanos amam uma boa Tequila, e não é preciso de muitos motivos para se beber por lá. No México é comum ver pessoas bebendo Tequila até para fazer suas refeições, o que não é nada diferente do Brasil, onde se toma cerveja acompanhado de alguma comida. 

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de Mikhail Nilov

4. Consumir bebida alcoólica na rua

Ainda sobre bebidas alcoólicas, em várias cidades do México não é permitido consumir bebida alcoólica na rua, e essa regra é extremamente respeitada. Já no Brasil é diferente, qualquer coisa é pretexto para sair e beber pelas ruas para beber uma cervejada gelada pela calçada, especialmente em datas de comemorações, como a Copa do Mundo. 

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de Kampus Production

5. Milho

Assim como no México, no Brasil consumimos muito o milho. O grão é utilizado para fazer pamonha, mingau, cuscuz e muitas outras coisas. No México ela é muito consumida, especialmente para fazer as famosas tortilhas, que são famosas no mundo todo

Comidas mexicanas: conheça os principais pratos típicos - Foto de NEOSiAM 2021

Curiosidades da gastronomia mexicana

Que a culinária mexicana é cheia de sabor, aroma e apresentações de dar água na boa, a gente já sabe. Mas existem algumas curiosidades que vão muito além de tudo isso e talvez você não saiba. Ficou curioso? Separamos 5 dessas curiosidades para te apresentar: 

1. Geralmente o café da manhã é acompanhado de feijão

2. A tortilla mexicana é utilizada para substituir o pão na maioria das vezes

3. As refeições que recheiam as tortillas é uma forma de evitar o uso dos talheres

4. O abacate é utilizado em pratos salgados e doces, além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes

5. A pimenta malagueta é utilizada para regular a temperatura

Indicações de restaurantes para comer na Cidade do México

Agora que você conheceu a história por traz dessa gastronomia tão marcante, curiosidades que talvez você não sabia e os deliciosos pratos típicos desse país incrível, preparamos uma lista com os melhores restaurantes para você saborear o melhor da culinária mexicana. Confira: 

- Azul Condesa

- San Angel Inn

- Porfirio’s (valores um pouco mais altos) 

- Churreria El Moro (churros tradicionais do México)

- Pagano

- El Cardenal (restaurante bem tradicional do México)

- Sanborns (ótimo custo benefício)

Onde se hospedar? 

Aproveite essas deliciosas iguarias em uma viagem para o México. Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.

Veja também: 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena

Viagem internacional: os 9 países mais baratos para você viajar

5 países que brasileiros podem conhecer sem passaporte


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo