Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

Turismo na Colômbia: Como se planejar

04 de Abril de 2023 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

Turismo na Colômbia: Como se planejar

A Colômbia possui atrações que vão desde praias caribenhas até construções históricas. Suas cidades são incríveis e possui um povo extremamente receptivo que cativa cada vez mais a visita de turistas.

Cada região possui sua beleza própria, mas de uma coisa é certa, o que não falta na Colombia é aventura, variedade de atividades culturais e uma gastronomia surpreendente.

Os destinos mais famosos são Bogotá, Medelín e Cartagena das Índias. Portanto, se quer viver experiências inesquecíveis, Colômbia é o destino certo e pensando nisso, nesse blog trouxemos um guia completo sobre o turismo na Colômbia: 

Turismo na Colômbia: motivos para visitar o país e como se planejar

 

Motivos para conhecer a Colômbia

Colômbia é um destino imperdível e possui diversos atrativos para todos os gostos que vão desde ecoturismo e belas praias, até turismo histórico-cultural. Separamos uma lista com motivos para você começar a planejar sua viagem para a Colômbia o quanto antes, confira: 

1. Guatapé e La Piedra del Peñol

Guatapé é uma cidade que apesar de pequena, é muito charmosa e conta com várias atrações. Para quem está em Medellín, visitar a Guatapé é uma ótima opção de passeio e o melhor de tudo é que dá para ser visitada utilizando o transporte público.

Quem visita Guatapé encontrará ruas coloridas, muita cordialidade e passeios incríveis. A principal atração por lá é uma rocha que possui 10 milhões de toneladas e mais de 200 metros de altura, conhecida como a La Piedra del Peñol. O motivo dos turistas enfrentar a grande escadaria para chegar ao topo da rocha é a vista panorâmica incrível que o alto de La Piedra del Peñol reserva. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto de Nick Wehrli

2. Santa Fe de Antioquia

Santa Fe de Antioquia é mais uma cidade charmosa na Colombia. A cidade possui belas construções históricas, praças e cenários incríveis que te levam a uma volta no tempo.

Em Santa Fe de Antioquia você pode realizar atividades como ciclismo, parapente, cavalgadas e rafting no Rio Cauca. A cidade também fica próximo a Medellín, a aproximadamente 80 km, valendo a pena um bate e volta. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto: Wikipédia

3. Parque Tayrona

O Parque Nacional Natural Tayrona está localizado na costa caribenha da Colômbia. A região possui praias com areias branquinhas, águas transparentes e aproximadamente 15 mil hectares de muita vegetação. Além disso, o parque possui diversas trilhas que levam as principais atrações do local como: a Playa Cañaveral, Playa Arrecifes, Playa La Piscina, Playa El Cabo e o Pueblito. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto: Ricardo Gomez Angel via Unsplash

4. Valle de Cocora

O Valle de Cocora faz parte do Parque Nacional Natural Los Nevados, localizado na cidade de Salento. O Valle de Cocora possui um cenário deslumbrante com colinas, palmeiras e vales. Um fato curioso é que lá possui uma palmeira com 70 metros de altura, a mais alta do mundo. 

Para quem visita o local contará com uma infraestrutura básica, com bares, cafés, restaurantes e estacionamento. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto de Chris Rodriguez

5. Villa de Leyva

A Villa de Leyva é uma das primeiras cidades fundadas na Colômbia e guarda muita história em seus prédios coloniais, ruas de pedras e fósseis de milhares de anos atrás. 

A região ainda possui uma das maiores praças das Américas, a Plaza Mayor que também é uma das principais atrações da Villa de Leyva. Além disso, a cidade possui diversos museus, parques arqueológicos e o famoso Lago Iguaque.

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto: Andrés Melo via Unsplash

É seguro viajar para a Colômbia?

Durante um período a Colombia era vista como um país de narcotráfico, com muitas drogas e violência, o que afastava os turistas dessa região já que o país era sinonimo de perigo.

Porém, os tempos mudaram e o país adquiriu um forte combate à violência, programas de habitação e mobilidade urbana, o que fez com que o país se desenvolvesse e crescesse. Atualmente, o turismo na Colômbia é seguro e recebe cada vez mais visitantes de todo o mundo. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto de Shamia Casiano

Qual a melhor época do ano para conhecer a Colômbia?

A Colômbia possui um clima uniforme que surpreende a todos que visitam, isso porque o país está situado na zona equatorial, onde não possui estações do ano como na maioria dos países. Por lá, existe a estação seca que ocorre entre os meses de dezembro a janeiro e de julho a agosto, e a estação de chuvas que ocorro de abril a maio e de outubro a novembro. 

Entretanto, isso não significa que o clima seja o mesmo por todo o país, a Colômbia possui uma diversidade topográfica e conta com regiões quentes, temperados, frios, páramos, zonas glaciares, selvas tropicais e tropical de estepe.

O que precisa para visitar a Colômbia?

Se você é brasileiro a entrada na Colômbia é mais fácil do que você imagina, você só precisa de: 

1) Passaporte vigente ou carteira de identidade (RG) em bom estado de conservação; 

2) Passagem de ida e volta da Colômbia;

3) Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (exigido pela Colômbia a partir de 01/04/2017). 

No caso de outros países, consulte quais exigem visto clicando aqui. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto de Gustavo Fring

3 Destinos imperdíveis para conhecer na Colômbia

1. Bogotá 

Além de ser a capital, Bogotá é a maior cidade da Colômbia. A cidade é uma das mais conhecidas e requisitadas na Colômbia, por ser multicultural e mesclar a antiguidade e a modernidade.

Considerada uma cidade para todos os gostos, conta com diversas atrações e atividades para quem visita. No centro da cidade, por exemplo, possui a Praça Bolívar, Catedral Primada e a Casa de Nariño. Para quem aprecia grandes casarões coloniais, uma visita pelo o bairro de La Candelaria é uma ótima opção. A vida noturna de Bogotá também é uma agitada, para quem busca se divertir a cidade possui discotecas, pubs e bares. 

Saiba mais sobre Bogotá e seus atrativos turísticos clicando aqui. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto de Santiago Boada

2. Cartagena das Índias

Cartagena de Índias é um verdadeiro tesouro na Colômbia e não é à toa que é uma das cidades mais belas e conservadas do país, pois une arquiteturas coloniais, vida noturna, festivais culturais e paisagens de tirar o folego. Cartagena também e muito conhecida por suas praias deslumbrantes.

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto: Leandro Loureiro via Unsplash

3. Medellín

Medellín é a capital do estado de Antioquia e possui um clima agradável para quem não gosta de climas muito quentes ou frios. A cidade é rodeada de montanhas e através dela é possível ver o rio Medellín. A cidade possui uma ótima infraestrutura para os turistas e uma variedade de atrativos como parques, museus, bibliotecas, restaurantes e muito mais. 

Turismo na Colômbia: Como se planejar e se vale a pena - Foto: Alí Díaz via Unsplash

Onde se hospedar? 

Nossa dica é para acessar o site www.temporadalivre.com ou baixar o App TemporadaLivre e se hospedar no maior e melhor portal de locação por temporada do Brasil. 

Lembrando que todos os imóveis anunciados no TemporadaLivre são de anunciantes 100% verificados e você conta com a nossa garantia de segurança na locação! Aproveite e acesse o www.temporadalivre.com também para conferir quais são as localidades próximas de você com estadias incríveis.  Com o TemporadaLivre você pode aproveitar também para conhecer destinos espetaculares de viagem, bem pertinho de você.


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo