Dicas de destinos Dicas para viajantes Dicas para anunciantes Eventos Aluguel de Temporada

6 dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

25 de Janeiro de 2024 - Tempo de Leitura:


  Compartilhar Whatsapp, Facebook

6 dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

Se você nunca fez uma grande viagem ou nunca viajou sozinho (a), o post de hoje é especialmente para você. Pois decidimos dar algumas dicas aos nossos “turistas de primeira viagem”. E olha, depois da primeira, vem a segunda, a terceira, e assim vai. Quando se der conta, viajar sozinho será apenas um detalhe. A viagem não deixa de ser proveitosa por conta disso. Pelo contrário, quem já viveu esta experiência, garante que vale a pena. O negócio é não ter medo e aproveitar cada instante. Para isso, basta um pingo de coragem e uma pitada exagerada de vontade. E para ajudar você nessa “difícil missão”, seguem algumas dicas para turistas de primeira viagem que o deixarão menos inseguro a realizar esse sonho.

1 Planeje bem

Antes de qualquer coisa, pesquise o máximo que puder sobre o lugar que pretende visitar. Descubra quais são seus pontos turísticos, o que há pra fazer, onde comer, como são as pessoas e os costumes de lá, o que pode ser mais barato e mais caro, e etc. Inclusive, para realizar a sua pesquisa, dê uma olhadinha no próprio blog do TemporadaLivre, pois você terá várias informações sobre diversos destinos, confira. 

uma mulher sentada em uma mesa falando ao celular
6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

Dê uma atenção maior as “gírias”, pois em algumas cidades e/ou estados do Brasil, determinadas palavras possuem outros significados. E falar o que não deve ou não compreender o que está sendo dito pode lhe colocar numa baita de uma saia justa, e isso não seria legal.

Ah, e saber, por exemplo, se haverá festivais, eventos culturais ou comemorações na cidade enquanto estiver ali é sempre interessante, pois fará você aproveitar melhor a cultura local.

Parece chato tudo isso, mas essas dicas permitem que você comece a viajar antes mesmo de sair de casa e, além disso, evitam contratempos.

2 Passagem aérea

Comprar a passagem aérea com antecedência (recomenda-se três meses) é geralmente a melhor opção. Por isso, assim que o destino estiver definido, faça buscas dos preços em diversas companhias aéreas que vão a seu destino.

Outra dica pra lá de interessante é buscar voos com datas flexíveis, pois pode haver uma diferença significativa com a mudança de apenas um ou dois dias na dada de embarque. Portanto, fique atento.

Turista comprando passagem
6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

3 Bagagem

Viajar com muita bagagem geralmente é um inconveniente, porque torna a locomoção mais difícil (principalmente se você optar por usar transporte público ou se quiser visitar mais de um lugar). Leve apenas roupas que combinam com o clima do local para onde você vai. Coloque o essencial na mala e não se importe em repetir peças de roupas.

Se a intenção é fazer umas comprinhas, convém, inclusive, levar roupas gastas que podem ser deixadas e/ou doadas no caminho, para, no final, você preencher suas malas com peças novas.

uma mulher puxando uma mala atrás dela em um aeroporto
6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

Uma dica de viagem valiosa é “estudar” o local onde você vai ficar: se entrar em contato com a natureza, acrescente em sua bagagem um repelente; se vai viajar no verão, um protetor solar é muito bem vindo; se planejar fazer caminhadas, é bom levar um tênis confortável, mas não novo (seu pé já deve ter acostumado com ele para evitar dores ou bolhas); leve também alguns medicamentos e itens de primeiros socorros, por exemplo: band-aid, remédios para dores de cabeça, diarreias e enjoos.

Verifique o peso e o número de malas permitidas no seu voo para não acabar pagando excesso de bagagem.

4 Chegando a seu destino

Geralmente, quando chegamos a um lugar novo, sempre há pessoas querendo ajudar e ganhar dinheiro com sua insegurança ou inexperiência. Fique atento a isso e gaste apenas com aquilo que realmente quer gastar.

Por exemplo, os táxis no aeroporto costumam cobrar a corrida mais caro, mas é uma comodidade importante para algumas pessoas (nestes casos, busque sempre táxis credenciados).

Táxi para turistas
6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

Agora, se seu perfil pede mais economia, você pode verificar se há ônibus que o levam ao seu destino (que pode ser mais prático do que você imagina) ou pegar um serviço de locomoção via aplicativo, como o Uber, Cabify e 99.

Observe que em muitos aeroportos há um lugar próprio para tirar dúvidas e dar informações sobre a cidade para os turistas. Por isso, sempre que possível, pare ali e bata um papo com o atendente. Peça também um mapa da região e informe-se sobre tudo aquilo que ainda têm dúvidas.

Essas dicas de viagem costumam ser bem precisas e de grande utilidade para o planejamento de seus dias na cidade. Além do aeroporto, geralmente há postos de informações turísticas em outras localidades das cidades turísticas.

6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

5 Dinheiro "vivo" e cartão de crédito

É sempre uma boa ideia levar (mesmo que pouco) dinheiro em espécie e também algum cartão de crédito para a sua segurança. Os cartões são as opções mais seguras, pois um novo sempre pode ser encaminhado em caso de perda ou roubo. Porém, o dinheiro é mais aceito em alguns lugares e é fácil de lidar no caso de compras pequenas.

O saque nos caixas eletrônicos são alternativas interessantes se você não quer andar com muito dinheiro na carteira, mas é importante saber que, na maioria dos caixas, é cobrada uma taxa por saque, o que acaba encarecendo a viagem. Já os cartões de crédito tem o inconveniente de ter taxas IOF mais altas.

Máquina de cartão para pagamento
6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

6 Hospedagem

A hospedagem também é um item importante, afinal, você precisa de um lugar para ficar. Hoje, alugar por temporada é a melhor das decisões. Isso porque, além de ser a opção mais confortável, com certeza, é a mais econômica também. Se viajar sozinho, você pode optar por imóveis menores ou até mesmo kitnetes. Para fazer a locação é bem simples, basta acessar o portal TemporadaLivre, escolher aquele que melhor atende ás suas necessidades, combinar com o locatário e pronto, o imóvel estará esperando por você.

06121124856346
6 Dicas imperdíveis para turistas de primeira viagem

Imóveis para alugar por temporada em todo o Brasil;


Editar post

Veja os post mais lidos do TemporadaLivre!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

Camaçari: descubra tudo o que você precisa saber!

06/12/2019
6 Dicas de Protocolo de Higienização

6 Dicas de Protocolo de Higienização

06/04/2021
Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

Datas dos feriados prolongados de 2020: programe-se já

24/12/2019
Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

Entenda a importância da internet para anunciar o seu imóvel

11/11/2019
divisor de conteúdo